The dialogism and the construction of the ethos in the publicity discourse

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Araújo, Juliana Geórgia Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Andrade, Lia Raquel Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/30948
Resumo: The french Discourse Analysis is used to analyze the persuasion strategies to draw the consumers’ attention in the OMO detergent advertizing. We identified the construction and use of the image of an ethos in the discourse of the advert as manipulative-persuasive tactics used by the enunciator to convince the reader about the quality of the product. We found that the image was created aiming some interlocutor that might get identified with the ethos of mothers carrying her happy children, without worrying about stains on the cloths. Thus, the consumer is lead to get involved with the scenography rather the scenic frame of the advertisement.
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spelling The dialogism and the construction of the ethos in the publicity discourseEl diálogo y la construccion del ethos en el discurso publicitárioO dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitárioAdvertisement. Ethos. Dialogism.Anuncio publicitario. Ethos. Diálogo.Anúncio publicitário. Ethos. Dialogismo.The french Discourse Analysis is used to analyze the persuasion strategies to draw the consumers’ attention in the OMO detergent advertizing. We identified the construction and use of the image of an ethos in the discourse of the advert as manipulative-persuasive tactics used by the enunciator to convince the reader about the quality of the product. We found that the image was created aiming some interlocutor that might get identified with the ethos of mothers carrying her happy children, without worrying about stains on the cloths. Thus, the consumer is lead to get involved with the scenography rather the scenic frame of the advertisement.Este trabajotiene como objetivo analisar lacapacidad de persuasión de lapublicidad frente al consumidor, identificando lasestrategias utilizadas enelanálisisdel discurso de la línea francesa. Seleccionamos para nuestroanálisisanunciosimpresosdel detergente OMO. Verificamos laconstruccióndelethosenel discurso publicitario como una estrategia manipuladora-persuasiva utilizada por el enunciador para persuadir sulector-consumidor. La imagenfuecreada para que el interlocutor se identifique conelethos de una madre que quiere proporcionar momentos felices para suhijo, pero sin se preocupar conlasconsecuencias de losjuegos, como las manchas enlasropas. De esamanera, no será apenas como una escena donde ellector-consumidor se envolverá, pero fundamentalmente conelescenário criado por el anuncio.Este trabalho tem como propósito analisar a capacidade de persuasão da publicidade frente ao consumidor, identificando as estratégias utilizadas à luz da Análise do Discurso de linha francesa. Selecionamos para a nossa análise anúncios impressos do detergente em pó OMO. Verificamos a construção do ethos no discurso publicitário como uma estratégia manipulativo-persuasiva utilizada pelo enunciador para persuadir o seu leitor-consumidor. A imagem foi criada para que o interlocutor possa se identificar com o ethos de uma mãe que quer proporcionar momentos felizes para o filho, mas sem se preocupar com as consequências dessas brincadeiras, como as manchas nas roupas. Desse modo, não será apenas com o quadro cênico que o leitor-consumidor irá se envolver, mas, fundamentalmente, com a cenografia criada pelo anúncio.Editora da PUCRS - ediPUCRS2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLinguística; Análise do Discurso.application/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/3094810.15448/1984-7726.2019.3.30948Letras de Hoje; Vol. 54 No. 3 (2019); 330-337Letras de Hoje; Vol. 54 Núm. 3 (2019); 330-337Letras de Hoje; v. 54 n. 3 (2019); 330-3371984-77260101-333510.15448/1984-7726.2019.3reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/30948/19324Copyright (c) 2020 Letras de Hojehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Araújo, Juliana Geórgia Gonçalvesde Andrade, Lia Raquel Vieira2021-04-27T20:17:58Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/30948Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2021-04-27T20:17:58Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
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