O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51553 |
Resumo: | The french Discourse Analysis is used to analyze the persuasion strategies to draw the consumers’ attention in the OMO detergent advertizing. We identified the construction and use of the image of an ethos in the discourse of the advert as manipulative-persuasive tactics used by the enunciator to convince the reader about the quality of the product. We found that the image was created aiming some interlocutor that might get identified with the ethos of mothers carrying her happy children, without worrying about stains on the cloths. Thus, the consumer is lead to get involved with the scenography rather the scenic frame of the advertisement. |
id |
UFC-7_c3e4c50e0c63108d08e4df9ea820de6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/51553 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitárioEl diálogo y la construccion del ethos en el discurso publicitárioThe dialogism and the construction of the ethos in the publicity discourseAnálise do DiscursoEthosAnúncio publicitárioDialogismoThe french Discourse Analysis is used to analyze the persuasion strategies to draw the consumers’ attention in the OMO detergent advertizing. We identified the construction and use of the image of an ethos in the discourse of the advert as manipulative-persuasive tactics used by the enunciator to convince the reader about the quality of the product. We found that the image was created aiming some interlocutor that might get identified with the ethos of mothers carrying her happy children, without worrying about stains on the cloths. Thus, the consumer is lead to get involved with the scenography rather the scenic frame of the advertisement.Este trabalho tem como propósito analisar a capacidade de persuasão da publicidade frente ao consumidor, identificando as estratégias utilizadas à luz da Análise do Discurso de linha francesa. Selecionamos para a nossa análise anúncios impressos do detergente em pó OMO. Verificamos a construção do ethos no discurso publicitário como uma estratégia manipulativo-persuasiva utilizada pelo enunciador para persuadir o seu leitor-consumidor. A imagem foi criada para que o interlocutor possa se identificar com o ethos de uma mãe que quer proporcionar momentos felizes para o filho, mas sem se preocupar com as consequências dessas brincadeiras, como as manchas nas roupas. Desse modo, não será apenas com o quadro cênico que o leitor-consumidor irá se envolver, mas, fundamentalmente, com a cenografia criada pelo anúncio.Este trabajo tiene como objetivo analisar la capacidad de persuasión de la publicidad frente al consumidor, identificando las estrategias utilizadas en el análisis del discurso de la línea francesa. Seleccionamos para nuestro análisis anuncios impresos del detergente OMO. Verificamos la construcción del ethos en el discurso publicitario como una estrategia manipuladora-persuasiva utilizada por el enunciador para persuadir sulector-consumidor. La imagen fue creada para que el interlocutor se identifique con el ethos de una madre que quiere proporcionar momentos felices para su hijo, pero sin se preocupar con las consecuencias de los juegos, como las manchas en las ropas. De esa manera, no será apenas como una escena donde el lector-consumidor se envolverá, pero fundamentalmente con el escenário criado por el anuncio.Revista Letras de Hoje2020-05-05T11:43:57Z2020-05-05T11:43:57Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARAÚJO, Juliana Geórgia Gonçalves de; ANDRADE, Lia Raquel Vieira de. O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre (RS), v. 54, n. 3, p. 330-337, jul./set. 2019.1984-7726http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51553Araújo, Juliana Geórgia Gonçalves deAndrade, Lia Raquel Vieira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T13:22:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51553Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:17.461709Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário El diálogo y la construccion del ethos en el discurso publicitário The dialogism and the construction of the ethos in the publicity discourse |
title |
O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário |
spellingShingle |
O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário Araújo, Juliana Geórgia Gonçalves de Análise do Discurso Ethos Anúncio publicitário Dialogismo |
title_short |
O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário |
title_full |
O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário |
title_fullStr |
O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário |
title_full_unstemmed |
O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário |
title_sort |
O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário |
author |
Araújo, Juliana Geórgia Gonçalves de |
author_facet |
Araújo, Juliana Geórgia Gonçalves de Andrade, Lia Raquel Vieira de |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Lia Raquel Vieira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Juliana Geórgia Gonçalves de Andrade, Lia Raquel Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do Discurso Ethos Anúncio publicitário Dialogismo |
topic |
Análise do Discurso Ethos Anúncio publicitário Dialogismo |
description |
The french Discourse Analysis is used to analyze the persuasion strategies to draw the consumers’ attention in the OMO detergent advertizing. We identified the construction and use of the image of an ethos in the discourse of the advert as manipulative-persuasive tactics used by the enunciator to convince the reader about the quality of the product. We found that the image was created aiming some interlocutor that might get identified with the ethos of mothers carrying her happy children, without worrying about stains on the cloths. Thus, the consumer is lead to get involved with the scenography rather the scenic frame of the advertisement. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-05-05T11:43:57Z 2020-05-05T11:43:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, Juliana Geórgia Gonçalves de; ANDRADE, Lia Raquel Vieira de. O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre (RS), v. 54, n. 3, p. 330-337, jul./set. 2019. 1984-7726 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51553 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Juliana Geórgia Gonçalves de; ANDRADE, Lia Raquel Vieira de. O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre (RS), v. 54, n. 3, p. 330-337, jul./set. 2019. 1984-7726 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Letras de Hoje |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Letras de Hoje |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028746594091008 |