ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Raquel Salcedo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lima, Marília dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do GEL
Texto Completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/267
Resumo: O objetivo do presente trabalho é apresentar e discutir o processo de elaboração de uma unidade didática para a 3a série do Ensino Médio a partir da adaptação do livro didático ao contexto local da turma e da escola. Para tanto, articula-se uma reflexão sobre as orientações curriculares para o Ensino Médio brasileiro e os papéis do livro didático nesse processo, atribuindo-se a ele uma função mediadora advinda de uma perspectiva sociocultural de educação, ensino e aprendizagem. A discussão aponta para a necessidade de edição, adaptação e autoria docente na preparação de unidades didáticas e para seu aspecto de inacabamento, visto que a elaboração de materiais didáticos marca o ponto de partida do fazer docente, não sua conclusão.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
id GEL-1_e8fec682e3d199bcb75f923b2577b8e4
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/267
network_acronym_str GEL-1
network_name_str Revista do GEL
repository_id_str
spelling ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCESMaterial Didático. Unidade Didática. Ensino Médio. Teoria Sociocultural. Ensino e Aprendizagem de Língua estrangeira. Língua Inglesa.Adaptação de unidade didática para o ensino e aprendizagem de LEO objetivo do presente trabalho é apresentar e discutir o processo de elaboração de uma unidade didática para a 3a série do Ensino Médio a partir da adaptação do livro didático ao contexto local da turma e da escola. Para tanto, articula-se uma reflexão sobre as orientações curriculares para o Ensino Médio brasileiro e os papéis do livro didático nesse processo, atribuindo-se a ele uma função mediadora advinda de uma perspectiva sociocultural de educação, ensino e aprendizagem. A discussão aponta para a necessidade de edição, adaptação e autoria docente na preparação de unidades didáticas e para seu aspecto de inacabamento, visto que a elaboração de materiais didáticos marca o ponto de partida do fazer docente, não sua conclusão.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.Revista do Gel2015-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/267Revista do GEL; v. 12 n. 1 (2015): Revista do GEL; 46-801984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/267/420Gomes, Raquel SalcedoLima, Marília dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-26T13:01:57Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/267Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2016-09-26T13:01:57Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false
dc.title.none.fl_str_mv ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCES
title ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCES
spellingShingle ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCES
Gomes, Raquel Salcedo
Material Didático. Unidade Didática. Ensino Médio. Teoria Sociocultural. Ensino e Aprendizagem de Língua estrangeira. Língua Inglesa.
Adaptação de unidade didática para o ensino e aprendizagem de LE
title_short ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCES
title_full ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCES
title_fullStr ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCES
title_full_unstemmed ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCES
title_sort ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCES
author Gomes, Raquel Salcedo
author_facet Gomes, Raquel Salcedo
Lima, Marília dos Santos
author_role author
author2 Lima, Marília dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Raquel Salcedo
Lima, Marília dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Material Didático. Unidade Didática. Ensino Médio. Teoria Sociocultural. Ensino e Aprendizagem de Língua estrangeira. Língua Inglesa.
Adaptação de unidade didática para o ensino e aprendizagem de LE
topic Material Didático. Unidade Didática. Ensino Médio. Teoria Sociocultural. Ensino e Aprendizagem de Língua estrangeira. Língua Inglesa.
Adaptação de unidade didática para o ensino e aprendizagem de LE
description O objetivo do presente trabalho é apresentar e discutir o processo de elaboração de uma unidade didática para a 3a série do Ensino Médio a partir da adaptação do livro didático ao contexto local da turma e da escola. Para tanto, articula-se uma reflexão sobre as orientações curriculares para o Ensino Médio brasileiro e os papéis do livro didático nesse processo, atribuindo-se a ele uma função mediadora advinda de uma perspectiva sociocultural de educação, ensino e aprendizagem. A discussão aponta para a necessidade de edição, adaptação e autoria docente na preparação de unidades didáticas e para seu aspecto de inacabamento, visto que a elaboração de materiais didáticos marca o ponto de partida do fazer docente, não sua conclusão.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/267
url https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/267/420
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
dc.source.none.fl_str_mv Revista do GEL; v. 12 n. 1 (2015): Revista do GEL; 46-80
1984-591X
1806-4906
reponame:Revista do GEL
instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron:GEL
instname_str Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron_str GEL
institution GEL
reponame_str Revista do GEL
collection Revista do GEL
repository.name.fl_str_mv Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadogel@gmail.com
_version_ 1798948113969315840