ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do GEL |
Texto Completo: | https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/267 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é apresentar e discutir o processo de elaboração de uma unidade didática para a 3a série do Ensino Médio a partir da adaptação do livro didático ao contexto local da turma e da escola. Para tanto, articula-se uma reflexão sobre as orientações curriculares para o Ensino Médio brasileiro e os papéis do livro didático nesse processo, atribuindo-se a ele uma função mediadora advinda de uma perspectiva sociocultural de educação, ensino e aprendizagem. A discussão aponta para a necessidade de edição, adaptação e autoria docente na preparação de unidades didáticas e para seu aspecto de inacabamento, visto que a elaboração de materiais didáticos marca o ponto de partida do fazer docente, não sua conclusão.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. |
id |
GEL-1_e8fec682e3d199bcb75f923b2577b8e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/267 |
network_acronym_str |
GEL-1 |
network_name_str |
Revista do GEL |
repository_id_str |
|
spelling |
ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCESMaterial Didático. Unidade Didática. Ensino Médio. Teoria Sociocultural. Ensino e Aprendizagem de Língua estrangeira. Língua Inglesa.Adaptação de unidade didática para o ensino e aprendizagem de LEO objetivo do presente trabalho é apresentar e discutir o processo de elaboração de uma unidade didática para a 3a série do Ensino Médio a partir da adaptação do livro didático ao contexto local da turma e da escola. Para tanto, articula-se uma reflexão sobre as orientações curriculares para o Ensino Médio brasileiro e os papéis do livro didático nesse processo, atribuindo-se a ele uma função mediadora advinda de uma perspectiva sociocultural de educação, ensino e aprendizagem. A discussão aponta para a necessidade de edição, adaptação e autoria docente na preparação de unidades didáticas e para seu aspecto de inacabamento, visto que a elaboração de materiais didáticos marca o ponto de partida do fazer docente, não sua conclusão.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.Revista do Gel2015-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/267Revista do GEL; v. 12 n. 1 (2015): Revista do GEL; 46-801984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/267/420Gomes, Raquel SalcedoLima, Marília dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-26T13:01:57Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/267Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2016-09-26T13:01:57Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCES |
title |
ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCES |
spellingShingle |
ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCES Gomes, Raquel Salcedo Material Didático. Unidade Didática. Ensino Médio. Teoria Sociocultural. Ensino e Aprendizagem de Língua estrangeira. Língua Inglesa. Adaptação de unidade didática para o ensino e aprendizagem de LE |
title_short |
ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCES |
title_full |
ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCES |
title_fullStr |
ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCES |
title_full_unstemmed |
ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCES |
title_sort |
ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCES |
author |
Gomes, Raquel Salcedo |
author_facet |
Gomes, Raquel Salcedo Lima, Marília dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Marília dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Raquel Salcedo Lima, Marília dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material Didático. Unidade Didática. Ensino Médio. Teoria Sociocultural. Ensino e Aprendizagem de Língua estrangeira. Língua Inglesa. Adaptação de unidade didática para o ensino e aprendizagem de LE |
topic |
Material Didático. Unidade Didática. Ensino Médio. Teoria Sociocultural. Ensino e Aprendizagem de Língua estrangeira. Língua Inglesa. Adaptação de unidade didática para o ensino e aprendizagem de LE |
description |
O objetivo do presente trabalho é apresentar e discutir o processo de elaboração de uma unidade didática para a 3a série do Ensino Médio a partir da adaptação do livro didático ao contexto local da turma e da escola. Para tanto, articula-se uma reflexão sobre as orientações curriculares para o Ensino Médio brasileiro e os papéis do livro didático nesse processo, atribuindo-se a ele uma função mediadora advinda de uma perspectiva sociocultural de educação, ensino e aprendizagem. A discussão aponta para a necessidade de edição, adaptação e autoria docente na preparação de unidades didáticas e para seu aspecto de inacabamento, visto que a elaboração de materiais didáticos marca o ponto de partida do fazer docente, não sua conclusão.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/267 |
url |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/267/420 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista do Gel |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista do Gel |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do GEL; v. 12 n. 1 (2015): Revista do GEL; 46-80 1984-591X 1806-4906 reponame:Revista do GEL instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL) instacron:GEL |
instname_str |
Grupo de estudos linguísticos (GEL) |
instacron_str |
GEL |
institution |
GEL |
reponame_str |
Revista do GEL |
collection |
Revista do GEL |
repository.name.fl_str_mv |
Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadogel@gmail.com |
_version_ |
1798948113969315840 |