Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70226 |
Resumo: | O presente resumo tem como objetivo analisar a experiência de elaboração de material didático estruturado de Língua Inglesa para o programa Foco na Aprendizagem promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, em 2021. Buscamos perceber como os pressupostos da BNCC (2018) podem ser contemplados na produção de material didático para o ensino de Inglês. A proposta era produzir materiais didáticos de Inglês voltados para estudantes do primeiro ano do ensino médio da rede pública estadual cearense de ensino, tendo em vista a melhoria das práticas pedagógicas e a qualidade do ensino. Como aporte teórico, fundamentamo-nos na perspectiva sociointeracional de linguagem (BAKHTIN, 2003) e na abordagem de ensino pautada nos multiletramentos (ROJO, 2012). Metodologicamente, adotamos a abordagem qualitativa de natureza descritivo-reflexiva. Ademais, em articulação com isso, entendemos que o ensino para estes tempos deve se amparar na discussão de temas transversais, no planejamento de atividades que concretizem um olhar interdisciplinar e na utilização de metodologias ativas. Os resultados demonstraram que a produção de material didático de Língua Inglesa, desde que bem planejada e discutida em equipe, pode ir ao encontro das demandas deste século, de modo a articular metodologias ativas, temas transversais, multiletramentos e aprendizagem da Língua Inglesa. |
id |
UFC-7_5a89a3a0aff41491bbf1f1c320978651 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/70226 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do CearáMaterial didáticoEnsino de língua inglesaFoco na aprendizagemO presente resumo tem como objetivo analisar a experiência de elaboração de material didático estruturado de Língua Inglesa para o programa Foco na Aprendizagem promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, em 2021. Buscamos perceber como os pressupostos da BNCC (2018) podem ser contemplados na produção de material didático para o ensino de Inglês. A proposta era produzir materiais didáticos de Inglês voltados para estudantes do primeiro ano do ensino médio da rede pública estadual cearense de ensino, tendo em vista a melhoria das práticas pedagógicas e a qualidade do ensino. Como aporte teórico, fundamentamo-nos na perspectiva sociointeracional de linguagem (BAKHTIN, 2003) e na abordagem de ensino pautada nos multiletramentos (ROJO, 2012). Metodologicamente, adotamos a abordagem qualitativa de natureza descritivo-reflexiva. Ademais, em articulação com isso, entendemos que o ensino para estes tempos deve se amparar na discussão de temas transversais, no planejamento de atividades que concretizem um olhar interdisciplinar e na utilização de metodologias ativas. Os resultados demonstraram que a produção de material didático de Língua Inglesa, desde que bem planejada e discutida em equipe, pode ir ao encontro das demandas deste século, de modo a articular metodologias ativas, temas transversais, multiletramentos e aprendizagem da Língua Inglesa.2023-01-24T15:26:49Z2023-01-24T15:26:49Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLIMA, Priscila Sandra Ramos de; ANDRADE, Francisco Rogiellyson da Silva. Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 15-16. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.978-65-00-61083-3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70226Lima, Priscila Sandra Ramos deAndrade, Francisco Rogiellyson da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:47:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/70226Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:47.035269Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará |
title |
Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará |
spellingShingle |
Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará Lima, Priscila Sandra Ramos de Material didático Ensino de língua inglesa Foco na aprendizagem |
title_short |
Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará |
title_full |
Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará |
title_fullStr |
Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará |
title_full_unstemmed |
Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará |
title_sort |
Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará |
author |
Lima, Priscila Sandra Ramos de |
author_facet |
Lima, Priscila Sandra Ramos de Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Priscila Sandra Ramos de Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material didático Ensino de língua inglesa Foco na aprendizagem |
topic |
Material didático Ensino de língua inglesa Foco na aprendizagem |
description |
O presente resumo tem como objetivo analisar a experiência de elaboração de material didático estruturado de Língua Inglesa para o programa Foco na Aprendizagem promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, em 2021. Buscamos perceber como os pressupostos da BNCC (2018) podem ser contemplados na produção de material didático para o ensino de Inglês. A proposta era produzir materiais didáticos de Inglês voltados para estudantes do primeiro ano do ensino médio da rede pública estadual cearense de ensino, tendo em vista a melhoria das práticas pedagógicas e a qualidade do ensino. Como aporte teórico, fundamentamo-nos na perspectiva sociointeracional de linguagem (BAKHTIN, 2003) e na abordagem de ensino pautada nos multiletramentos (ROJO, 2012). Metodologicamente, adotamos a abordagem qualitativa de natureza descritivo-reflexiva. Ademais, em articulação com isso, entendemos que o ensino para estes tempos deve se amparar na discussão de temas transversais, no planejamento de atividades que concretizem um olhar interdisciplinar e na utilização de metodologias ativas. Os resultados demonstraram que a produção de material didático de Língua Inglesa, desde que bem planejada e discutida em equipe, pode ir ao encontro das demandas deste século, de modo a articular metodologias ativas, temas transversais, multiletramentos e aprendizagem da Língua Inglesa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-01-24T15:26:49Z 2023-01-24T15:26:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Priscila Sandra Ramos de; ANDRADE, Francisco Rogiellyson da Silva. Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 15-16. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo. 978-65-00-61083-3 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70226 |
identifier_str_mv |
LIMA, Priscila Sandra Ramos de; ANDRADE, Francisco Rogiellyson da Silva. Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 15-16. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo. 978-65-00-61083-3 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028994240479232 |