Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Priscila Sandra Ramos de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70226
Resumo: O presente resumo tem como objetivo analisar a experiência de elaboração de material didático estruturado de Língua Inglesa para o programa Foco na Aprendizagem promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, em 2021. Buscamos perceber como os pressupostos da BNCC (2018) podem ser contemplados na produção de material didático para o ensino de Inglês. A proposta era produzir materiais didáticos de Inglês voltados para estudantes do primeiro ano do ensino médio da rede pública estadual cearense de ensino, tendo em vista a melhoria das práticas pedagógicas e a qualidade do ensino. Como aporte teórico, fundamentamo-nos na perspectiva sociointeracional de linguagem (BAKHTIN, 2003) e na abordagem de ensino pautada nos multiletramentos (ROJO, 2012). Metodologicamente, adotamos a abordagem qualitativa de natureza descritivo-reflexiva. Ademais, em articulação com isso, entendemos que o ensino para estes tempos deve se amparar na discussão de temas transversais, no planejamento de atividades que concretizem um olhar interdisciplinar e na utilização de metodologias ativas. Os resultados demonstraram que a produção de material didático de Língua Inglesa, desde que bem planejada e discutida em equipe, pode ir ao encontro das demandas deste século, de modo a articular metodologias ativas, temas transversais, multiletramentos e aprendizagem da Língua Inglesa.
id UFC-7_5a89a3a0aff41491bbf1f1c320978651
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/70226
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do CearáMaterial didáticoEnsino de língua inglesaFoco na aprendizagemO presente resumo tem como objetivo analisar a experiência de elaboração de material didático estruturado de Língua Inglesa para o programa Foco na Aprendizagem promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, em 2021. Buscamos perceber como os pressupostos da BNCC (2018) podem ser contemplados na produção de material didático para o ensino de Inglês. A proposta era produzir materiais didáticos de Inglês voltados para estudantes do primeiro ano do ensino médio da rede pública estadual cearense de ensino, tendo em vista a melhoria das práticas pedagógicas e a qualidade do ensino. Como aporte teórico, fundamentamo-nos na perspectiva sociointeracional de linguagem (BAKHTIN, 2003) e na abordagem de ensino pautada nos multiletramentos (ROJO, 2012). Metodologicamente, adotamos a abordagem qualitativa de natureza descritivo-reflexiva. Ademais, em articulação com isso, entendemos que o ensino para estes tempos deve se amparar na discussão de temas transversais, no planejamento de atividades que concretizem um olhar interdisciplinar e na utilização de metodologias ativas. Os resultados demonstraram que a produção de material didático de Língua Inglesa, desde que bem planejada e discutida em equipe, pode ir ao encontro das demandas deste século, de modo a articular metodologias ativas, temas transversais, multiletramentos e aprendizagem da Língua Inglesa.2023-01-24T15:26:49Z2023-01-24T15:26:49Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLIMA, Priscila Sandra Ramos de; ANDRADE, Francisco Rogiellyson da Silva. Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 15-16. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.978-65-00-61083-3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70226Lima, Priscila Sandra Ramos deAndrade, Francisco Rogiellyson da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:47:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/70226Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:47.035269Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará
title Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará
spellingShingle Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará
Lima, Priscila Sandra Ramos de
Material didático
Ensino de língua inglesa
Foco na aprendizagem
title_short Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará
title_full Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará
title_fullStr Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará
title_full_unstemmed Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará
title_sort Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará
author Lima, Priscila Sandra Ramos de
author_facet Lima, Priscila Sandra Ramos de
Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva
author_role author
author2 Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Priscila Sandra Ramos de
Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático
Ensino de língua inglesa
Foco na aprendizagem
topic Material didático
Ensino de língua inglesa
Foco na aprendizagem
description O presente resumo tem como objetivo analisar a experiência de elaboração de material didático estruturado de Língua Inglesa para o programa Foco na Aprendizagem promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, em 2021. Buscamos perceber como os pressupostos da BNCC (2018) podem ser contemplados na produção de material didático para o ensino de Inglês. A proposta era produzir materiais didáticos de Inglês voltados para estudantes do primeiro ano do ensino médio da rede pública estadual cearense de ensino, tendo em vista a melhoria das práticas pedagógicas e a qualidade do ensino. Como aporte teórico, fundamentamo-nos na perspectiva sociointeracional de linguagem (BAKHTIN, 2003) e na abordagem de ensino pautada nos multiletramentos (ROJO, 2012). Metodologicamente, adotamos a abordagem qualitativa de natureza descritivo-reflexiva. Ademais, em articulação com isso, entendemos que o ensino para estes tempos deve se amparar na discussão de temas transversais, no planejamento de atividades que concretizem um olhar interdisciplinar e na utilização de metodologias ativas. Os resultados demonstraram que a produção de material didático de Língua Inglesa, desde que bem planejada e discutida em equipe, pode ir ao encontro das demandas deste século, de modo a articular metodologias ativas, temas transversais, multiletramentos e aprendizagem da Língua Inglesa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-01-24T15:26:49Z
2023-01-24T15:26:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Priscila Sandra Ramos de; ANDRADE, Francisco Rogiellyson da Silva. Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 15-16. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
978-65-00-61083-3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70226
identifier_str_mv LIMA, Priscila Sandra Ramos de; ANDRADE, Francisco Rogiellyson da Silva. Análise da experiência de produção de material didático de Língua Inglesa para o Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 15-16. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
978-65-00-61083-3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028994240479232