Experiências do Estágio Supervisionado em Ciências Sociais na Fronteira Coronel Sapucaia/MS-Capitan Bado/PY.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1099 |
Resumo: | ResumoEste relatório de experiência tem como objetivo demonstrar as experiências no ambiente escolar fronteiriço, Coronel Sapucaia/MS-Capitan Bado/PY. Vale ressaltar que as observações ocorreram em 2018, referente ao meu último ano de graduação. Diversas vezes a fronteira é vista e/ou assimilada ao estigma da pirataria e do tráfico de drogas, com isso, as visões de outras sociedades que não vivenciam o cotidiano de uma fronteira seca, de "cidades gêmeas", acabam visualizando a fronteira sob a égide do preconceito. É preciso ressaltar que, muito mais do que um espaço estigmatizado, a fronteira, a escola que abriga alunos do outro país oferecem trocas de conhecimento, compartilham diferentes experiências e dificuldades, mas que permitem maior aprendizado e desconstrução de preconceitos. Palavras-chaves: Educação. Fronteira. Estágio Supervisionado. Relato de Experiência. Ciências Sociais. AbstractThis experience report aims to demonstrate the experiences in the frontier school environment, Coronel Sapucaia/MS-Capitan Bado/PY. This experience report aims to demonstrate the experiences in the frontier school environment, Coronel Sapucaia/MS-Capitan Bado/PY. It is noteworthy that the observations occurred in 2018, referring to my last year of graduation. Several times the border is seen and/or assimilated to the stigma of piracy and drug trafficking, with this, the visions of other societies that do not experience the daily life of a dry border, of “twin cities”, end up visualizing the border under the aegis of prejudice. It should be emphasized that, much more than a stigmatized space, the border, the school that houses students from the other country offer exchanges of knowledge, share different experiences and difficulties, but that allow greater learning and deconstruction of prejudices. Keywords: Education. Border. Supervised internship. Experience Report. Social Sciences. |
id |
GPCS-1_11152eacd896daa64c0d3e931ebd4af6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1099 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências do Estágio Supervisionado em Ciências Sociais na Fronteira Coronel Sapucaia/MS-Capitan Bado/PY.EducaçãoFronteiraEstágio SupervisionadoRelato de ExperiênciaCiências Sociais.ResumoEste relatório de experiência tem como objetivo demonstrar as experiências no ambiente escolar fronteiriço, Coronel Sapucaia/MS-Capitan Bado/PY. Vale ressaltar que as observações ocorreram em 2018, referente ao meu último ano de graduação. Diversas vezes a fronteira é vista e/ou assimilada ao estigma da pirataria e do tráfico de drogas, com isso, as visões de outras sociedades que não vivenciam o cotidiano de uma fronteira seca, de "cidades gêmeas", acabam visualizando a fronteira sob a égide do preconceito. É preciso ressaltar que, muito mais do que um espaço estigmatizado, a fronteira, a escola que abriga alunos do outro país oferecem trocas de conhecimento, compartilham diferentes experiências e dificuldades, mas que permitem maior aprendizado e desconstrução de preconceitos. Palavras-chaves: Educação. Fronteira. Estágio Supervisionado. Relato de Experiência. Ciências Sociais. AbstractThis experience report aims to demonstrate the experiences in the frontier school environment, Coronel Sapucaia/MS-Capitan Bado/PY. This experience report aims to demonstrate the experiences in the frontier school environment, Coronel Sapucaia/MS-Capitan Bado/PY. It is noteworthy that the observations occurred in 2018, referring to my last year of graduation. Several times the border is seen and/or assimilated to the stigma of piracy and drug trafficking, with this, the visions of other societies that do not experience the daily life of a dry border, of “twin cities”, end up visualizing the border under the aegis of prejudice. It should be emphasized that, much more than a stigmatized space, the border, the school that houses students from the other country offer exchanges of knowledge, share different experiences and difficulties, but that allow greater learning and deconstruction of prejudices. Keywords: Education. Border. Supervised internship. Experience Report. Social Sciences.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2020-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1099Revista Café com Sociologia; v. 9 n. 1 (2020): Jan./jul. 2020; 64-822317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1099/pdfCopyright (c) 2020 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Maysa Lima2020-08-22T11:56:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1099Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2020-08-22T11:56:03Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências do Estágio Supervisionado em Ciências Sociais na Fronteira Coronel Sapucaia/MS-Capitan Bado/PY. |
title |
Experiências do Estágio Supervisionado em Ciências Sociais na Fronteira Coronel Sapucaia/MS-Capitan Bado/PY. |
spellingShingle |
Experiências do Estágio Supervisionado em Ciências Sociais na Fronteira Coronel Sapucaia/MS-Capitan Bado/PY. de Souza, Maysa Lima Educação Fronteira Estágio Supervisionado Relato de Experiência Ciências Sociais. |
title_short |
Experiências do Estágio Supervisionado em Ciências Sociais na Fronteira Coronel Sapucaia/MS-Capitan Bado/PY. |
title_full |
Experiências do Estágio Supervisionado em Ciências Sociais na Fronteira Coronel Sapucaia/MS-Capitan Bado/PY. |
title_fullStr |
Experiências do Estágio Supervisionado em Ciências Sociais na Fronteira Coronel Sapucaia/MS-Capitan Bado/PY. |
title_full_unstemmed |
Experiências do Estágio Supervisionado em Ciências Sociais na Fronteira Coronel Sapucaia/MS-Capitan Bado/PY. |
title_sort |
Experiências do Estágio Supervisionado em Ciências Sociais na Fronteira Coronel Sapucaia/MS-Capitan Bado/PY. |
author |
de Souza, Maysa Lima |
author_facet |
de Souza, Maysa Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Maysa Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Fronteira Estágio Supervisionado Relato de Experiência Ciências Sociais. |
topic |
Educação Fronteira Estágio Supervisionado Relato de Experiência Ciências Sociais. |
description |
ResumoEste relatório de experiência tem como objetivo demonstrar as experiências no ambiente escolar fronteiriço, Coronel Sapucaia/MS-Capitan Bado/PY. Vale ressaltar que as observações ocorreram em 2018, referente ao meu último ano de graduação. Diversas vezes a fronteira é vista e/ou assimilada ao estigma da pirataria e do tráfico de drogas, com isso, as visões de outras sociedades que não vivenciam o cotidiano de uma fronteira seca, de "cidades gêmeas", acabam visualizando a fronteira sob a égide do preconceito. É preciso ressaltar que, muito mais do que um espaço estigmatizado, a fronteira, a escola que abriga alunos do outro país oferecem trocas de conhecimento, compartilham diferentes experiências e dificuldades, mas que permitem maior aprendizado e desconstrução de preconceitos. Palavras-chaves: Educação. Fronteira. Estágio Supervisionado. Relato de Experiência. Ciências Sociais. AbstractThis experience report aims to demonstrate the experiences in the frontier school environment, Coronel Sapucaia/MS-Capitan Bado/PY. This experience report aims to demonstrate the experiences in the frontier school environment, Coronel Sapucaia/MS-Capitan Bado/PY. It is noteworthy that the observations occurred in 2018, referring to my last year of graduation. Several times the border is seen and/or assimilated to the stigma of piracy and drug trafficking, with this, the visions of other societies that do not experience the daily life of a dry border, of “twin cities”, end up visualizing the border under the aegis of prejudice. It should be emphasized that, much more than a stigmatized space, the border, the school that houses students from the other country offer exchanges of knowledge, share different experiences and difficulties, but that allow greater learning and deconstruction of prejudices. Keywords: Education. Border. Supervised internship. Experience Report. Social Sciences. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1099 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1099/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Café com Sociologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Café com Sociologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 9 n. 1 (2020): Jan./jul. 2020; 64-82 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949645725990912 |