O uso do Facebook no Ensino de Sociologia: Um relato de experiência docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joaquim, Bruno dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/173
Resumo: Este relato de trabalho docente pretende explicitar a experiência de ensinar sociologia utilizando uma ferramenta de comunicação bastante difundida entre os alunos do Ensino Médio: o facebook. A relação entre o jovem e o saber se transformou na passagem para o século XXI com o avanço tecnológico e o crescimento do ciberespaço. Inseridos na cibercultura este jovem aluno já não vê mais a escola como único caminho de busca pelo conhecimento. Cabe ao professor romper com as amarras da educação tradicional e buscar criar um ecossistema comunicativo em que o saber é descentralizado, os alunos são realmente ouvidos e podem intervir no próprio processo de aprendizagem. Para isso adotou-se a corrente teórico-metodológica da educomunicação. Após reflexões teóricas, relata-se a experiência da realização de uma atividade pedagógica utilizando o facebook em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, em uma escola pública estadual de São Paulo.
id GPCS-1_135f72f7a1a968ad9f1c6458923ddaf1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/173
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling O uso do Facebook no Ensino de Sociologia: Um relato de experiência docenteensino de sociologiaFacebookRedes SociaisCiberculturaEducomunicação.Este relato de trabalho docente pretende explicitar a experiência de ensinar sociologia utilizando uma ferramenta de comunicação bastante difundida entre os alunos do Ensino Médio: o facebook. A relação entre o jovem e o saber se transformou na passagem para o século XXI com o avanço tecnológico e o crescimento do ciberespaço. Inseridos na cibercultura este jovem aluno já não vê mais a escola como único caminho de busca pelo conhecimento. Cabe ao professor romper com as amarras da educação tradicional e buscar criar um ecossistema comunicativo em que o saber é descentralizado, os alunos são realmente ouvidos e podem intervir no próprio processo de aprendizagem. Para isso adotou-se a corrente teórico-metodológica da educomunicação. Após reflexões teóricas, relata-se a experiência da realização de uma atividade pedagógica utilizando o facebook em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, em uma escola pública estadual de São Paulo.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2014-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/173Revista Café com Sociologia; v. 3 n. 1 (2014): jan./abr. 2014. Dossiê Ensino de Sociologia; 7-172317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/173/pdfJoaquim, Bruno dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/173Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:52Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do Facebook no Ensino de Sociologia: Um relato de experiência docente
title O uso do Facebook no Ensino de Sociologia: Um relato de experiência docente
spellingShingle O uso do Facebook no Ensino de Sociologia: Um relato de experiência docente
Joaquim, Bruno dos Santos
ensino de sociologia
Facebook
Redes Sociais
Cibercultura
Educomunicação.
title_short O uso do Facebook no Ensino de Sociologia: Um relato de experiência docente
title_full O uso do Facebook no Ensino de Sociologia: Um relato de experiência docente
title_fullStr O uso do Facebook no Ensino de Sociologia: Um relato de experiência docente
title_full_unstemmed O uso do Facebook no Ensino de Sociologia: Um relato de experiência docente
title_sort O uso do Facebook no Ensino de Sociologia: Um relato de experiência docente
author Joaquim, Bruno dos Santos
author_facet Joaquim, Bruno dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Joaquim, Bruno dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de sociologia
Facebook
Redes Sociais
Cibercultura
Educomunicação.
topic ensino de sociologia
Facebook
Redes Sociais
Cibercultura
Educomunicação.
description Este relato de trabalho docente pretende explicitar a experiência de ensinar sociologia utilizando uma ferramenta de comunicação bastante difundida entre os alunos do Ensino Médio: o facebook. A relação entre o jovem e o saber se transformou na passagem para o século XXI com o avanço tecnológico e o crescimento do ciberespaço. Inseridos na cibercultura este jovem aluno já não vê mais a escola como único caminho de busca pelo conhecimento. Cabe ao professor romper com as amarras da educação tradicional e buscar criar um ecossistema comunicativo em que o saber é descentralizado, os alunos são realmente ouvidos e podem intervir no próprio processo de aprendizagem. Para isso adotou-se a corrente teórico-metodológica da educomunicação. Após reflexões teóricas, relata-se a experiência da realização de uma atividade pedagógica utilizando o facebook em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, em uma escola pública estadual de São Paulo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/173
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/173/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 3 n. 1 (2014): jan./abr. 2014. Dossiê Ensino de Sociologia; 7-17
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949644457213952