O uso do Facebook no Ensino de Sociologia: Um relato de experiência docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/173 |
Resumo: | Este relato de trabalho docente pretende explicitar a experiência de ensinar sociologia utilizando uma ferramenta de comunicação bastante difundida entre os alunos do Ensino Médio: o facebook. A relação entre o jovem e o saber se transformou na passagem para o século XXI com o avanço tecnológico e o crescimento do ciberespaço. Inseridos na cibercultura este jovem aluno já não vê mais a escola como único caminho de busca pelo conhecimento. Cabe ao professor romper com as amarras da educação tradicional e buscar criar um ecossistema comunicativo em que o saber é descentralizado, os alunos são realmente ouvidos e podem intervir no próprio processo de aprendizagem. Para isso adotou-se a corrente teórico-metodológica da educomunicação. Após reflexões teóricas, relata-se a experiência da realização de uma atividade pedagógica utilizando o facebook em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, em uma escola pública estadual de São Paulo. |
id |
GPCS-1_135f72f7a1a968ad9f1c6458923ddaf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/173 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do Facebook no Ensino de Sociologia: Um relato de experiência docenteensino de sociologiaFacebookRedes SociaisCiberculturaEducomunicação.Este relato de trabalho docente pretende explicitar a experiência de ensinar sociologia utilizando uma ferramenta de comunicação bastante difundida entre os alunos do Ensino Médio: o facebook. A relação entre o jovem e o saber se transformou na passagem para o século XXI com o avanço tecnológico e o crescimento do ciberespaço. Inseridos na cibercultura este jovem aluno já não vê mais a escola como único caminho de busca pelo conhecimento. Cabe ao professor romper com as amarras da educação tradicional e buscar criar um ecossistema comunicativo em que o saber é descentralizado, os alunos são realmente ouvidos e podem intervir no próprio processo de aprendizagem. Para isso adotou-se a corrente teórico-metodológica da educomunicação. Após reflexões teóricas, relata-se a experiência da realização de uma atividade pedagógica utilizando o facebook em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, em uma escola pública estadual de São Paulo.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2014-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/173Revista Café com Sociologia; v. 3 n. 1 (2014): jan./abr. 2014. Dossiê Ensino de Sociologia; 7-172317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/173/pdfJoaquim, Bruno dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/173Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:52Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do Facebook no Ensino de Sociologia: Um relato de experiência docente |
title |
O uso do Facebook no Ensino de Sociologia: Um relato de experiência docente |
spellingShingle |
O uso do Facebook no Ensino de Sociologia: Um relato de experiência docente Joaquim, Bruno dos Santos ensino de sociologia Redes Sociais Cibercultura Educomunicação. |
title_short |
O uso do Facebook no Ensino de Sociologia: Um relato de experiência docente |
title_full |
O uso do Facebook no Ensino de Sociologia: Um relato de experiência docente |
title_fullStr |
O uso do Facebook no Ensino de Sociologia: Um relato de experiência docente |
title_full_unstemmed |
O uso do Facebook no Ensino de Sociologia: Um relato de experiência docente |
title_sort |
O uso do Facebook no Ensino de Sociologia: Um relato de experiência docente |
author |
Joaquim, Bruno dos Santos |
author_facet |
Joaquim, Bruno dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Joaquim, Bruno dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de sociologia Redes Sociais Cibercultura Educomunicação. |
topic |
ensino de sociologia Redes Sociais Cibercultura Educomunicação. |
description |
Este relato de trabalho docente pretende explicitar a experiência de ensinar sociologia utilizando uma ferramenta de comunicação bastante difundida entre os alunos do Ensino Médio: o facebook. A relação entre o jovem e o saber se transformou na passagem para o século XXI com o avanço tecnológico e o crescimento do ciberespaço. Inseridos na cibercultura este jovem aluno já não vê mais a escola como único caminho de busca pelo conhecimento. Cabe ao professor romper com as amarras da educação tradicional e buscar criar um ecossistema comunicativo em que o saber é descentralizado, os alunos são realmente ouvidos e podem intervir no próprio processo de aprendizagem. Para isso adotou-se a corrente teórico-metodológica da educomunicação. Após reflexões teóricas, relata-se a experiência da realização de uma atividade pedagógica utilizando o facebook em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, em uma escola pública estadual de São Paulo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/173 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/173/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 3 n. 1 (2014): jan./abr. 2014. Dossiê Ensino de Sociologia; 7-17 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949644457213952 |