Educomunicação e ensino de sociologia no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Carina Kunze
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182288
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão sobre algumas das práticas pedagógicas que desenvolvemos no curso de Licenciatura em Ciências Sociais e as possíveis similaridades entre conteúdos e didática propostos pela Educomunicação e pela disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Analisando algumas atividades vivenciadas na formação do professor, principalmente os de Sociologia e Educomunicação, em relação à didática e conteúdo, apresento uma tentativa de aproximação entre as práticas docentes das duas áreas, baseada nas novas relações sociais que vivenciamos hoje no paradigma tecnológico e em sua influência na prática do professor no ensino escolar. Observamos as relações que se estabelecem entre o fazer educativo das Ciências Sociais com o campo da Educomunicação do ponto de vista da interdisciplinaridade, no que se refere a semelhanças de objeto de estudo, método e práticas educativas comuns e alinhamento político pedagógico. Objetivos educacionais semelhantes, como constituição de capacidade de leitura e criação crítica de comunicação, construção de saber científico através de métodos de pesquisa quantitativa ou qualitativa e uso de ferramentas educomunicativas, como ambientes virtuais e outras tecnologias de comunicação e informação, além da produção de conteúdo como aprendizagem de um saber profissional. Ambas as áreas fomentam a produção de conhecimento pelos estudantes, construção do conhecimento a partir dos seus olhares, levando-os a conhecer um pouco melhor o mundo ao seu redor e a ter voz ativa, informando, comunicando, ouvindo e participando dele, com o objetivo de torná-los mais cidadãos e sujeitos mais engajados no próprio processo educativo.
id UFRGS-2_33ef9b9b91c945dbb8f09e22c6c5a028
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182288
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Carina KunzeSilva, Rosimeri Aquino da2018-09-20T02:29:26Z2016http://hdl.handle.net/10183/182288001076308Este trabalho propõe uma reflexão sobre algumas das práticas pedagógicas que desenvolvemos no curso de Licenciatura em Ciências Sociais e as possíveis similaridades entre conteúdos e didática propostos pela Educomunicação e pela disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Analisando algumas atividades vivenciadas na formação do professor, principalmente os de Sociologia e Educomunicação, em relação à didática e conteúdo, apresento uma tentativa de aproximação entre as práticas docentes das duas áreas, baseada nas novas relações sociais que vivenciamos hoje no paradigma tecnológico e em sua influência na prática do professor no ensino escolar. Observamos as relações que se estabelecem entre o fazer educativo das Ciências Sociais com o campo da Educomunicação do ponto de vista da interdisciplinaridade, no que se refere a semelhanças de objeto de estudo, método e práticas educativas comuns e alinhamento político pedagógico. Objetivos educacionais semelhantes, como constituição de capacidade de leitura e criação crítica de comunicação, construção de saber científico através de métodos de pesquisa quantitativa ou qualitativa e uso de ferramentas educomunicativas, como ambientes virtuais e outras tecnologias de comunicação e informação, além da produção de conteúdo como aprendizagem de um saber profissional. Ambas as áreas fomentam a produção de conhecimento pelos estudantes, construção do conhecimento a partir dos seus olhares, levando-os a conhecer um pouco melhor o mundo ao seu redor e a ter voz ativa, informando, comunicando, ouvindo e participando dele, com o objetivo de torná-los mais cidadãos e sujeitos mais engajados no próprio processo educativo.application/pdfporEducomunicaçãoEnsino de sociologiaInterdisciplinaridadeEnsino médioEducomunicação e ensino de sociologia no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001076308.pdfTexto completoapplication/pdf1559823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182288/1/001076308.pdf6e80388c1d24700d6c67714f1e2a5f6aMD51TEXT001076308.pdf.txt001076308.pdf.txtExtracted Texttext/plain163810http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182288/2/001076308.pdf.txt9a0930a44bf7535efb31e9439198abc8MD52THUMBNAIL001076308.pdf.jpg001076308.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182288/3/001076308.pdf.jpg6f1309fa0f3ac680a7dc2732fa429261MD5310183/1822882022-08-06 04:46:35.526309oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182288Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educomunicação e ensino de sociologia no ensino médio
title Educomunicação e ensino de sociologia no ensino médio
spellingShingle Educomunicação e ensino de sociologia no ensino médio
Rosa, Carina Kunze
Educomunicação
Ensino de sociologia
Interdisciplinaridade
Ensino médio
title_short Educomunicação e ensino de sociologia no ensino médio
title_full Educomunicação e ensino de sociologia no ensino médio
title_fullStr Educomunicação e ensino de sociologia no ensino médio
title_full_unstemmed Educomunicação e ensino de sociologia no ensino médio
title_sort Educomunicação e ensino de sociologia no ensino médio
author Rosa, Carina Kunze
author_facet Rosa, Carina Kunze
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Carina Kunze
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
contributor_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
dc.subject.por.fl_str_mv Educomunicação
Ensino de sociologia
Interdisciplinaridade
Ensino médio
topic Educomunicação
Ensino de sociologia
Interdisciplinaridade
Ensino médio
description Este trabalho propõe uma reflexão sobre algumas das práticas pedagógicas que desenvolvemos no curso de Licenciatura em Ciências Sociais e as possíveis similaridades entre conteúdos e didática propostos pela Educomunicação e pela disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Analisando algumas atividades vivenciadas na formação do professor, principalmente os de Sociologia e Educomunicação, em relação à didática e conteúdo, apresento uma tentativa de aproximação entre as práticas docentes das duas áreas, baseada nas novas relações sociais que vivenciamos hoje no paradigma tecnológico e em sua influência na prática do professor no ensino escolar. Observamos as relações que se estabelecem entre o fazer educativo das Ciências Sociais com o campo da Educomunicação do ponto de vista da interdisciplinaridade, no que se refere a semelhanças de objeto de estudo, método e práticas educativas comuns e alinhamento político pedagógico. Objetivos educacionais semelhantes, como constituição de capacidade de leitura e criação crítica de comunicação, construção de saber científico através de métodos de pesquisa quantitativa ou qualitativa e uso de ferramentas educomunicativas, como ambientes virtuais e outras tecnologias de comunicação e informação, além da produção de conteúdo como aprendizagem de um saber profissional. Ambas as áreas fomentam a produção de conhecimento pelos estudantes, construção do conhecimento a partir dos seus olhares, levando-os a conhecer um pouco melhor o mundo ao seu redor e a ter voz ativa, informando, comunicando, ouvindo e participando dele, com o objetivo de torná-los mais cidadãos e sujeitos mais engajados no próprio processo educativo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-20T02:29:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182288
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001076308
url http://hdl.handle.net/10183/182288
identifier_str_mv 001076308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182288/1/001076308.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182288/2/001076308.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182288/3/001076308.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e80388c1d24700d6c67714f1e2a5f6a
9a0930a44bf7535efb31e9439198abc8
6f1309fa0f3ac680a7dc2732fa429261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447224250793984