Educomunicação e ensino de sociologia no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182288 |
Resumo: | Este trabalho propõe uma reflexão sobre algumas das práticas pedagógicas que desenvolvemos no curso de Licenciatura em Ciências Sociais e as possíveis similaridades entre conteúdos e didática propostos pela Educomunicação e pela disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Analisando algumas atividades vivenciadas na formação do professor, principalmente os de Sociologia e Educomunicação, em relação à didática e conteúdo, apresento uma tentativa de aproximação entre as práticas docentes das duas áreas, baseada nas novas relações sociais que vivenciamos hoje no paradigma tecnológico e em sua influência na prática do professor no ensino escolar. Observamos as relações que se estabelecem entre o fazer educativo das Ciências Sociais com o campo da Educomunicação do ponto de vista da interdisciplinaridade, no que se refere a semelhanças de objeto de estudo, método e práticas educativas comuns e alinhamento político pedagógico. Objetivos educacionais semelhantes, como constituição de capacidade de leitura e criação crítica de comunicação, construção de saber científico através de métodos de pesquisa quantitativa ou qualitativa e uso de ferramentas educomunicativas, como ambientes virtuais e outras tecnologias de comunicação e informação, além da produção de conteúdo como aprendizagem de um saber profissional. Ambas as áreas fomentam a produção de conhecimento pelos estudantes, construção do conhecimento a partir dos seus olhares, levando-os a conhecer um pouco melhor o mundo ao seu redor e a ter voz ativa, informando, comunicando, ouvindo e participando dele, com o objetivo de torná-los mais cidadãos e sujeitos mais engajados no próprio processo educativo. |
id |
UFRGS-2_33ef9b9b91c945dbb8f09e22c6c5a028 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182288 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, Carina KunzeSilva, Rosimeri Aquino da2018-09-20T02:29:26Z2016http://hdl.handle.net/10183/182288001076308Este trabalho propõe uma reflexão sobre algumas das práticas pedagógicas que desenvolvemos no curso de Licenciatura em Ciências Sociais e as possíveis similaridades entre conteúdos e didática propostos pela Educomunicação e pela disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Analisando algumas atividades vivenciadas na formação do professor, principalmente os de Sociologia e Educomunicação, em relação à didática e conteúdo, apresento uma tentativa de aproximação entre as práticas docentes das duas áreas, baseada nas novas relações sociais que vivenciamos hoje no paradigma tecnológico e em sua influência na prática do professor no ensino escolar. Observamos as relações que se estabelecem entre o fazer educativo das Ciências Sociais com o campo da Educomunicação do ponto de vista da interdisciplinaridade, no que se refere a semelhanças de objeto de estudo, método e práticas educativas comuns e alinhamento político pedagógico. Objetivos educacionais semelhantes, como constituição de capacidade de leitura e criação crítica de comunicação, construção de saber científico através de métodos de pesquisa quantitativa ou qualitativa e uso de ferramentas educomunicativas, como ambientes virtuais e outras tecnologias de comunicação e informação, além da produção de conteúdo como aprendizagem de um saber profissional. Ambas as áreas fomentam a produção de conhecimento pelos estudantes, construção do conhecimento a partir dos seus olhares, levando-os a conhecer um pouco melhor o mundo ao seu redor e a ter voz ativa, informando, comunicando, ouvindo e participando dele, com o objetivo de torná-los mais cidadãos e sujeitos mais engajados no próprio processo educativo.application/pdfporEducomunicaçãoEnsino de sociologiaInterdisciplinaridadeEnsino médioEducomunicação e ensino de sociologia no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001076308.pdfTexto completoapplication/pdf1559823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182288/1/001076308.pdf6e80388c1d24700d6c67714f1e2a5f6aMD51TEXT001076308.pdf.txt001076308.pdf.txtExtracted Texttext/plain163810http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182288/2/001076308.pdf.txt9a0930a44bf7535efb31e9439198abc8MD52THUMBNAIL001076308.pdf.jpg001076308.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182288/3/001076308.pdf.jpg6f1309fa0f3ac680a7dc2732fa429261MD5310183/1822882022-08-06 04:46:35.526309oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182288Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educomunicação e ensino de sociologia no ensino médio |
title |
Educomunicação e ensino de sociologia no ensino médio |
spellingShingle |
Educomunicação e ensino de sociologia no ensino médio Rosa, Carina Kunze Educomunicação Ensino de sociologia Interdisciplinaridade Ensino médio |
title_short |
Educomunicação e ensino de sociologia no ensino médio |
title_full |
Educomunicação e ensino de sociologia no ensino médio |
title_fullStr |
Educomunicação e ensino de sociologia no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Educomunicação e ensino de sociologia no ensino médio |
title_sort |
Educomunicação e ensino de sociologia no ensino médio |
author |
Rosa, Carina Kunze |
author_facet |
Rosa, Carina Kunze |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Carina Kunze |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da |
contributor_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educomunicação Ensino de sociologia Interdisciplinaridade Ensino médio |
topic |
Educomunicação Ensino de sociologia Interdisciplinaridade Ensino médio |
description |
Este trabalho propõe uma reflexão sobre algumas das práticas pedagógicas que desenvolvemos no curso de Licenciatura em Ciências Sociais e as possíveis similaridades entre conteúdos e didática propostos pela Educomunicação e pela disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Analisando algumas atividades vivenciadas na formação do professor, principalmente os de Sociologia e Educomunicação, em relação à didática e conteúdo, apresento uma tentativa de aproximação entre as práticas docentes das duas áreas, baseada nas novas relações sociais que vivenciamos hoje no paradigma tecnológico e em sua influência na prática do professor no ensino escolar. Observamos as relações que se estabelecem entre o fazer educativo das Ciências Sociais com o campo da Educomunicação do ponto de vista da interdisciplinaridade, no que se refere a semelhanças de objeto de estudo, método e práticas educativas comuns e alinhamento político pedagógico. Objetivos educacionais semelhantes, como constituição de capacidade de leitura e criação crítica de comunicação, construção de saber científico através de métodos de pesquisa quantitativa ou qualitativa e uso de ferramentas educomunicativas, como ambientes virtuais e outras tecnologias de comunicação e informação, além da produção de conteúdo como aprendizagem de um saber profissional. Ambas as áreas fomentam a produção de conhecimento pelos estudantes, construção do conhecimento a partir dos seus olhares, levando-os a conhecer um pouco melhor o mundo ao seu redor e a ter voz ativa, informando, comunicando, ouvindo e participando dele, com o objetivo de torná-los mais cidadãos e sujeitos mais engajados no próprio processo educativo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-20T02:29:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/182288 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001076308 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/182288 |
identifier_str_mv |
001076308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182288/1/001076308.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182288/2/001076308.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182288/3/001076308.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6e80388c1d24700d6c67714f1e2a5f6a 9a0930a44bf7535efb31e9439198abc8 6f1309fa0f3ac680a7dc2732fa429261 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447224250793984 |