A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A temática dos Direitos Humanos nos Livros Didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Anderson Felipe dos anjos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/624
Resumo: O presente artigo visa uma reflexão em torno do Ensino de Sociologia com a perspectiva da interdisciplinaridade nos livros de Sociologia do Ensino Médio com a especificidade na abordagem dos conteúdos de Direitos Humanos, assim abordados nos livros didáticos. Contextualizamos a Resolução que propõe a inserção dos direitos humanos no Ensino Básico, como conteúdo misto, transversal ou conteúdo específico de disciplinas existentes no Ensino Básico. Realizamos a nossa análise dos Livros selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015. Diagnosticamos a presença dos Direitos Humanos em apenas três livros de Sociologia. Assim, dar-se aqui uma crítica à redução e a descentralização da temática dos direitos humanos em alguns livros de Sociologia, bem como a disparidade encontrada dos DH estarem trechos em capítulos diferentes ou não ser abordado em nenhum capitulo.Palavras-chave: Livros Didático de Sociologia. Interdisciplinaridade. Direitos HumanosSOCIOLOGY IN SECOND EDUCATION:the theme of Human Rights in TextbooksAbstractThis paper aims to propose a reflection related to Sociology Teaching with an outlook at interdisciplinarity on High School Sociology books with the specificity on the approach of the human rights, then approached on the didactic books. We contextualized the Resolution which proposes the insertion of the human rights on Basic Education, as miscellaneous contents, transversal or specific contents from existent disciplines on Basic Education. We performed our own analysis of the selected books by the "Programa Nacional do Livro Didático" (PNLD) of 2015. We identified the presence of the human rights in only three Sociology books. Thus, you find here a critic to the reduction and decentralization of the human rights subject in some sociology books, as well as the imparity found of the HR being found in stretchs in different chapters or not being approached in any chapter.Keywords: Didactic Sociology books. Interdisciplinarity. Human Rights.
id GPCS-1_1cf3dbfc1694b3f9dda841861514300b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/624
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A temática dos Direitos Humanos nos Livros DidáticosLivros Didático de SociologiaInterdisciplinaridadeDireitos HumanosO presente artigo visa uma reflexão em torno do Ensino de Sociologia com a perspectiva da interdisciplinaridade nos livros de Sociologia do Ensino Médio com a especificidade na abordagem dos conteúdos de Direitos Humanos, assim abordados nos livros didáticos. Contextualizamos a Resolução que propõe a inserção dos direitos humanos no Ensino Básico, como conteúdo misto, transversal ou conteúdo específico de disciplinas existentes no Ensino Básico. Realizamos a nossa análise dos Livros selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015. Diagnosticamos a presença dos Direitos Humanos em apenas três livros de Sociologia. Assim, dar-se aqui uma crítica à redução e a descentralização da temática dos direitos humanos em alguns livros de Sociologia, bem como a disparidade encontrada dos DH estarem trechos em capítulos diferentes ou não ser abordado em nenhum capitulo.Palavras-chave: Livros Didático de Sociologia. Interdisciplinaridade. Direitos HumanosSOCIOLOGY IN SECOND EDUCATION:the theme of Human Rights in TextbooksAbstractThis paper aims to propose a reflection related to Sociology Teaching with an outlook at interdisciplinarity on High School Sociology books with the specificity on the approach of the human rights, then approached on the didactic books. We contextualized the Resolution which proposes the insertion of the human rights on Basic Education, as miscellaneous contents, transversal or specific contents from existent disciplines on Basic Education. We performed our own analysis of the selected books by the "Programa Nacional do Livro Didático" (PNLD) of 2015. We identified the presence of the human rights in only three Sociology books. Thus, you find here a critic to the reduction and decentralization of the human rights subject in some sociology books, as well as the imparity found of the HR being found in stretchs in different chapters or not being approached in any chapter.Keywords: Didactic Sociology books. Interdisciplinarity. Human Rights.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2016-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/624Revista Café com Sociologia; v. 5 n. 3 (2016): Ago./Dez. 2016; 56-692317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/624/pdfDuarte, Anderson Felipe dos anjosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-26T19:28:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/624Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2016-12-26T19:28:30Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A temática dos Direitos Humanos nos Livros Didáticos
title A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A temática dos Direitos Humanos nos Livros Didáticos
spellingShingle A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A temática dos Direitos Humanos nos Livros Didáticos
Duarte, Anderson Felipe dos anjos
Livros Didático de Sociologia
Interdisciplinaridade
Direitos Humanos
title_short A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A temática dos Direitos Humanos nos Livros Didáticos
title_full A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A temática dos Direitos Humanos nos Livros Didáticos
title_fullStr A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A temática dos Direitos Humanos nos Livros Didáticos
title_full_unstemmed A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A temática dos Direitos Humanos nos Livros Didáticos
title_sort A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A temática dos Direitos Humanos nos Livros Didáticos
author Duarte, Anderson Felipe dos anjos
author_facet Duarte, Anderson Felipe dos anjos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Anderson Felipe dos anjos
dc.subject.por.fl_str_mv Livros Didático de Sociologia
Interdisciplinaridade
Direitos Humanos
topic Livros Didático de Sociologia
Interdisciplinaridade
Direitos Humanos
description O presente artigo visa uma reflexão em torno do Ensino de Sociologia com a perspectiva da interdisciplinaridade nos livros de Sociologia do Ensino Médio com a especificidade na abordagem dos conteúdos de Direitos Humanos, assim abordados nos livros didáticos. Contextualizamos a Resolução que propõe a inserção dos direitos humanos no Ensino Básico, como conteúdo misto, transversal ou conteúdo específico de disciplinas existentes no Ensino Básico. Realizamos a nossa análise dos Livros selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015. Diagnosticamos a presença dos Direitos Humanos em apenas três livros de Sociologia. Assim, dar-se aqui uma crítica à redução e a descentralização da temática dos direitos humanos em alguns livros de Sociologia, bem como a disparidade encontrada dos DH estarem trechos em capítulos diferentes ou não ser abordado em nenhum capitulo.Palavras-chave: Livros Didático de Sociologia. Interdisciplinaridade. Direitos HumanosSOCIOLOGY IN SECOND EDUCATION:the theme of Human Rights in TextbooksAbstractThis paper aims to propose a reflection related to Sociology Teaching with an outlook at interdisciplinarity on High School Sociology books with the specificity on the approach of the human rights, then approached on the didactic books. We contextualized the Resolution which proposes the insertion of the human rights on Basic Education, as miscellaneous contents, transversal or specific contents from existent disciplines on Basic Education. We performed our own analysis of the selected books by the "Programa Nacional do Livro Didático" (PNLD) of 2015. We identified the presence of the human rights in only three Sociology books. Thus, you find here a critic to the reduction and decentralization of the human rights subject in some sociology books, as well as the imparity found of the HR being found in stretchs in different chapters or not being approached in any chapter.Keywords: Didactic Sociology books. Interdisciplinarity. Human Rights.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/624
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/624/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 5 n. 3 (2016): Ago./Dez. 2016; 56-69
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949644981501952