O ENSINO DE SOCIOLOGIA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A EFETIVAÇÃO DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NO LIVRO DIDÁTICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-legere |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/11785 |
Resumo: | Desde o final dos anos 1980, com o processo de redemocratização, o Brasil tem efetuado profundas transformações no seu cenário educacional, especialmente nas suas propostas curriculares, dentre as quais se destaca a inserção da sociologia como disciplina obrigatória para o ensino médio. O ensino dessa disciplina busca contribuir na formação mais “crítica” e “cidadã’ do jovem, promovendo-lhe maior autonomia “intelectual” e “capacidade reflexiva” para problematizar, através do estranhamento e da desnaturalização, os fenômenos sociais e, assim, poder percebê-los e compreendê-los como fenômenos construídos social e historicamente, logo, passíveis de mudança. Possibilita, portanto, construir um novo olhar e uma nova percepção sobre o mundo social. Assim como a sociologia, houve outra alteração curricular proposta pela Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino de “história e cultura afro-brasileira” na educação básica. Essa proposta busca problematizar e desnaturalizar as concepções estereotipadas que conferem aos africanos e afro-brasileiros uma pretensa inferioridade. Diante disso, esse artigo tem como objetivo analisar de que modo as questões étnico-raciais têm sido abordadas no ensino de sociologia no ensino médio e quais possibilidades a sociologia pode lançar para ajudar na implementação de uma educação antirracista e de valorização, reconhecimento e respeito à diversidade étnico-racial brasileira, conforme proposto pela Lei n. 10.639/03. Para isso, faremos uma análise do livro didático Sociologia para o Ensino Médio, de Nelson Dacio Tomazi (2007), buscando saber de que modo os conteúdos das ciências sociais dispostos no livro abordam a questão étnico-racial e se ajudam a problematizar e desnaturalizar a percepção da questão do racismo, discriminação e desigualdades. |
id |
UFRN-9_8ff4d40ce84df1fe742ea86e78f9ff18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/11785 |
network_acronym_str |
UFRN-9 |
network_name_str |
Inter-legere |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE SOCIOLOGIA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A EFETIVAÇÃO DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NO LIVRO DIDÁTICOEnsino de sociologia. Lei n. 10.639/03. Livro didático.Desde o final dos anos 1980, com o processo de redemocratização, o Brasil tem efetuado profundas transformações no seu cenário educacional, especialmente nas suas propostas curriculares, dentre as quais se destaca a inserção da sociologia como disciplina obrigatória para o ensino médio. O ensino dessa disciplina busca contribuir na formação mais “crítica” e “cidadã’ do jovem, promovendo-lhe maior autonomia “intelectual” e “capacidade reflexiva” para problematizar, através do estranhamento e da desnaturalização, os fenômenos sociais e, assim, poder percebê-los e compreendê-los como fenômenos construídos social e historicamente, logo, passíveis de mudança. Possibilita, portanto, construir um novo olhar e uma nova percepção sobre o mundo social. Assim como a sociologia, houve outra alteração curricular proposta pela Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino de “história e cultura afro-brasileira” na educação básica. Essa proposta busca problematizar e desnaturalizar as concepções estereotipadas que conferem aos africanos e afro-brasileiros uma pretensa inferioridade. Diante disso, esse artigo tem como objetivo analisar de que modo as questões étnico-raciais têm sido abordadas no ensino de sociologia no ensino médio e quais possibilidades a sociologia pode lançar para ajudar na implementação de uma educação antirracista e de valorização, reconhecimento e respeito à diversidade étnico-racial brasileira, conforme proposto pela Lei n. 10.639/03. Para isso, faremos uma análise do livro didático Sociologia para o Ensino Médio, de Nelson Dacio Tomazi (2007), buscando saber de que modo os conteúdos das ciências sociais dispostos no livro abordam a questão étnico-racial e se ajudam a problematizar e desnaturalizar a percepção da questão do racismo, discriminação e desigualdades.UFRN2017-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/1178510.21680/1982-1662.2016v1n19ID11785Revista Inter-Legere; v. 1 n. 19 (2016): TEORIA ATOR-REDE; 150-1721982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/11785/8266Copyright (c) 2017 Ana Carolina Araújo de Françainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo de França, Ana Carolina2021-11-30T20:45:34Zoai:periodicos.ufrn.br:article/11785Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2021-11-30T20:45:34Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE SOCIOLOGIA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A EFETIVAÇÃO DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NO LIVRO DIDÁTICO |
title |
O ENSINO DE SOCIOLOGIA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A EFETIVAÇÃO DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NO LIVRO DIDÁTICO |
spellingShingle |
O ENSINO DE SOCIOLOGIA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A EFETIVAÇÃO DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NO LIVRO DIDÁTICO Araújo de França, Ana Carolina Ensino de sociologia. Lei n. 10.639/03. Livro didático. |
title_short |
O ENSINO DE SOCIOLOGIA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A EFETIVAÇÃO DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NO LIVRO DIDÁTICO |
title_full |
O ENSINO DE SOCIOLOGIA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A EFETIVAÇÃO DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NO LIVRO DIDÁTICO |
title_fullStr |
O ENSINO DE SOCIOLOGIA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A EFETIVAÇÃO DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NO LIVRO DIDÁTICO |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE SOCIOLOGIA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A EFETIVAÇÃO DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NO LIVRO DIDÁTICO |
title_sort |
O ENSINO DE SOCIOLOGIA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A EFETIVAÇÃO DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NO LIVRO DIDÁTICO |
author |
Araújo de França, Ana Carolina |
author_facet |
Araújo de França, Ana Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo de França, Ana Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de sociologia. Lei n. 10.639/03. Livro didático. |
topic |
Ensino de sociologia. Lei n. 10.639/03. Livro didático. |
description |
Desde o final dos anos 1980, com o processo de redemocratização, o Brasil tem efetuado profundas transformações no seu cenário educacional, especialmente nas suas propostas curriculares, dentre as quais se destaca a inserção da sociologia como disciplina obrigatória para o ensino médio. O ensino dessa disciplina busca contribuir na formação mais “crítica” e “cidadã’ do jovem, promovendo-lhe maior autonomia “intelectual” e “capacidade reflexiva” para problematizar, através do estranhamento e da desnaturalização, os fenômenos sociais e, assim, poder percebê-los e compreendê-los como fenômenos construídos social e historicamente, logo, passíveis de mudança. Possibilita, portanto, construir um novo olhar e uma nova percepção sobre o mundo social. Assim como a sociologia, houve outra alteração curricular proposta pela Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino de “história e cultura afro-brasileira” na educação básica. Essa proposta busca problematizar e desnaturalizar as concepções estereotipadas que conferem aos africanos e afro-brasileiros uma pretensa inferioridade. Diante disso, esse artigo tem como objetivo analisar de que modo as questões étnico-raciais têm sido abordadas no ensino de sociologia no ensino médio e quais possibilidades a sociologia pode lançar para ajudar na implementação de uma educação antirracista e de valorização, reconhecimento e respeito à diversidade étnico-racial brasileira, conforme proposto pela Lei n. 10.639/03. Para isso, faremos uma análise do livro didático Sociologia para o Ensino Médio, de Nelson Dacio Tomazi (2007), buscando saber de que modo os conteúdos das ciências sociais dispostos no livro abordam a questão étnico-racial e se ajudam a problematizar e desnaturalizar a percepção da questão do racismo, discriminação e desigualdades. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/11785 10.21680/1982-1662.2016v1n19ID11785 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/11785 |
identifier_str_mv |
10.21680/1982-1662.2016v1n19ID11785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/11785/8266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ana Carolina Araújo de França info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ana Carolina Araújo de França |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Inter-Legere; v. 1 n. 19 (2016): TEORIA ATOR-REDE; 150-172 1982-1662 reponame:Inter-legere instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Inter-legere |
collection |
Inter-legere |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br |
_version_ |
1798043139579052032 |