Sociologia no Ensino Médio, Culturas Juvenis e Cinema: possibilidades de Ensino e Pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Odinino, Juliane Queiroz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/185
Resumo: O presente artigo tem como finalidade refletir sobre os possíveis usos da produção audiovisual, com ênfase na linguagem cinematográfica, no contexto do ensino de sociologia no nível médio da educação básica. Para tanto, busca-se problematizar a(s) construção(s) social do(a) jovem perpassada pela maciça influência das mídias nas configurações identitárias desses grupos, sobretudo o cinema como possibilidade de expressão, manifestação e reflexão. Assim, torna-se imprescindível tanto retomar alguns pressupostos histórico-sociais orientadores do ensino de sociologia nesta etapa da educação básica, bem como conceituar o e problematizar a relação entre produção audiovisual e culturas juvenis. A partir do intercruzamento entre o ensino de sociologia e a problemática das mídias, busca-se levantar os pressupostos metodológicos acerca do tipo de formação almejada pelas reflexões trazidas nesta disciplina, tendo a figura do(a) adolescente do Ensino Médio em sua identidade midiática cultural, o princípio norteador de tais práticas. Finalmente, o propósito é o de lançar mão de estratégias comunicativas entre adultos e adolescentes, a luz do olhar sociológico, fazendo uso do cinema pela via da produção e da recepção juvenis.
id GPCS-1_24ab74b5f51c16572a25803f910a5ce6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/185
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling Sociologia no Ensino Médio, Culturas Juvenis e Cinema: possibilidades de Ensino e Pesquisaculturas juveniscinema e produção audiovisualensino de sociologia no ensino médioO presente artigo tem como finalidade refletir sobre os possíveis usos da produção audiovisual, com ênfase na linguagem cinematográfica, no contexto do ensino de sociologia no nível médio da educação básica. Para tanto, busca-se problematizar a(s) construção(s) social do(a) jovem perpassada pela maciça influência das mídias nas configurações identitárias desses grupos, sobretudo o cinema como possibilidade de expressão, manifestação e reflexão. Assim, torna-se imprescindível tanto retomar alguns pressupostos histórico-sociais orientadores do ensino de sociologia nesta etapa da educação básica, bem como conceituar o e problematizar a relação entre produção audiovisual e culturas juvenis. A partir do intercruzamento entre o ensino de sociologia e a problemática das mídias, busca-se levantar os pressupostos metodológicos acerca do tipo de formação almejada pelas reflexões trazidas nesta disciplina, tendo a figura do(a) adolescente do Ensino Médio em sua identidade midiática cultural, o princípio norteador de tais práticas. Finalmente, o propósito é o de lançar mão de estratégias comunicativas entre adultos e adolescentes, a luz do olhar sociológico, fazendo uso do cinema pela via da produção e da recepção juvenis.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2014-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/185Revista Café com Sociologia; v. 3 n. 1 (2014): jan./abr. 2014. Dossiê Ensino de Sociologia; 77-902317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/185/pdfOdinino, Juliane Queirozinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:21:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/185Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-03-06T12:28:00.224420Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociologia no Ensino Médio, Culturas Juvenis e Cinema: possibilidades de Ensino e Pesquisa
title Sociologia no Ensino Médio, Culturas Juvenis e Cinema: possibilidades de Ensino e Pesquisa
spellingShingle Sociologia no Ensino Médio, Culturas Juvenis e Cinema: possibilidades de Ensino e Pesquisa
Odinino, Juliane Queiroz
culturas juvenis
cinema e produção audiovisual
ensino de sociologia no ensino médio
title_short Sociologia no Ensino Médio, Culturas Juvenis e Cinema: possibilidades de Ensino e Pesquisa
title_full Sociologia no Ensino Médio, Culturas Juvenis e Cinema: possibilidades de Ensino e Pesquisa
title_fullStr Sociologia no Ensino Médio, Culturas Juvenis e Cinema: possibilidades de Ensino e Pesquisa
title_full_unstemmed Sociologia no Ensino Médio, Culturas Juvenis e Cinema: possibilidades de Ensino e Pesquisa
title_sort Sociologia no Ensino Médio, Culturas Juvenis e Cinema: possibilidades de Ensino e Pesquisa
author Odinino, Juliane Queiroz
author_facet Odinino, Juliane Queiroz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Odinino, Juliane Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv culturas juvenis
cinema e produção audiovisual
ensino de sociologia no ensino médio
topic culturas juvenis
cinema e produção audiovisual
ensino de sociologia no ensino médio
description O presente artigo tem como finalidade refletir sobre os possíveis usos da produção audiovisual, com ênfase na linguagem cinematográfica, no contexto do ensino de sociologia no nível médio da educação básica. Para tanto, busca-se problematizar a(s) construção(s) social do(a) jovem perpassada pela maciça influência das mídias nas configurações identitárias desses grupos, sobretudo o cinema como possibilidade de expressão, manifestação e reflexão. Assim, torna-se imprescindível tanto retomar alguns pressupostos histórico-sociais orientadores do ensino de sociologia nesta etapa da educação básica, bem como conceituar o e problematizar a relação entre produção audiovisual e culturas juvenis. A partir do intercruzamento entre o ensino de sociologia e a problemática das mídias, busca-se levantar os pressupostos metodológicos acerca do tipo de formação almejada pelas reflexões trazidas nesta disciplina, tendo a figura do(a) adolescente do Ensino Médio em sua identidade midiática cultural, o princípio norteador de tais práticas. Finalmente, o propósito é o de lançar mão de estratégias comunicativas entre adultos e adolescentes, a luz do olhar sociológico, fazendo uso do cinema pela via da produção e da recepção juvenis.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/185
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/185/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 3 n. 1 (2014): jan./abr. 2014. Dossiê Ensino de Sociologia; 77-90
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1792807728029106176