Sociologia e cinema: o uso do audiovisual na aprendizagem de sociologia no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rachetti, Luiz Gustavo Ferri
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21580
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades de diálogo das imagens audiovisuais com conceitos abordados na base curricular do Ensino Médio para a área de Sociologia. Ao mesmo tempo em que a imagem se faz presente no cotidiano da juventude atual, o visual se torna cada vez mais documento e instrumento indispensável na leitura sociológica dos fatos e fenômenos sociais. Inspirado nas obras de Raymond Williams, Marcel Martin, Pierre Sorlin e José de Souza Martins, este trabalho busca entender como a entrada da imagem no universo da Sociologia abre um amplo terreno de indagações, dúvidas e experimentos que enriquecem o conhecimento produzido por essa ciência e ampliam a consciência de sua importância. Este estudo foi realizado com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Norte e buscou, dentro das perspectivas de Paulo Freire e Edgar Morin, direcionamentos para práticas pedagógicas que possibilitassem a utilização das imagens no cotidiano escolar. O método utilizado foi a Pesquisa-Ação que, através da inserção gradual das imagens e das discussões que aconteceram durante as reuniões, proporcionou o aparecimento e desenvolvimento de temáticas sociológicas. Os resultados foram pautados no discurso dos alunos e na produção de um curta-metragem para demonstrar o processo de aprendizagem nas temáticas sociológicas. Sob o ponto de vista do pesquisador, os jovens compreenderam, de uma maneira simples, a leitura de imagens e a linguagem cinematográfica, e construíram argumentos e propostas de intervenção no seu ambiente escolar.
id UFRN_13ca7ff4f7b608c1d471a410757b0ac9
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21580
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Rachetti, Luiz Gustavo Ferrihttp://lattes.cnpq.br/7569963693895247http://lattes.cnpq.br/2957801541347646Toscano, Geovania da SilvaPaiva, Irene Alves dehttp://lattes.cnpq.br/7842254018559167Santana, Gilmar2017-01-05T21:48:04Z2017-01-05T21:48:04Z2016-03-14RACHETTI, Luiz Gustavo Ferri. Sociologia e cinema: o uso do audiovisual na aprendizagem de sociologia no ensino médio. 2016. 109f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21580O presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades de diálogo das imagens audiovisuais com conceitos abordados na base curricular do Ensino Médio para a área de Sociologia. Ao mesmo tempo em que a imagem se faz presente no cotidiano da juventude atual, o visual se torna cada vez mais documento e instrumento indispensável na leitura sociológica dos fatos e fenômenos sociais. Inspirado nas obras de Raymond Williams, Marcel Martin, Pierre Sorlin e José de Souza Martins, este trabalho busca entender como a entrada da imagem no universo da Sociologia abre um amplo terreno de indagações, dúvidas e experimentos que enriquecem o conhecimento produzido por essa ciência e ampliam a consciência de sua importância. Este estudo foi realizado com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Norte e buscou, dentro das perspectivas de Paulo Freire e Edgar Morin, direcionamentos para práticas pedagógicas que possibilitassem a utilização das imagens no cotidiano escolar. O método utilizado foi a Pesquisa-Ação que, através da inserção gradual das imagens e das discussões que aconteceram durante as reuniões, proporcionou o aparecimento e desenvolvimento de temáticas sociológicas. Os resultados foram pautados no discurso dos alunos e na produção de um curta-metragem para demonstrar o processo de aprendizagem nas temáticas sociológicas. Sob o ponto de vista do pesquisador, os jovens compreenderam, de uma maneira simples, a leitura de imagens e a linguagem cinematográfica, e construíram argumentos e propostas de intervenção no seu ambiente escolar.This work aims to discuss the possibilities of dialogue between audiovisual images and conceptual proposals addressed in the National Curriculum guidelines of High School for the area of Sociology. Considering that the image is present in the daily life of youth, the visual becomes increasingly document and tool in sociological reading of the facts and social phenomena. Inspired by the works of Raymond Williams, Marcel Martin, Pierre Sorlin and José de Souza Martins, this study aims to understand how the use of image in the universe of Sociology opens a wide field of inquiries, questions and experiments that enrich the knowledge produced by this science and broaden awareness of their importance. This study was conducted with students from one public High School of Rio Grande do Norte and, based on the perspectives of Paulo Freire and Edgar Morin, searched directions for pedagogical practices that would enable the use of images in everyday school life. The method used was the qualitative research that, through the gradual insertion of images and discussions during the meetings, provided the appearance and development of sociological themes. The results were based on both speech of the students and the production of a short film to demonstrate the learning process in sociological themes. According the point of view of the researcher, the students were able, in a simple way, to visualize images and comprehend cinematographic language, and built arguments and proposals for intervention in their school environment.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAAudiovisualSociologiaEnsino médioSociologia e cinema: o uso do audiovisual na aprendizagem de sociologia no ensino médioSociology and cinema: the use of audiovisual in the learning of sociology in the High schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSociologiaCinemaUso_Rachetti_2016.pdfSociologiaCinemaUso_Rachetti_2016.pdfapplication/pdf904500https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21580/1/SociologiaCinemaUso_Rachetti_2016.pdf46d9e87912c76fbfafe5998a4698fe12MD51TEXTLuizGustavoFerriRachetti_DISSERT.pdf.txtLuizGustavoFerriRachetti_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain220415https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21580/4/LuizGustavoFerriRachetti_DISSERT.pdf.txt3b1a18b442f4ac040f6c7e9cc23a6978MD54SociologiaCinemaUso_Rachetti_2016.pdf.txtSociologiaCinemaUso_Rachetti_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain220522https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21580/6/SociologiaCinemaUso_Rachetti_2016.pdf.txt30022a329bb8a1a2ff9c1d0247732ac6MD56THUMBNAILLuizGustavoFerriRachetti_DISSERT.pdf.jpgLuizGustavoFerriRachetti_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2785https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21580/5/LuizGustavoFerriRachetti_DISSERT.pdf.jpgac56bf34295435cf30b7e5b9fbb9dcf1MD55SociologiaCinemaUso_Rachetti_2016.pdf.jpgSociologiaCinemaUso_Rachetti_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21580/7/SociologiaCinemaUso_Rachetti_2016.pdf.jpg67cad4c5b8c06e6d826f79660848de7fMD57123456789/215802019-05-26 02:42:20.117oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21580Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:42:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sociologia e cinema: o uso do audiovisual na aprendizagem de sociologia no ensino médio
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Sociology and cinema: the use of audiovisual in the learning of sociology in the High school
title Sociologia e cinema: o uso do audiovisual na aprendizagem de sociologia no ensino médio
spellingShingle Sociologia e cinema: o uso do audiovisual na aprendizagem de sociologia no ensino médio
Rachetti, Luiz Gustavo Ferri
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Audiovisual
Sociologia
Ensino médio
title_short Sociologia e cinema: o uso do audiovisual na aprendizagem de sociologia no ensino médio
title_full Sociologia e cinema: o uso do audiovisual na aprendizagem de sociologia no ensino médio
title_fullStr Sociologia e cinema: o uso do audiovisual na aprendizagem de sociologia no ensino médio
title_full_unstemmed Sociologia e cinema: o uso do audiovisual na aprendizagem de sociologia no ensino médio
title_sort Sociologia e cinema: o uso do audiovisual na aprendizagem de sociologia no ensino médio
author Rachetti, Luiz Gustavo Ferri
author_facet Rachetti, Luiz Gustavo Ferri
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7569963693895247
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2957801541347646
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Toscano, Geovania da Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Paiva, Irene Alves de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7842254018559167
dc.contributor.author.fl_str_mv Rachetti, Luiz Gustavo Ferri
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santana, Gilmar
contributor_str_mv Santana, Gilmar
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Audiovisual
Sociologia
Ensino médio
dc.subject.por.fl_str_mv Audiovisual
Sociologia
Ensino médio
description O presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades de diálogo das imagens audiovisuais com conceitos abordados na base curricular do Ensino Médio para a área de Sociologia. Ao mesmo tempo em que a imagem se faz presente no cotidiano da juventude atual, o visual se torna cada vez mais documento e instrumento indispensável na leitura sociológica dos fatos e fenômenos sociais. Inspirado nas obras de Raymond Williams, Marcel Martin, Pierre Sorlin e José de Souza Martins, este trabalho busca entender como a entrada da imagem no universo da Sociologia abre um amplo terreno de indagações, dúvidas e experimentos que enriquecem o conhecimento produzido por essa ciência e ampliam a consciência de sua importância. Este estudo foi realizado com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Norte e buscou, dentro das perspectivas de Paulo Freire e Edgar Morin, direcionamentos para práticas pedagógicas que possibilitassem a utilização das imagens no cotidiano escolar. O método utilizado foi a Pesquisa-Ação que, através da inserção gradual das imagens e das discussões que aconteceram durante as reuniões, proporcionou o aparecimento e desenvolvimento de temáticas sociológicas. Os resultados foram pautados no discurso dos alunos e na produção de um curta-metragem para demonstrar o processo de aprendizagem nas temáticas sociológicas. Sob o ponto de vista do pesquisador, os jovens compreenderam, de uma maneira simples, a leitura de imagens e a linguagem cinematográfica, e construíram argumentos e propostas de intervenção no seu ambiente escolar.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-05T21:48:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-05T21:48:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RACHETTI, Luiz Gustavo Ferri. Sociologia e cinema: o uso do audiovisual na aprendizagem de sociologia no ensino médio. 2016. 109f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21580
identifier_str_mv RACHETTI, Luiz Gustavo Ferri. Sociologia e cinema: o uso do audiovisual na aprendizagem de sociologia no ensino médio. 2016. 109f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21580/1/SociologiaCinemaUso_Rachetti_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21580/4/LuizGustavoFerriRachetti_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21580/6/SociologiaCinemaUso_Rachetti_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21580/5/LuizGustavoFerriRachetti_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21580/7/SociologiaCinemaUso_Rachetti_2016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 46d9e87912c76fbfafe5998a4698fe12
3b1a18b442f4ac040f6c7e9cc23a6978
30022a329bb8a1a2ff9c1d0247732ac6
ac56bf34295435cf30b7e5b9fbb9dcf1
67cad4c5b8c06e6d826f79660848de7f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117776540696576