Sociologia no Ensino Médio, Culturas Juvenis e Cinema: possibilidades de Ensino e Pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Odinino, Juliane Queiroz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/185
Resumo: O presente artigo tem como finalidade refletir sobre os possíveis usos da produção audiovisual, com ênfase na linguagem cinematográfica, no contexto do ensino de sociologia no nível médio da educação básica. Para tanto, busca-se problematizar a(s) construção(s) social do(a) jovem perpassada pela maciça influência das mídias nas configurações identitárias desses grupos, sobretudo o cinema como possibilidade de expressão, manifestação e reflexão. Assim, torna-se imprescindível tanto retomar alguns pressupostos histórico-sociais orientadores do ensino de sociologia nesta etapa da educação básica, bem como conceituar o e problematizar a relação entre produção audiovisual e culturas juvenis. A partir do intercruzamento entre o ensino de sociologia e a problemática das mídias, busca-se levantar os pressupostos metodológicos acerca do tipo de formação almejada pelas reflexões trazidas nesta disciplina, tendo a figura do(a) adolescente do Ensino Médio em sua identidade midiática cultural, o princípio norteador de tais práticas. Finalmente, o propósito é o de lançar mão de estratégias comunicativas entre adultos e adolescentes, a luz do olhar sociológico, fazendo uso do cinema pela via da produção e da recepção juvenis.