(RE)Descobrindo a alteridade:reflexões sobre o ensino de Antropologia em turmas de Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/520 |
Resumo: | Ainda que por vezes não recebam a devida atenção, os conceitos e metodologias da Antropologia constituem elementos essenciais para que sejam atingidos os objetivos propostos pelas OCNEM no que se refere aos conteúdos de Ciências Sociais no ensino básico, principalmente após a implantação recente do ensino de Sociologia em todas as séries do ensino médio. Nesse sentido, não somente o patrimônio conceitual, mas os métodos desenvolvidos por essa ciência ao longo do tempo são ferramentas indispensáveis para a descoberta da alteridade e a produção de conhecimento discente acerca da realidade social e cultural na qual estão inseridos. Motivado pela dupla inserção dos autores, como professores e pesquisadores, o presente trabalho discute as estratégias de transposição didática utilizadas com estudantes de educação básica para a discussão de conceitos antropológicos como cultura, etnocentrismo, gênero e relativismo cultural e sua colaboração na construção de uma postura que valorize o diálogo e a compreensão do outro além do reconhecimento da importância da Antropologia na formação de professores e pesquisadores na área de educação. Palavras-chave: Ensino de Antropologia, Educação Básica, transposição didática. |
id |
GPCS-1_3166604160b4614e3ab1445bebef30d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/520 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
(RE)Descobrindo a alteridade:reflexões sobre o ensino de Antropologia em turmas de Educação BásicaEnsino de AntropologiaEducação Básicatransposição didática.Ainda que por vezes não recebam a devida atenção, os conceitos e metodologias da Antropologia constituem elementos essenciais para que sejam atingidos os objetivos propostos pelas OCNEM no que se refere aos conteúdos de Ciências Sociais no ensino básico, principalmente após a implantação recente do ensino de Sociologia em todas as séries do ensino médio. Nesse sentido, não somente o patrimônio conceitual, mas os métodos desenvolvidos por essa ciência ao longo do tempo são ferramentas indispensáveis para a descoberta da alteridade e a produção de conhecimento discente acerca da realidade social e cultural na qual estão inseridos. Motivado pela dupla inserção dos autores, como professores e pesquisadores, o presente trabalho discute as estratégias de transposição didática utilizadas com estudantes de educação básica para a discussão de conceitos antropológicos como cultura, etnocentrismo, gênero e relativismo cultural e sua colaboração na construção de uma postura que valorize o diálogo e a compreensão do outro além do reconhecimento da importância da Antropologia na formação de professores e pesquisadores na área de educação. Palavras-chave: Ensino de Antropologia, Educação Básica, transposição didática. Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2015-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/520Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 2 (2015): mai./jul. 2015. Dossiê Ensino de Antropologia; 41-502317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/520/pdfFerreira, Fatima Ivone OliveiraLima, Rogerio Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/520Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:54Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(RE)Descobrindo a alteridade:reflexões sobre o ensino de Antropologia em turmas de Educação Básica |
title |
(RE)Descobrindo a alteridade:reflexões sobre o ensino de Antropologia em turmas de Educação Básica |
spellingShingle |
(RE)Descobrindo a alteridade:reflexões sobre o ensino de Antropologia em turmas de Educação Básica Ferreira, Fatima Ivone Oliveira Ensino de Antropologia Educação Básica transposição didática. |
title_short |
(RE)Descobrindo a alteridade:reflexões sobre o ensino de Antropologia em turmas de Educação Básica |
title_full |
(RE)Descobrindo a alteridade:reflexões sobre o ensino de Antropologia em turmas de Educação Básica |
title_fullStr |
(RE)Descobrindo a alteridade:reflexões sobre o ensino de Antropologia em turmas de Educação Básica |
title_full_unstemmed |
(RE)Descobrindo a alteridade:reflexões sobre o ensino de Antropologia em turmas de Educação Básica |
title_sort |
(RE)Descobrindo a alteridade:reflexões sobre o ensino de Antropologia em turmas de Educação Básica |
author |
Ferreira, Fatima Ivone Oliveira |
author_facet |
Ferreira, Fatima Ivone Oliveira Lima, Rogerio Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Rogerio Mendes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Fatima Ivone Oliveira Lima, Rogerio Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Antropologia Educação Básica transposição didática. |
topic |
Ensino de Antropologia Educação Básica transposição didática. |
description |
Ainda que por vezes não recebam a devida atenção, os conceitos e metodologias da Antropologia constituem elementos essenciais para que sejam atingidos os objetivos propostos pelas OCNEM no que se refere aos conteúdos de Ciências Sociais no ensino básico, principalmente após a implantação recente do ensino de Sociologia em todas as séries do ensino médio. Nesse sentido, não somente o patrimônio conceitual, mas os métodos desenvolvidos por essa ciência ao longo do tempo são ferramentas indispensáveis para a descoberta da alteridade e a produção de conhecimento discente acerca da realidade social e cultural na qual estão inseridos. Motivado pela dupla inserção dos autores, como professores e pesquisadores, o presente trabalho discute as estratégias de transposição didática utilizadas com estudantes de educação básica para a discussão de conceitos antropológicos como cultura, etnocentrismo, gênero e relativismo cultural e sua colaboração na construção de uma postura que valorize o diálogo e a compreensão do outro além do reconhecimento da importância da Antropologia na formação de professores e pesquisadores na área de educação. Palavras-chave: Ensino de Antropologia, Educação Básica, transposição didática. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/520 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/520/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 2 (2015): mai./jul. 2015. Dossiê Ensino de Antropologia; 41-50 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949644936413184 |