(RE)Descobrindo a alteridade:reflexões sobre o ensino de Antropologia em turmas de Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fatima Ivone Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lima, Rogerio Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/520
Resumo: Ainda que por vezes não recebam a devida atenção, os conceitos e metodologias da Antropologia constituem elementos essenciais para que sejam atingidos os objetivos propostos pelas OCNEM no que se refere aos conteúdos de Ciências Sociais no ensino básico, principalmente após a implantação recente do ensino de Sociologia em todas as séries do ensino médio. Nesse sentido, não somente o patrimônio conceitual, mas os métodos desenvolvidos por essa ciência ao longo do tempo são ferramentas indispensáveis para a descoberta da alteridade e a produção de conhecimento discente acerca da realidade social e cultural na qual estão inseridos. Motivado pela dupla inserção dos autores, como professores e pesquisadores, o presente trabalho discute as estratégias de transposição didática utilizadas com estudantes de educação básica para a discussão de conceitos antropológicos como cultura, etnocentrismo, gênero e relativismo cultural e sua colaboração na construção de uma postura que valorize o diálogo e a compreensão do outro além do reconhecimento da importância da Antropologia na formação de professores e pesquisadores na área de educação. Palavras-chave: Ensino de Antropologia, Educação Básica, transposição didática.
id GPCS-1_3166604160b4614e3ab1445bebef30d8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/520
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling (RE)Descobrindo a alteridade:reflexões sobre o ensino de Antropologia em turmas de Educação BásicaEnsino de AntropologiaEducação Básicatransposição didática.Ainda que por vezes não recebam a devida atenção, os conceitos e metodologias da Antropologia constituem elementos essenciais para que sejam atingidos os objetivos propostos pelas OCNEM no que se refere aos conteúdos de Ciências Sociais no ensino básico, principalmente após a implantação recente do ensino de Sociologia em todas as séries do ensino médio. Nesse sentido, não somente o patrimônio conceitual, mas os métodos desenvolvidos por essa ciência ao longo do tempo são ferramentas indispensáveis para a descoberta da alteridade e a produção de conhecimento discente acerca da realidade social e cultural na qual estão inseridos. Motivado pela dupla inserção dos autores, como professores e pesquisadores, o presente trabalho discute as estratégias de transposição didática utilizadas com estudantes de educação básica para a discussão de conceitos antropológicos como cultura, etnocentrismo, gênero e relativismo cultural e sua colaboração na construção de uma postura que valorize o diálogo e a compreensão do outro além do reconhecimento da importância da Antropologia na formação de professores e pesquisadores na área de educação. Palavras-chave: Ensino de Antropologia, Educação Básica, transposição didática. Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2015-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/520Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 2 (2015): mai./jul. 2015. Dossiê Ensino de Antropologia; 41-502317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/520/pdfFerreira, Fatima Ivone OliveiraLima, Rogerio Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/520Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:54Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv (RE)Descobrindo a alteridade:reflexões sobre o ensino de Antropologia em turmas de Educação Básica
title (RE)Descobrindo a alteridade:reflexões sobre o ensino de Antropologia em turmas de Educação Básica
spellingShingle (RE)Descobrindo a alteridade:reflexões sobre o ensino de Antropologia em turmas de Educação Básica
Ferreira, Fatima Ivone Oliveira
Ensino de Antropologia
Educação Básica
transposição didática.
title_short (RE)Descobrindo a alteridade:reflexões sobre o ensino de Antropologia em turmas de Educação Básica
title_full (RE)Descobrindo a alteridade:reflexões sobre o ensino de Antropologia em turmas de Educação Básica
title_fullStr (RE)Descobrindo a alteridade:reflexões sobre o ensino de Antropologia em turmas de Educação Básica
title_full_unstemmed (RE)Descobrindo a alteridade:reflexões sobre o ensino de Antropologia em turmas de Educação Básica
title_sort (RE)Descobrindo a alteridade:reflexões sobre o ensino de Antropologia em turmas de Educação Básica
author Ferreira, Fatima Ivone Oliveira
author_facet Ferreira, Fatima Ivone Oliveira
Lima, Rogerio Mendes
author_role author
author2 Lima, Rogerio Mendes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Fatima Ivone Oliveira
Lima, Rogerio Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Antropologia
Educação Básica
transposição didática.
topic Ensino de Antropologia
Educação Básica
transposição didática.
description Ainda que por vezes não recebam a devida atenção, os conceitos e metodologias da Antropologia constituem elementos essenciais para que sejam atingidos os objetivos propostos pelas OCNEM no que se refere aos conteúdos de Ciências Sociais no ensino básico, principalmente após a implantação recente do ensino de Sociologia em todas as séries do ensino médio. Nesse sentido, não somente o patrimônio conceitual, mas os métodos desenvolvidos por essa ciência ao longo do tempo são ferramentas indispensáveis para a descoberta da alteridade e a produção de conhecimento discente acerca da realidade social e cultural na qual estão inseridos. Motivado pela dupla inserção dos autores, como professores e pesquisadores, o presente trabalho discute as estratégias de transposição didática utilizadas com estudantes de educação básica para a discussão de conceitos antropológicos como cultura, etnocentrismo, gênero e relativismo cultural e sua colaboração na construção de uma postura que valorize o diálogo e a compreensão do outro além do reconhecimento da importância da Antropologia na formação de professores e pesquisadores na área de educação. Palavras-chave: Ensino de Antropologia, Educação Básica, transposição didática.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/520
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/520/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 2 (2015): mai./jul. 2015. Dossiê Ensino de Antropologia; 41-50
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949644936413184