Formação Inicial de professores:como formar para transformar a realidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/100 |
Resumo: | O presente trabalho discute a formação docente a partir da questão de quais princípios metodológicos são utilizados nos cursos de formação de professores para escola básica, na Pedagogia, nos aspectos relativos às necessidades inerentes da profissão, na reflexão e no fazer pedagógico coerente, que garantem o bom desempenho do futuro professor. Dados preliminares dessa pesquisa, no entanto, apontam que durante a formação os professores vivenciam práticas docentes em parte tradicionais, sendo a aula expositiva a principal metodologia. Diante desses aspectos buscou-se revelar através de entrevistas por amostra como os futuros professores veem a possibilidade de que sua prática possua formas mais interativas em que a ação do sujeito aprendiz seja privilegiada. Para discutir esses antagonismos e apontar caminhos, um dos aspectos centrais dessa pesquisa refere-se à transposição didática (LERNER, 2007) e de como as abordagens teórico-metodológicas têm possibilitado pensar sobre as práticas docentes realizadas na escola básica com especial atenção para a aquisição da língua escrita materna, essencial para a inclusão de todos os cidadãos, garantindo princípios elementares de equidade e participação social. |
id |
EDUL-1_743d992653950acffbb0d1452d2e1a49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/100 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação Inicial de professores:como formar para transformar a realidadeformação de professorestransposição didáticaensino básico. O presente trabalho discute a formação docente a partir da questão de quais princípios metodológicos são utilizados nos cursos de formação de professores para escola básica, na Pedagogia, nos aspectos relativos às necessidades inerentes da profissão, na reflexão e no fazer pedagógico coerente, que garantem o bom desempenho do futuro professor. Dados preliminares dessa pesquisa, no entanto, apontam que durante a formação os professores vivenciam práticas docentes em parte tradicionais, sendo a aula expositiva a principal metodologia. Diante desses aspectos buscou-se revelar através de entrevistas por amostra como os futuros professores veem a possibilidade de que sua prática possua formas mais interativas em que a ação do sujeito aprendiz seja privilegiada. Para discutir esses antagonismos e apontar caminhos, um dos aspectos centrais dessa pesquisa refere-se à transposição didática (LERNER, 2007) e de como as abordagens teórico-metodológicas têm possibilitado pensar sobre as práticas docentes realizadas na escola básica com especial atenção para a aquisição da língua escrita materna, essencial para a inclusão de todos os cidadãos, garantindo princípios elementares de equidade e participação social.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2011-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/100REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 04 (2010): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS DOCENTES E PEDAGÓGICAS; 152-1712177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/100/pdfAmbrogi, Ingrid Hötteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:29:28Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/100Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:29:28Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Inicial de professores:como formar para transformar a realidade |
title |
Formação Inicial de professores:como formar para transformar a realidade |
spellingShingle |
Formação Inicial de professores:como formar para transformar a realidade Ambrogi, Ingrid Hötte formação de professores transposição didática ensino básico. |
title_short |
Formação Inicial de professores:como formar para transformar a realidade |
title_full |
Formação Inicial de professores:como formar para transformar a realidade |
title_fullStr |
Formação Inicial de professores:como formar para transformar a realidade |
title_full_unstemmed |
Formação Inicial de professores:como formar para transformar a realidade |
title_sort |
Formação Inicial de professores:como formar para transformar a realidade |
author |
Ambrogi, Ingrid Hötte |
author_facet |
Ambrogi, Ingrid Hötte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ambrogi, Ingrid Hötte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores transposição didática ensino básico. |
topic |
formação de professores transposição didática ensino básico. |
description |
O presente trabalho discute a formação docente a partir da questão de quais princípios metodológicos são utilizados nos cursos de formação de professores para escola básica, na Pedagogia, nos aspectos relativos às necessidades inerentes da profissão, na reflexão e no fazer pedagógico coerente, que garantem o bom desempenho do futuro professor. Dados preliminares dessa pesquisa, no entanto, apontam que durante a formação os professores vivenciam práticas docentes em parte tradicionais, sendo a aula expositiva a principal metodologia. Diante desses aspectos buscou-se revelar através de entrevistas por amostra como os futuros professores veem a possibilidade de que sua prática possua formas mais interativas em que a ação do sujeito aprendiz seja privilegiada. Para discutir esses antagonismos e apontar caminhos, um dos aspectos centrais dessa pesquisa refere-se à transposição didática (LERNER, 2007) e de como as abordagens teórico-metodológicas têm possibilitado pensar sobre as práticas docentes realizadas na escola básica com especial atenção para a aquisição da língua escrita materna, essencial para a inclusão de todos os cidadãos, garantindo princípios elementares de equidade e participação social. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/100 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/100/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 04 (2010): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS DOCENTES E PEDAGÓGICAS; 152-171 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351226814464 |