Formação Inicial de professores:como formar para transformar a realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ambrogi, Ingrid Hötte
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/100
Resumo: O presente trabalho discute a formação docente a partir da questão de quais princípios metodológicos são utilizados nos cursos de formação de professores para escola básica, na Pedagogia, nos aspectos relativos às necessidades inerentes da profissão, na reflexão e no fazer pedagógico coerente, que garantem o bom desempenho do futuro professor. Dados preliminares dessa pesquisa, no entanto, apontam que durante a formação os professores vivenciam práticas docentes em parte tradicionais, sendo a aula expositiva a principal metodologia. Diante desses aspectos buscou-se revelar através de entrevistas por amostra como os futuros professores veem a possibilidade de que sua prática possua formas mais interativas em que a ação do sujeito aprendiz seja privilegiada. Para discutir esses antagonismos e apontar caminhos, um dos aspectos centrais dessa pesquisa refere-se à transposição didática (LERNER, 2007) e de como as abordagens teórico-metodológicas têm possibilitado pensar sobre as práticas docentes realizadas na escola básica com especial atenção para a aquisição da língua escrita materna, essencial para a inclusão de todos os cidadãos, garantindo princípios elementares de equidade e participação social.
id EDUL-1_743d992653950acffbb0d1452d2e1a49
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/100
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Formação Inicial de professores:como formar para transformar a realidadeformação de professorestransposição didáticaensino básico.  O presente trabalho discute a formação docente a partir da questão de quais princípios metodológicos são utilizados nos cursos de formação de professores para escola básica, na Pedagogia, nos aspectos relativos às necessidades inerentes da profissão, na reflexão e no fazer pedagógico coerente, que garantem o bom desempenho do futuro professor. Dados preliminares dessa pesquisa, no entanto, apontam que durante a formação os professores vivenciam práticas docentes em parte tradicionais, sendo a aula expositiva a principal metodologia. Diante desses aspectos buscou-se revelar através de entrevistas por amostra como os futuros professores veem a possibilidade de que sua prática possua formas mais interativas em que a ação do sujeito aprendiz seja privilegiada. Para discutir esses antagonismos e apontar caminhos, um dos aspectos centrais dessa pesquisa refere-se à transposição didática (LERNER, 2007) e de como as abordagens teórico-metodológicas têm possibilitado pensar sobre as práticas docentes realizadas na escola básica com especial atenção para a aquisição da língua escrita materna, essencial para a inclusão de todos os cidadãos, garantindo princípios elementares de equidade e participação social.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2011-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/100REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 04 (2010): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS DOCENTES E PEDAGÓGICAS; 152-1712177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/100/pdfAmbrogi, Ingrid Hötteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:29:28Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/100Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:29:28Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Inicial de professores:como formar para transformar a realidade
title Formação Inicial de professores:como formar para transformar a realidade
spellingShingle Formação Inicial de professores:como formar para transformar a realidade
Ambrogi, Ingrid Hötte
formação de professores
transposição didática
ensino básico.  
title_short Formação Inicial de professores:como formar para transformar a realidade
title_full Formação Inicial de professores:como formar para transformar a realidade
title_fullStr Formação Inicial de professores:como formar para transformar a realidade
title_full_unstemmed Formação Inicial de professores:como formar para transformar a realidade
title_sort Formação Inicial de professores:como formar para transformar a realidade
author Ambrogi, Ingrid Hötte
author_facet Ambrogi, Ingrid Hötte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ambrogi, Ingrid Hötte
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
transposição didática
ensino básico.  
topic formação de professores
transposição didática
ensino básico.  
description O presente trabalho discute a formação docente a partir da questão de quais princípios metodológicos são utilizados nos cursos de formação de professores para escola básica, na Pedagogia, nos aspectos relativos às necessidades inerentes da profissão, na reflexão e no fazer pedagógico coerente, que garantem o bom desempenho do futuro professor. Dados preliminares dessa pesquisa, no entanto, apontam que durante a formação os professores vivenciam práticas docentes em parte tradicionais, sendo a aula expositiva a principal metodologia. Diante desses aspectos buscou-se revelar através de entrevistas por amostra como os futuros professores veem a possibilidade de que sua prática possua formas mais interativas em que a ação do sujeito aprendiz seja privilegiada. Para discutir esses antagonismos e apontar caminhos, um dos aspectos centrais dessa pesquisa refere-se à transposição didática (LERNER, 2007) e de como as abordagens teórico-metodológicas têm possibilitado pensar sobre as práticas docentes realizadas na escola básica com especial atenção para a aquisição da língua escrita materna, essencial para a inclusão de todos os cidadãos, garantindo princípios elementares de equidade e participação social.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/100
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/100/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 04 (2010): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS DOCENTES E PEDAGÓGICAS; 152-171
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351226814464