O discurso de apoio à Sociologia no Ensino Médio nos anos 30/40 e nos anos 90/00: apontamentos sobre os dois períodos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/529 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é pensar a trajetória de institucionalização da Sociologia como disciplina escolar na Educação Básica. Para isso será analisado o discurso produzido pelos atores envolvidos acerca da sua obrigatoriedade em dois períodos: 1930/1940 e 1990/2000. Em relação ao primeiro período é analisada a carta de Miguel de Carvalho à Luis Vergara que contém um relato sobre o ensino de Sociologia, bem como, os programas da disciplina que consta o tipo de cidadão que se pretendia formar. Por sua vez, no segundo período são analisados os discursos de duas tramitações de Lei Federal - PL 3178/97 e PL 1641/03 "“ que visavam à aprovação da Sociologia como disciplina no Ensino Médio. |
id |
GPCS-1_4520ef124dac335e169d221c6114d475 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/529 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O discurso de apoio à Sociologia no Ensino Médio nos anos 30/40 e nos anos 90/00: apontamentos sobre os dois períodosSociologia no Ensino Médio. Institucionalização da Sociologia. Sentido da presença. 1O objetivo deste trabalho é pensar a trajetória de institucionalização da Sociologia como disciplina escolar na Educação Básica. Para isso será analisado o discurso produzido pelos atores envolvidos acerca da sua obrigatoriedade em dois períodos: 1930/1940 e 1990/2000. Em relação ao primeiro período é analisada a carta de Miguel de Carvalho à Luis Vergara que contém um relato sobre o ensino de Sociologia, bem como, os programas da disciplina que consta o tipo de cidadão que se pretendia formar. Por sua vez, no segundo período são analisados os discursos de duas tramitações de Lei Federal - PL 3178/97 e PL 1641/03 "“ que visavam à aprovação da Sociologia como disciplina no Ensino Médio.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/529Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 3 (2015): Dossiê História do Ensino de Sociologia; 08-202317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/529/pdfAzevedo, Gustavo Cravo deValdevino do Nascimento, Tais Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-24T16:04:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/529Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2016-08-24T16:04:13Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso de apoio à Sociologia no Ensino Médio nos anos 30/40 e nos anos 90/00: apontamentos sobre os dois períodos |
title |
O discurso de apoio à Sociologia no Ensino Médio nos anos 30/40 e nos anos 90/00: apontamentos sobre os dois períodos |
spellingShingle |
O discurso de apoio à Sociologia no Ensino Médio nos anos 30/40 e nos anos 90/00: apontamentos sobre os dois períodos Azevedo, Gustavo Cravo de Sociologia no Ensino Médio. Institucionalização da Sociologia. Sentido da presença. 1 |
title_short |
O discurso de apoio à Sociologia no Ensino Médio nos anos 30/40 e nos anos 90/00: apontamentos sobre os dois períodos |
title_full |
O discurso de apoio à Sociologia no Ensino Médio nos anos 30/40 e nos anos 90/00: apontamentos sobre os dois períodos |
title_fullStr |
O discurso de apoio à Sociologia no Ensino Médio nos anos 30/40 e nos anos 90/00: apontamentos sobre os dois períodos |
title_full_unstemmed |
O discurso de apoio à Sociologia no Ensino Médio nos anos 30/40 e nos anos 90/00: apontamentos sobre os dois períodos |
title_sort |
O discurso de apoio à Sociologia no Ensino Médio nos anos 30/40 e nos anos 90/00: apontamentos sobre os dois períodos |
author |
Azevedo, Gustavo Cravo de |
author_facet |
Azevedo, Gustavo Cravo de Valdevino do Nascimento, Tais Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Valdevino do Nascimento, Tais Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Gustavo Cravo de Valdevino do Nascimento, Tais Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia no Ensino Médio. Institucionalização da Sociologia. Sentido da presença. 1 |
topic |
Sociologia no Ensino Médio. Institucionalização da Sociologia. Sentido da presença. 1 |
description |
O objetivo deste trabalho é pensar a trajetória de institucionalização da Sociologia como disciplina escolar na Educação Básica. Para isso será analisado o discurso produzido pelos atores envolvidos acerca da sua obrigatoriedade em dois períodos: 1930/1940 e 1990/2000. Em relação ao primeiro período é analisada a carta de Miguel de Carvalho à Luis Vergara que contém um relato sobre o ensino de Sociologia, bem como, os programas da disciplina que consta o tipo de cidadão que se pretendia formar. Por sua vez, no segundo período são analisados os discursos de duas tramitações de Lei Federal - PL 3178/97 e PL 1641/03 "“ que visavam à aprovação da Sociologia como disciplina no Ensino Médio. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/529 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/529/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 3 (2015): Dossiê História do Ensino de Sociologia; 08-20 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949644942704640 |