A Sociologia e o vir-a-ser disciplina no Ensino Médio: definindo o objeto do ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eduardo Carvalho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/398
Resumo: A disciplina de sociologia foi reintroduzida somente a partir de 2008 após alguns anos de disputas e questionamentos acerca de sua inserção, tendo sido reclamada, notadamente após aparecer como tema transversal na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, num contexto de amplas transformações e reformas na sociedade brasileira. Neste artigo analiso o período compreendido entre os anos de 1996 e 2008, onde se caracterizou o processo recente de reinstitucionalização da sociologia no ensino médio brasileiro, processo ao qual chamarei aqui de vir-a­-ser disciplina. Ao olhar para esse período, busco fazer uma breve história da disciplina para demonstrar como que o seu projeto educativo foi sendo construído. Quer dizer, traço uma analise do passado para compreender o presente, pois, levo adiante a hipótese de que nesse período tivemos intensas disputas de significados em torno da futura disciplina de sociologia, que resultaram na confecção de um objeto de ensino sui generis, fato que nos remete a investigar tal conjuntura, seus agentes, discursos, capitais e políticas.
id GPCS-1_d024346a14dd7642ccfc5b1d03419ddc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/398
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling A Sociologia e o vir-a-ser disciplina no Ensino Médio: definindo o objeto do ensinoDisciplina escolar. Institucionalização. SociologiaA disciplina de sociologia foi reintroduzida somente a partir de 2008 após alguns anos de disputas e questionamentos acerca de sua inserção, tendo sido reclamada, notadamente após aparecer como tema transversal na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, num contexto de amplas transformações e reformas na sociedade brasileira. Neste artigo analiso o período compreendido entre os anos de 1996 e 2008, onde se caracterizou o processo recente de reinstitucionalização da sociologia no ensino médio brasileiro, processo ao qual chamarei aqui de vir-a­-ser disciplina. Ao olhar para esse período, busco fazer uma breve história da disciplina para demonstrar como que o seu projeto educativo foi sendo construído. Quer dizer, traço uma analise do passado para compreender o presente, pois, levo adiante a hipótese de que nesse período tivemos intensas disputas de significados em torno da futura disciplina de sociologia, que resultaram na confecção de um objeto de ensino sui generis, fato que nos remete a investigar tal conjuntura, seus agentes, discursos, capitais e políticas. Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2014-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/398Revista Café com Sociologia; v. 3 n. 3 (2014): ago./dez. 2014; 124-1402317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/398/pdfFerreira, Eduardo Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/398Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:52Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A Sociologia e o vir-a-ser disciplina no Ensino Médio: definindo o objeto do ensino
title A Sociologia e o vir-a-ser disciplina no Ensino Médio: definindo o objeto do ensino
spellingShingle A Sociologia e o vir-a-ser disciplina no Ensino Médio: definindo o objeto do ensino
Ferreira, Eduardo Carvalho
Disciplina escolar. Institucionalização. Sociologia
title_short A Sociologia e o vir-a-ser disciplina no Ensino Médio: definindo o objeto do ensino
title_full A Sociologia e o vir-a-ser disciplina no Ensino Médio: definindo o objeto do ensino
title_fullStr A Sociologia e o vir-a-ser disciplina no Ensino Médio: definindo o objeto do ensino
title_full_unstemmed A Sociologia e o vir-a-ser disciplina no Ensino Médio: definindo o objeto do ensino
title_sort A Sociologia e o vir-a-ser disciplina no Ensino Médio: definindo o objeto do ensino
author Ferreira, Eduardo Carvalho
author_facet Ferreira, Eduardo Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Eduardo Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina escolar. Institucionalização. Sociologia
topic Disciplina escolar. Institucionalização. Sociologia
description A disciplina de sociologia foi reintroduzida somente a partir de 2008 após alguns anos de disputas e questionamentos acerca de sua inserção, tendo sido reclamada, notadamente após aparecer como tema transversal na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, num contexto de amplas transformações e reformas na sociedade brasileira. Neste artigo analiso o período compreendido entre os anos de 1996 e 2008, onde se caracterizou o processo recente de reinstitucionalização da sociologia no ensino médio brasileiro, processo ao qual chamarei aqui de vir-a­-ser disciplina. Ao olhar para esse período, busco fazer uma breve história da disciplina para demonstrar como que o seu projeto educativo foi sendo construído. Quer dizer, traço uma analise do passado para compreender o presente, pois, levo adiante a hipótese de que nesse período tivemos intensas disputas de significados em torno da futura disciplina de sociologia, que resultaram na confecção de um objeto de ensino sui generis, fato que nos remete a investigar tal conjuntura, seus agentes, discursos, capitais e políticas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/398
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/398/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 3 n. 3 (2014): ago./dez. 2014; 124-140
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949644536905728