As perspectivas e o ingresso dos alunos de ensino médio de escola pública no Ensino Superior
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1170 |
Resumo: | ResumoEsse trabalho pretende discutir a forma como os alunos de uma escola pública de ensino médio no interior do Estado do Ceará têm pensado e vislumbrado as possibilidades de ingresso no ensino superior público, analisando as trajetórias dos alunos que estão cursando o 3º ano, período final dessa etapa de ensino, com a finalidade de compreender como tem sido a preparação, o incentivo e as prerrogativas que fazem com que estes alunos entendam o ensino superior como uma possibilidade de futuro. Ainda, analisamos as trajetórias dos alunos egressos que estão nas instituições públicas de ensino superior (Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE)). O processo metodológico da pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa. O principal instrumento adotado é a entrevista narrativa (EM) com estudantes concludentes e egressos da escola Almir Pinto. A análise dos dados coletados durante a pesquisa foi feita a luz das teorias sobre trajetórias juvenis no ensino médio de autores como Juarez Dayrell (2007), sucesso escolar tratada por Bernard Lahire (1997), e as teorias que envolvem o contexto educacional das classes populares, discutidas por Pierre Bourdieu (1975) e Paulo Freire (2013). Palavras-Chave:Ensino médio. Escola pública. Ensino superior. AbstractThis work aims to discuss the way students from a public high school in the interior of the state have thought and envisioned the possibilities of entering public higher education, analyzing the trajectories of students who are in the 3rd year, the final period of this stage of education. teaching, to understand the preparation, encouragement, and prerogatives that make these students understand higher education as a possibility of the future. Also, we analyze the trajectories of the graduating students who are in public institutions of higher education (Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade da Integração internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) and the Instituto Federal do Ceará (IFCE)). The methodological process of the research consists of a qualitative approach. The main instrument adopted is the narrative interview (MS) with graduating students and graduates from Almir Pinto school. The analysis of the data collected during the research was made in light of theories about youth trajectories in high school by authors such as Juarez Dayrell (2007), school success addressed by Bernard Lahire (1997), and theories that involve the educational context of the popular classes. , discussed by Pierre Bourdieu (1975) and Paulo Freire (2013).Keywords: High School. Public school. Higher education. |
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As perspectivas e o ingresso dos alunos de ensino médio de escola pública no Ensino SuperiorEnsino médio. Escola pública. Ensino superior.ResumoEsse trabalho pretende discutir a forma como os alunos de uma escola pública de ensino médio no interior do Estado do Ceará têm pensado e vislumbrado as possibilidades de ingresso no ensino superior público, analisando as trajetórias dos alunos que estão cursando o 3º ano, período final dessa etapa de ensino, com a finalidade de compreender como tem sido a preparação, o incentivo e as prerrogativas que fazem com que estes alunos entendam o ensino superior como uma possibilidade de futuro. Ainda, analisamos as trajetórias dos alunos egressos que estão nas instituições públicas de ensino superior (Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE)). O processo metodológico da pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa. O principal instrumento adotado é a entrevista narrativa (EM) com estudantes concludentes e egressos da escola Almir Pinto. A análise dos dados coletados durante a pesquisa foi feita a luz das teorias sobre trajetórias juvenis no ensino médio de autores como Juarez Dayrell (2007), sucesso escolar tratada por Bernard Lahire (1997), e as teorias que envolvem o contexto educacional das classes populares, discutidas por Pierre Bourdieu (1975) e Paulo Freire (2013). Palavras-Chave:Ensino médio. Escola pública. Ensino superior. AbstractThis work aims to discuss the way students from a public high school in the interior of the state have thought and envisioned the possibilities of entering public higher education, analyzing the trajectories of students who are in the 3rd year, the final period of this stage of education. teaching, to understand the preparation, encouragement, and prerogatives that make these students understand higher education as a possibility of the future. Also, we analyze the trajectories of the graduating students who are in public institutions of higher education (Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade da Integração internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) and the Instituto Federal do Ceará (IFCE)). The methodological process of the research consists of a qualitative approach. The main instrument adopted is the narrative interview (MS) with graduating students and graduates from Almir Pinto school. The analysis of the data collected during the research was made in light of theories about youth trajectories in high school by authors such as Juarez Dayrell (2007), school success addressed by Bernard Lahire (1997), and theories that involve the educational context of the popular classes. , discussed by Pierre Bourdieu (1975) and Paulo Freire (2013).Keywords: High School. Public school. Higher education.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2020-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1170Revista Café com Sociologia; v. 8 n. 2 (2019): Ago./dez. 2019; 121-1382317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1170/pdfCopyright (c) 2020 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Eduarda Freitas2020-08-22T10:59:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1170Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2020-08-22T10:59:53Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
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