Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46817 |
Resumo: | O trabalho discute resultados de uma pesquisa que identifica e analisa projetos e aspirações de continuidade dos estudos de alunos do ensino médio de uma escola estadual da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Busca-se compreender as formas de presença da escola e da família na elaboração dos projetos de vida. A discussão se baseia nos dados coletados por meio de questionários autoaplicados dirigidos aos alunos. Foram realizados cruzamentos entre a variável resposta (se o aluno pretende cursar o ensino superior) e as variáveis relacionadas às características adscritivas dos alunos, à trajetória escolar, ao contexto familiar e escolar. A partir dos cruzamentos, foram selecionadas as variáveis que indicavam associação com a variável resposta e estimado um modelo de regressão logística que buscou analisar os fatores associados às aspirações dos alunos em cursar o ensino superior. Os achados indicaram que três características distinguem mais os alunos em termos de aspirações de continuidade de estudos: sexo, renda familiar e incentivo da família. |
id |
UFPR-4_75beb355e794892dc338af1dddff989a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/46817 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola públicaEducaçãoProjetos de vida; Aspirações escolares; Ensino médio; Ensino superiorSociologia da EducaçãoO trabalho discute resultados de uma pesquisa que identifica e analisa projetos e aspirações de continuidade dos estudos de alunos do ensino médio de uma escola estadual da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Busca-se compreender as formas de presença da escola e da família na elaboração dos projetos de vida. A discussão se baseia nos dados coletados por meio de questionários autoaplicados dirigidos aos alunos. Foram realizados cruzamentos entre a variável resposta (se o aluno pretende cursar o ensino superior) e as variáveis relacionadas às características adscritivas dos alunos, à trajetória escolar, ao contexto familiar e escolar. A partir dos cruzamentos, foram selecionadas as variáveis que indicavam associação com a variável resposta e estimado um modelo de regressão logística que buscou analisar os fatores associados às aspirações dos alunos em cursar o ensino superior. Os achados indicaram que três características distinguem mais os alunos em termos de aspirações de continuidade de estudos: sexo, renda familiar e incentivo da família.UFPRFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FapemigBraga, Maria JoséXavier, Flavia Pereira2017-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46817Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 245-259Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 245-259Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 245-2591984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46817/29857https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46817/30233Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:01:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/46817Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:01:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública |
title |
Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública |
spellingShingle |
Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública Braga, Maria José Educação Projetos de vida; Aspirações escolares; Ensino médio; Ensino superior Sociologia da Educação |
title_short |
Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública |
title_full |
Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública |
title_fullStr |
Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública |
title_full_unstemmed |
Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública |
title_sort |
Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública |
author |
Braga, Maria José |
author_facet |
Braga, Maria José Xavier, Flavia Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Xavier, Flavia Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Maria José Xavier, Flavia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Projetos de vida; Aspirações escolares; Ensino médio; Ensino superior Sociologia da Educação |
topic |
Educação Projetos de vida; Aspirações escolares; Ensino médio; Ensino superior Sociologia da Educação |
description |
O trabalho discute resultados de uma pesquisa que identifica e analisa projetos e aspirações de continuidade dos estudos de alunos do ensino médio de uma escola estadual da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Busca-se compreender as formas de presença da escola e da família na elaboração dos projetos de vida. A discussão se baseia nos dados coletados por meio de questionários autoaplicados dirigidos aos alunos. Foram realizados cruzamentos entre a variável resposta (se o aluno pretende cursar o ensino superior) e as variáveis relacionadas às características adscritivas dos alunos, à trajetória escolar, ao contexto familiar e escolar. A partir dos cruzamentos, foram selecionadas as variáveis que indicavam associação com a variável resposta e estimado um modelo de regressão logística que buscou analisar os fatores associados às aspirações dos alunos em cursar o ensino superior. Os achados indicaram que três características distinguem mais os alunos em termos de aspirações de continuidade de estudos: sexo, renda familiar e incentivo da família. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46817 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46817/29857 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46817/30233 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 245-259 Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 245-259 Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 245-259 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711895965401088 |