Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Maria José
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Xavier, Flavia Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46817
Resumo: O trabalho discute resultados de uma pesquisa que identifica e analisa projetos e aspirações de continuidade dos estudos de alunos do ensino médio de uma escola estadual da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Busca-se compreender as formas de presença da escola e da família na elaboração dos projetos de vida. A discussão se baseia nos dados coletados por meio de questionários autoaplicados dirigidos aos alunos. Foram realizados cruzamentos entre a variável resposta (se o aluno pretende cursar o ensino superior) e as variáveis relacionadas às características adscritivas dos alunos, à trajetória escolar, ao contexto familiar e escolar. A partir dos cruzamentos, foram selecionadas as variáveis que indicavam associação com a variável resposta e estimado um modelo de regressão logística que buscou analisar os fatores associados às aspirações dos alunos em cursar o ensino superior. Os achados indicaram que três características distinguem mais os alunos em termos de aspirações de continuidade de estudos: sexo, renda familiar e incentivo da família.
id UFPR-4_75beb355e794892dc338af1dddff989a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/46817
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola públicaEducaçãoProjetos de vida; Aspirações escolares; Ensino médio; Ensino superiorSociologia da EducaçãoO trabalho discute resultados de uma pesquisa que identifica e analisa projetos e aspirações de continuidade dos estudos de alunos do ensino médio de uma escola estadual da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Busca-se compreender as formas de presença da escola e da família na elaboração dos projetos de vida. A discussão se baseia nos dados coletados por meio de questionários autoaplicados dirigidos aos alunos. Foram realizados cruzamentos entre a variável resposta (se o aluno pretende cursar o ensino superior) e as variáveis relacionadas às características adscritivas dos alunos, à trajetória escolar, ao contexto familiar e escolar. A partir dos cruzamentos, foram selecionadas as variáveis que indicavam associação com a variável resposta e estimado um modelo de regressão logística que buscou analisar os fatores associados às aspirações dos alunos em cursar o ensino superior. Os achados indicaram que três características distinguem mais os alunos em termos de aspirações de continuidade de estudos: sexo, renda familiar e incentivo da família.UFPRFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FapemigBraga, Maria JoséXavier, Flavia Pereira2017-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46817Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 245-259Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 245-259Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 245-2591984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46817/29857https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46817/30233Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:01:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/46817Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:01:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública
title Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública
spellingShingle Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública
Braga, Maria José
Educação
Projetos de vida; Aspirações escolares; Ensino médio; Ensino superior
Sociologia da Educação
title_short Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública
title_full Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública
title_fullStr Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública
title_full_unstemmed Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública
title_sort Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública
author Braga, Maria José
author_facet Braga, Maria José
Xavier, Flavia Pereira
author_role author
author2 Xavier, Flavia Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Maria José
Xavier, Flavia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Projetos de vida; Aspirações escolares; Ensino médio; Ensino superior
Sociologia da Educação
topic Educação
Projetos de vida; Aspirações escolares; Ensino médio; Ensino superior
Sociologia da Educação
description O trabalho discute resultados de uma pesquisa que identifica e analisa projetos e aspirações de continuidade dos estudos de alunos do ensino médio de uma escola estadual da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Busca-se compreender as formas de presença da escola e da família na elaboração dos projetos de vida. A discussão se baseia nos dados coletados por meio de questionários autoaplicados dirigidos aos alunos. Foram realizados cruzamentos entre a variável resposta (se o aluno pretende cursar o ensino superior) e as variáveis relacionadas às características adscritivas dos alunos, à trajetória escolar, ao contexto familiar e escolar. A partir dos cruzamentos, foram selecionadas as variáveis que indicavam associação com a variável resposta e estimado um modelo de regressão logística que buscou analisar os fatores associados às aspirações dos alunos em cursar o ensino superior. Os achados indicaram que três características distinguem mais os alunos em termos de aspirações de continuidade de estudos: sexo, renda familiar e incentivo da família.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46817
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46817/29857
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46817/30233
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 245-259
Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 245-259
Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 245-259
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895965401088