Investigação dos processos de transposição didática interna e externa do conteúdo “Misturas” para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10859 |
Resumo: | A transposição didática é um processo pelo qual o saber produzido no âmbito científico é transposto para o conhecimento construído em sala de aula. É um processo realizado em duas etapas: externa e interna. A externa refere-se a escolha, feita por um grupo de pessoas, dos conceitos científicos de base que que serão parte do currículo e dos livros didáticos. Essa etapa é marcada pela generalização e fragmentação do conteúdo para sua difusão. A interna consiste na utilização dos primeira etapa para elaborar o conhecimento destinada à sala de aula, com o intuito de torna-lo desfragmentado e significativo de acordo com os objetivos do professor e contexto dos alunos. Como em todo o processo, na transposição didática podem ocorrer intercorrências como acrescimentos, supressões, deformações e criações didáticas. Por isso, é importante entender como o professor reconhece esse processo e utiliza o livro didático com parte dele. Este estudo teve como objetivo verificar as intercorrências da transposição didática pela comparação de livros didáticos em um texto de referência e de identificar os processos da transposição didática interna (repersonalização, recontextualização e retemporização) em entrevistas com professores. Em relação à etapa externa foi possível verificar acrescimenos, com elementos do cotidiano, e supressões, que podem ser explicadas pela programabilidade. Em relação à interna, foi possível perceber que os professores não conhecem em profundidade o conceito, mas realizam ainda assim a recontextualização e retomporalização. Não foi possível perceber de maneira clara a repersonalização. Dessa forma, defende-se que a entendimento do conceito pode auxiliar os professores na escolha crítica de materiais didáticos e na intencionalidade na realização dos processos da transposição didática interna. |
id |
UTFPR-13_14e77d8ba4e178b93ee2d971be60c2ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/10859 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigação dos processos de transposição didática interna e externa do conteúdo “Misturas” para o ensino médioEducação. Ensino-AprendizagemTransposição Didática; Ensino de Ciências; Processo de ensino-aprendizagemA transposição didática é um processo pelo qual o saber produzido no âmbito científico é transposto para o conhecimento construído em sala de aula. É um processo realizado em duas etapas: externa e interna. A externa refere-se a escolha, feita por um grupo de pessoas, dos conceitos científicos de base que que serão parte do currículo e dos livros didáticos. Essa etapa é marcada pela generalização e fragmentação do conteúdo para sua difusão. A interna consiste na utilização dos primeira etapa para elaborar o conhecimento destinada à sala de aula, com o intuito de torna-lo desfragmentado e significativo de acordo com os objetivos do professor e contexto dos alunos. Como em todo o processo, na transposição didática podem ocorrer intercorrências como acrescimentos, supressões, deformações e criações didáticas. Por isso, é importante entender como o professor reconhece esse processo e utiliza o livro didático com parte dele. Este estudo teve como objetivo verificar as intercorrências da transposição didática pela comparação de livros didáticos em um texto de referência e de identificar os processos da transposição didática interna (repersonalização, recontextualização e retemporização) em entrevistas com professores. Em relação à etapa externa foi possível verificar acrescimenos, com elementos do cotidiano, e supressões, que podem ser explicadas pela programabilidade. Em relação à interna, foi possível perceber que os professores não conhecem em profundidade o conceito, mas realizam ainda assim a recontextualização e retomporalização. Não foi possível perceber de maneira clara a repersonalização. Dessa forma, defende-se que a entendimento do conceito pode auxiliar os professores na escolha crítica de materiais didáticos e na intencionalidade na realização dos processos da transposição didática interna.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pagliochi, Jessica dos SantosDa Silva, Graziele Del SentStadler, João PauloBorges, Aline Rocha2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1085910.3895/actio.v1n1.10859ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10859/6992Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:52Zoai:periodicos.utfpr:article/10859Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:52Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação dos processos de transposição didática interna e externa do conteúdo “Misturas” para o ensino médio |
title |
Investigação dos processos de transposição didática interna e externa do conteúdo “Misturas” para o ensino médio |
spellingShingle |
Investigação dos processos de transposição didática interna e externa do conteúdo “Misturas” para o ensino médio Pagliochi, Jessica dos Santos Educação. Ensino-Aprendizagem Transposição Didática; Ensino de Ciências; Processo de ensino-aprendizagem |
title_short |
Investigação dos processos de transposição didática interna e externa do conteúdo “Misturas” para o ensino médio |
title_full |
Investigação dos processos de transposição didática interna e externa do conteúdo “Misturas” para o ensino médio |
title_fullStr |
Investigação dos processos de transposição didática interna e externa do conteúdo “Misturas” para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Investigação dos processos de transposição didática interna e externa do conteúdo “Misturas” para o ensino médio |
title_sort |
Investigação dos processos de transposição didática interna e externa do conteúdo “Misturas” para o ensino médio |
author |
Pagliochi, Jessica dos Santos |
author_facet |
Pagliochi, Jessica dos Santos Da Silva, Graziele Del Sent Stadler, João Paulo Borges, Aline Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Da Silva, Graziele Del Sent Stadler, João Paulo Borges, Aline Rocha |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pagliochi, Jessica dos Santos Da Silva, Graziele Del Sent Stadler, João Paulo Borges, Aline Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Ensino-Aprendizagem Transposição Didática; Ensino de Ciências; Processo de ensino-aprendizagem |
topic |
Educação. Ensino-Aprendizagem Transposição Didática; Ensino de Ciências; Processo de ensino-aprendizagem |
description |
A transposição didática é um processo pelo qual o saber produzido no âmbito científico é transposto para o conhecimento construído em sala de aula. É um processo realizado em duas etapas: externa e interna. A externa refere-se a escolha, feita por um grupo de pessoas, dos conceitos científicos de base que que serão parte do currículo e dos livros didáticos. Essa etapa é marcada pela generalização e fragmentação do conteúdo para sua difusão. A interna consiste na utilização dos primeira etapa para elaborar o conhecimento destinada à sala de aula, com o intuito de torna-lo desfragmentado e significativo de acordo com os objetivos do professor e contexto dos alunos. Como em todo o processo, na transposição didática podem ocorrer intercorrências como acrescimentos, supressões, deformações e criações didáticas. Por isso, é importante entender como o professor reconhece esse processo e utiliza o livro didático com parte dele. Este estudo teve como objetivo verificar as intercorrências da transposição didática pela comparação de livros didáticos em um texto de referência e de identificar os processos da transposição didática interna (repersonalização, recontextualização e retemporização) em entrevistas com professores. Em relação à etapa externa foi possível verificar acrescimenos, com elementos do cotidiano, e supressões, que podem ser explicadas pela programabilidade. Em relação à interna, foi possível perceber que os professores não conhecem em profundidade o conceito, mas realizam ainda assim a recontextualização e retomporalização. Não foi possível perceber de maneira clara a repersonalização. Dessa forma, defende-se que a entendimento do conceito pode auxiliar os professores na escolha crítica de materiais didáticos e na intencionalidade na realização dos processos da transposição didática interna. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10859 10.3895/actio.v1n1.10859 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10859 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v1n1.10859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10859/6992 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral 2525-8923 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983666364416 |