O Ensino da Sociologia no Brasil: Perspectiva de análise a partir da História das Disciplinas Escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cigales, Marcelo Pinheiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/100
Resumo: A história do ensino da sociologia ainda desperta pouca atenção dos sociólogos e historiadores no Brasil, visto a pequena produção de dissertações e teses do tema nos Programas de Pós-graduação do país. Porém na Europa já existe uma preocupação que é cada vez mais crescente entre os professores de conhecer a trajetória histórica de suas disciplinas. Justamente com essa preocupação que se desenvolveu a História das Disciplinas Escolares - HDE. Conforme Jean-Claude Forquim a HDE tem entre seus objetivos contribuir para desnaturalizar a percepção de que "tudo sempre foi assim", mostrando que nas disciplinas escolares, os conteúdos, programas, livros e perfil dos docentes, estão vinculados de um lado, na configuração de um campo escolar específico e de outro, na configuração de um campo social caracterizado pela coexistência de grupos sociais com interesses divergentes e com postulações ideológicas e culturais heterogêneas, para os quais a escolarização constitui um trunfo social, político e simbólico. Partindo dessa visão, este artigo busca compreender algumas características da formação da disciplina de sociologia no Brasil. A metodologia esta baseada na revisão bibliográfica sobre o tema. Entre os principais resultados podemos considerar que a disciplina de sociologia teve início ainda no século XIX, no entanto, seu estudo sistematizado e corporificado em disciplina escolar deu-se a partir do final da década de 1920, quando foi introduzida no currículo do ensino secundário. Desde então houve uma maior produção de livros didáticos tanto por intelectuais ligados a Igreja Católica como Alceu Amoroso Lima quanto pelos representantes da Escola Nova, com destaque para Fernando de Azevedo.
id GPCS-1_7871557048ac5319dddba1d9191e61ca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/100
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling O Ensino da Sociologia no Brasil: Perspectiva de análise a partir da História das Disciplinas EscolaresEnsino de SociologiaHistória das Disciplinas EscolaresEscolanovismoIgreja Católica.A história do ensino da sociologia ainda desperta pouca atenção dos sociólogos e historiadores no Brasil, visto a pequena produção de dissertações e teses do tema nos Programas de Pós-graduação do país. Porém na Europa já existe uma preocupação que é cada vez mais crescente entre os professores de conhecer a trajetória histórica de suas disciplinas. Justamente com essa preocupação que se desenvolveu a História das Disciplinas Escolares - HDE. Conforme Jean-Claude Forquim a HDE tem entre seus objetivos contribuir para desnaturalizar a percepção de que "tudo sempre foi assim", mostrando que nas disciplinas escolares, os conteúdos, programas, livros e perfil dos docentes, estão vinculados de um lado, na configuração de um campo escolar específico e de outro, na configuração de um campo social caracterizado pela coexistência de grupos sociais com interesses divergentes e com postulações ideológicas e culturais heterogêneas, para os quais a escolarização constitui um trunfo social, político e simbólico. Partindo dessa visão, este artigo busca compreender algumas características da formação da disciplina de sociologia no Brasil. A metodologia esta baseada na revisão bibliográfica sobre o tema. Entre os principais resultados podemos considerar que a disciplina de sociologia teve início ainda no século XIX, no entanto, seu estudo sistematizado e corporificado em disciplina escolar deu-se a partir do final da década de 1920, quando foi introduzida no currículo do ensino secundário. Desde então houve uma maior produção de livros didáticos tanto por intelectuais ligados a Igreja Católica como Alceu Amoroso Lima quanto pelos representantes da Escola Nova, com destaque para Fernando de Azevedo.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2014-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/100Revista Café com Sociologia; v. 3 n. 1 (2014): jan./abr. 2014. Dossiê Ensino de Sociologia; 49-672317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/100/pdfCigales, Marcelo Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/100Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:52Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino da Sociologia no Brasil: Perspectiva de análise a partir da História das Disciplinas Escolares
title O Ensino da Sociologia no Brasil: Perspectiva de análise a partir da História das Disciplinas Escolares
spellingShingle O Ensino da Sociologia no Brasil: Perspectiva de análise a partir da História das Disciplinas Escolares
Cigales, Marcelo Pinheiro
Ensino de Sociologia
História das Disciplinas Escolares
Escolanovismo
Igreja Católica.
title_short O Ensino da Sociologia no Brasil: Perspectiva de análise a partir da História das Disciplinas Escolares
title_full O Ensino da Sociologia no Brasil: Perspectiva de análise a partir da História das Disciplinas Escolares
title_fullStr O Ensino da Sociologia no Brasil: Perspectiva de análise a partir da História das Disciplinas Escolares
title_full_unstemmed O Ensino da Sociologia no Brasil: Perspectiva de análise a partir da História das Disciplinas Escolares
title_sort O Ensino da Sociologia no Brasil: Perspectiva de análise a partir da História das Disciplinas Escolares
author Cigales, Marcelo Pinheiro
author_facet Cigales, Marcelo Pinheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cigales, Marcelo Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Sociologia
História das Disciplinas Escolares
Escolanovismo
Igreja Católica.
topic Ensino de Sociologia
História das Disciplinas Escolares
Escolanovismo
Igreja Católica.
description A história do ensino da sociologia ainda desperta pouca atenção dos sociólogos e historiadores no Brasil, visto a pequena produção de dissertações e teses do tema nos Programas de Pós-graduação do país. Porém na Europa já existe uma preocupação que é cada vez mais crescente entre os professores de conhecer a trajetória histórica de suas disciplinas. Justamente com essa preocupação que se desenvolveu a História das Disciplinas Escolares - HDE. Conforme Jean-Claude Forquim a HDE tem entre seus objetivos contribuir para desnaturalizar a percepção de que "tudo sempre foi assim", mostrando que nas disciplinas escolares, os conteúdos, programas, livros e perfil dos docentes, estão vinculados de um lado, na configuração de um campo escolar específico e de outro, na configuração de um campo social caracterizado pela coexistência de grupos sociais com interesses divergentes e com postulações ideológicas e culturais heterogêneas, para os quais a escolarização constitui um trunfo social, político e simbólico. Partindo dessa visão, este artigo busca compreender algumas características da formação da disciplina de sociologia no Brasil. A metodologia esta baseada na revisão bibliográfica sobre o tema. Entre os principais resultados podemos considerar que a disciplina de sociologia teve início ainda no século XIX, no entanto, seu estudo sistematizado e corporificado em disciplina escolar deu-se a partir do final da década de 1920, quando foi introduzida no currículo do ensino secundário. Desde então houve uma maior produção de livros didáticos tanto por intelectuais ligados a Igreja Católica como Alceu Amoroso Lima quanto pelos representantes da Escola Nova, com destaque para Fernando de Azevedo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/100
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/100/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 3 n. 1 (2014): jan./abr. 2014. Dossiê Ensino de Sociologia; 49-67
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949644440436736