Sociologia no Ensino Médio: uma análise histórica e comparada das propostas curriculares estaduais (Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Anjos, Bruna Lucila de Gois
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/566
Resumo: O objeto deste trabalho é a análise e comparação do ponto de vista histórico e social das propostas curriculares de três diferentes estados, a saber: Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Sendo a temática desta investigação voltada à questão da história da disciplina escolar Sociologia nos diferentes contextos educacionais estaduais. Pretende-se avaliar em que medida os diferentes processos históricos de implementação da disciplina e dos currículos podem influenciar as propostas curriculares. Para direcionar nossa investigação, a perspectiva teórica de currículo a ser adotada é a de Ivor Goodson. Este autor nos orienta a analisar o currículo, como um documento de construção histórica. O recorte temporal considera a reintrodução da disciplina nas grades curriculares, partindo assim da obrigatoriedade em 2008. Para isto, os currículos analisados serão: Paraná (2008), Rio de Janeiro (2012) e São Paulo (2010). A metodologia deste trabalho será a análise documental comparada, por meio de bibliografia sobre o tema, além de uma investigação histórica. Através da análise documental e histórica das propostas curriculares dos diferentes estados poderemos constatar quais são os conteúdos escolares de Sociologia que mais tem expressão nos currículos, e assim percebermos como está configurado o ensino de Sociologia em diferentes contextos escolares.
id GPCS-1_8058540115d2b213ae60aaad05753519
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/566
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling Sociologia no Ensino Médio: uma análise histórica e comparada das propostas curriculares estaduais (Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo)sociologia no ensino médiocurrículohistória da disciplinaO objeto deste trabalho é a análise e comparação do ponto de vista histórico e social das propostas curriculares de três diferentes estados, a saber: Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Sendo a temática desta investigação voltada à questão da história da disciplina escolar Sociologia nos diferentes contextos educacionais estaduais. Pretende-se avaliar em que medida os diferentes processos históricos de implementação da disciplina e dos currículos podem influenciar as propostas curriculares. Para direcionar nossa investigação, a perspectiva teórica de currículo a ser adotada é a de Ivor Goodson. Este autor nos orienta a analisar o currículo, como um documento de construção histórica. O recorte temporal considera a reintrodução da disciplina nas grades curriculares, partindo assim da obrigatoriedade em 2008. Para isto, os currículos analisados serão: Paraná (2008), Rio de Janeiro (2012) e São Paulo (2010). A metodologia deste trabalho será a análise documental comparada, por meio de bibliografia sobre o tema, além de uma investigação histórica. Através da análise documental e histórica das propostas curriculares dos diferentes estados poderemos constatar quais são os conteúdos escolares de Sociologia que mais tem expressão nos currículos, e assim percebermos como está configurado o ensino de Sociologia em diferentes contextos escolares.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/566Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 3 (2015): Dossiê História do Ensino de Sociologia; 59-752317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/566/pdfdos Anjos, Bruna Lucila de Goisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-24T16:04:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/566Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2016-08-24T16:04:13Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociologia no Ensino Médio: uma análise histórica e comparada das propostas curriculares estaduais (Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo)
title Sociologia no Ensino Médio: uma análise histórica e comparada das propostas curriculares estaduais (Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo)
spellingShingle Sociologia no Ensino Médio: uma análise histórica e comparada das propostas curriculares estaduais (Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo)
dos Anjos, Bruna Lucila de Gois
sociologia no ensino médio
currículo
história da disciplina
title_short Sociologia no Ensino Médio: uma análise histórica e comparada das propostas curriculares estaduais (Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo)
title_full Sociologia no Ensino Médio: uma análise histórica e comparada das propostas curriculares estaduais (Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo)
title_fullStr Sociologia no Ensino Médio: uma análise histórica e comparada das propostas curriculares estaduais (Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo)
title_full_unstemmed Sociologia no Ensino Médio: uma análise histórica e comparada das propostas curriculares estaduais (Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo)
title_sort Sociologia no Ensino Médio: uma análise histórica e comparada das propostas curriculares estaduais (Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo)
author dos Anjos, Bruna Lucila de Gois
author_facet dos Anjos, Bruna Lucila de Gois
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Anjos, Bruna Lucila de Gois
dc.subject.por.fl_str_mv sociologia no ensino médio
currículo
história da disciplina
topic sociologia no ensino médio
currículo
história da disciplina
description O objeto deste trabalho é a análise e comparação do ponto de vista histórico e social das propostas curriculares de três diferentes estados, a saber: Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Sendo a temática desta investigação voltada à questão da história da disciplina escolar Sociologia nos diferentes contextos educacionais estaduais. Pretende-se avaliar em que medida os diferentes processos históricos de implementação da disciplina e dos currículos podem influenciar as propostas curriculares. Para direcionar nossa investigação, a perspectiva teórica de currículo a ser adotada é a de Ivor Goodson. Este autor nos orienta a analisar o currículo, como um documento de construção histórica. O recorte temporal considera a reintrodução da disciplina nas grades curriculares, partindo assim da obrigatoriedade em 2008. Para isto, os currículos analisados serão: Paraná (2008), Rio de Janeiro (2012) e São Paulo (2010). A metodologia deste trabalho será a análise documental comparada, por meio de bibliografia sobre o tema, além de uma investigação histórica. Através da análise documental e histórica das propostas curriculares dos diferentes estados poderemos constatar quais são os conteúdos escolares de Sociologia que mais tem expressão nos currículos, e assim percebermos como está configurado o ensino de Sociologia em diferentes contextos escolares.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/566
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/566/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 3 (2015): Dossiê História do Ensino de Sociologia; 59-75
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949644953190400