O lugar da antropologia na formação de educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosistolato, Rodrigo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: do Prado, Ana Pires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/517
Resumo: O trabalho tem o objetivo de descrever e analisar o ensino de antropologia em três espaços de atuação profissional dos autores. O primeiro deles é o curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O segundo, a pós-graduação em Educação, da mesma Universidade. Além desses, um curso de extensão para a formação de gestores de escolas do Rio de Janeiro. Apresentaremos as estratégias estabelecidas para cada espaço de ensino e os resultados produzidos. Indicamos, de início, que o ensino de antropologia para educadores depende da desconstrução de visões pessoais e pedagógicas relacionadas à escola. Os estudantes tendem a generalizar suas experiências individuais na escola quando desejam falar da escola. As ciências sociais tendem a desfragmentar conhecimentos anteriormente acumulados, o que leva os estudantes a indagarem sobre a presença de disciplinas como Antropologia e Sociologia na graduação. Suas dúvidas são orientadas por uma concepção de curso que percebe a educação como algo que se faz em oposição a algo que se pensa. Por outro lado, na pós-graduação, os alunos tendem a ver a antropologia como uma ferramenta. Essa tensão imaginada entre prática educacional e pesquisa científica também emerge nos debates do curso de extensão oferecido a profissionais já graduados e responsáveis pela gestão de escolas. Ela será a chave interpretativa utilizada nesse trabalho como tentativa inicial de compreender o lugar da antropologia na formação de educadores.
id GPCS-1_c8ec5da6df882c04c908c3119ba5cda0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/517
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling O lugar da antropologia na formação de educadoresensino de antropologiaformação de educadoresescrita antropológicaO trabalho tem o objetivo de descrever e analisar o ensino de antropologia em três espaços de atuação profissional dos autores. O primeiro deles é o curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O segundo, a pós-graduação em Educação, da mesma Universidade. Além desses, um curso de extensão para a formação de gestores de escolas do Rio de Janeiro. Apresentaremos as estratégias estabelecidas para cada espaço de ensino e os resultados produzidos. Indicamos, de início, que o ensino de antropologia para educadores depende da desconstrução de visões pessoais e pedagógicas relacionadas à escola. Os estudantes tendem a generalizar suas experiências individuais na escola quando desejam falar da escola. As ciências sociais tendem a desfragmentar conhecimentos anteriormente acumulados, o que leva os estudantes a indagarem sobre a presença de disciplinas como Antropologia e Sociologia na graduação. Suas dúvidas são orientadas por uma concepção de curso que percebe a educação como algo que se faz em oposição a algo que se pensa. Por outro lado, na pós-graduação, os alunos tendem a ver a antropologia como uma ferramenta. Essa tensão imaginada entre prática educacional e pesquisa científica também emerge nos debates do curso de extensão oferecido a profissionais já graduados e responsáveis pela gestão de escolas. Ela será a chave interpretativa utilizada nesse trabalho como tentativa inicial de compreender o lugar da antropologia na formação de educadores.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2015-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/517Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 2 (2015): mai./jul. 2015. Dossiê Ensino de Antropologia; 98-1112317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/517/pdf_1Rosistolato, Rodrigodo Prado, Ana Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/517Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:54Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar da antropologia na formação de educadores
title O lugar da antropologia na formação de educadores
spellingShingle O lugar da antropologia na formação de educadores
Rosistolato, Rodrigo
ensino de antropologia
formação de educadores
escrita antropológica
title_short O lugar da antropologia na formação de educadores
title_full O lugar da antropologia na formação de educadores
title_fullStr O lugar da antropologia na formação de educadores
title_full_unstemmed O lugar da antropologia na formação de educadores
title_sort O lugar da antropologia na formação de educadores
author Rosistolato, Rodrigo
author_facet Rosistolato, Rodrigo
do Prado, Ana Pires
author_role author
author2 do Prado, Ana Pires
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosistolato, Rodrigo
do Prado, Ana Pires
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de antropologia
formação de educadores
escrita antropológica
topic ensino de antropologia
formação de educadores
escrita antropológica
description O trabalho tem o objetivo de descrever e analisar o ensino de antropologia em três espaços de atuação profissional dos autores. O primeiro deles é o curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O segundo, a pós-graduação em Educação, da mesma Universidade. Além desses, um curso de extensão para a formação de gestores de escolas do Rio de Janeiro. Apresentaremos as estratégias estabelecidas para cada espaço de ensino e os resultados produzidos. Indicamos, de início, que o ensino de antropologia para educadores depende da desconstrução de visões pessoais e pedagógicas relacionadas à escola. Os estudantes tendem a generalizar suas experiências individuais na escola quando desejam falar da escola. As ciências sociais tendem a desfragmentar conhecimentos anteriormente acumulados, o que leva os estudantes a indagarem sobre a presença de disciplinas como Antropologia e Sociologia na graduação. Suas dúvidas são orientadas por uma concepção de curso que percebe a educação como algo que se faz em oposição a algo que se pensa. Por outro lado, na pós-graduação, os alunos tendem a ver a antropologia como uma ferramenta. Essa tensão imaginada entre prática educacional e pesquisa científica também emerge nos debates do curso de extensão oferecido a profissionais já graduados e responsáveis pela gestão de escolas. Ela será a chave interpretativa utilizada nesse trabalho como tentativa inicial de compreender o lugar da antropologia na formação de educadores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/517
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/517/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 2 (2015): mai./jul. 2015. Dossiê Ensino de Antropologia; 98-111
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949644933267456