O lugar da antropologia na formação de educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/517 |
Resumo: | O trabalho tem o objetivo de descrever e analisar o ensino de antropologia em três espaços de atuação profissional dos autores. O primeiro deles é o curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O segundo, a pós-graduação em Educação, da mesma Universidade. Além desses, um curso de extensão para a formação de gestores de escolas do Rio de Janeiro. Apresentaremos as estratégias estabelecidas para cada espaço de ensino e os resultados produzidos. Indicamos, de início, que o ensino de antropologia para educadores depende da desconstrução de visões pessoais e pedagógicas relacionadas à escola. Os estudantes tendem a generalizar suas experiências individuais na escola quando desejam falar da escola. As ciências sociais tendem a desfragmentar conhecimentos anteriormente acumulados, o que leva os estudantes a indagarem sobre a presença de disciplinas como Antropologia e Sociologia na graduação. Suas dúvidas são orientadas por uma concepção de curso que percebe a educação como algo que se faz em oposição a algo que se pensa. Por outro lado, na pós-graduação, os alunos tendem a ver a antropologia como uma ferramenta. Essa tensão imaginada entre prática educacional e pesquisa científica também emerge nos debates do curso de extensão oferecido a profissionais já graduados e responsáveis pela gestão de escolas. Ela será a chave interpretativa utilizada nesse trabalho como tentativa inicial de compreender o lugar da antropologia na formação de educadores. |
id |
GPCS-1_c8ec5da6df882c04c908c3119ba5cda0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/517 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O lugar da antropologia na formação de educadoresensino de antropologiaformação de educadoresescrita antropológicaO trabalho tem o objetivo de descrever e analisar o ensino de antropologia em três espaços de atuação profissional dos autores. O primeiro deles é o curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O segundo, a pós-graduação em Educação, da mesma Universidade. Além desses, um curso de extensão para a formação de gestores de escolas do Rio de Janeiro. Apresentaremos as estratégias estabelecidas para cada espaço de ensino e os resultados produzidos. Indicamos, de início, que o ensino de antropologia para educadores depende da desconstrução de visões pessoais e pedagógicas relacionadas à escola. Os estudantes tendem a generalizar suas experiências individuais na escola quando desejam falar da escola. As ciências sociais tendem a desfragmentar conhecimentos anteriormente acumulados, o que leva os estudantes a indagarem sobre a presença de disciplinas como Antropologia e Sociologia na graduação. Suas dúvidas são orientadas por uma concepção de curso que percebe a educação como algo que se faz em oposição a algo que se pensa. Por outro lado, na pós-graduação, os alunos tendem a ver a antropologia como uma ferramenta. Essa tensão imaginada entre prática educacional e pesquisa científica também emerge nos debates do curso de extensão oferecido a profissionais já graduados e responsáveis pela gestão de escolas. Ela será a chave interpretativa utilizada nesse trabalho como tentativa inicial de compreender o lugar da antropologia na formação de educadores.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2015-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/517Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 2 (2015): mai./jul. 2015. Dossiê Ensino de Antropologia; 98-1112317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/517/pdf_1Rosistolato, Rodrigodo Prado, Ana Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/517Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:54Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar da antropologia na formação de educadores |
title |
O lugar da antropologia na formação de educadores |
spellingShingle |
O lugar da antropologia na formação de educadores Rosistolato, Rodrigo ensino de antropologia formação de educadores escrita antropológica |
title_short |
O lugar da antropologia na formação de educadores |
title_full |
O lugar da antropologia na formação de educadores |
title_fullStr |
O lugar da antropologia na formação de educadores |
title_full_unstemmed |
O lugar da antropologia na formação de educadores |
title_sort |
O lugar da antropologia na formação de educadores |
author |
Rosistolato, Rodrigo |
author_facet |
Rosistolato, Rodrigo do Prado, Ana Pires |
author_role |
author |
author2 |
do Prado, Ana Pires |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosistolato, Rodrigo do Prado, Ana Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de antropologia formação de educadores escrita antropológica |
topic |
ensino de antropologia formação de educadores escrita antropológica |
description |
O trabalho tem o objetivo de descrever e analisar o ensino de antropologia em três espaços de atuação profissional dos autores. O primeiro deles é o curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O segundo, a pós-graduação em Educação, da mesma Universidade. Além desses, um curso de extensão para a formação de gestores de escolas do Rio de Janeiro. Apresentaremos as estratégias estabelecidas para cada espaço de ensino e os resultados produzidos. Indicamos, de início, que o ensino de antropologia para educadores depende da desconstrução de visões pessoais e pedagógicas relacionadas à escola. Os estudantes tendem a generalizar suas experiências individuais na escola quando desejam falar da escola. As ciências sociais tendem a desfragmentar conhecimentos anteriormente acumulados, o que leva os estudantes a indagarem sobre a presença de disciplinas como Antropologia e Sociologia na graduação. Suas dúvidas são orientadas por uma concepção de curso que percebe a educação como algo que se faz em oposição a algo que se pensa. Por outro lado, na pós-graduação, os alunos tendem a ver a antropologia como uma ferramenta. Essa tensão imaginada entre prática educacional e pesquisa científica também emerge nos debates do curso de extensão oferecido a profissionais já graduados e responsáveis pela gestão de escolas. Ela será a chave interpretativa utilizada nesse trabalho como tentativa inicial de compreender o lugar da antropologia na formação de educadores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/517 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/517/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 2 (2015): mai./jul. 2015. Dossiê Ensino de Antropologia; 98-111 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949644933267456 |