NOTAS SOBRE TRABALHADORES QUE VOLTAM A ESTUDAR EM CURSO SUPERIOR PRIVADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Regina Magalhães de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/739
Resumo: Trata-se de relato pessoal de professora da rede privada sobre a experiência de adultos trabalhadores que voltam a estudar em curso superior noturno de Ciências Sociais, nos anos 2009-2011, na cidade de São Paulo. A autora aponta a importância de voltar a estudar para a subjetividade e ampliação das consciências, e identifica como elementos centrais dessa experiência o esforço para vencer as dificuldades acadêmicas, o exercício do pensamento e da reflexão, o sentimento de desamparo e as manifestações de afeto e alegria.NOTES ON WORKERS RETURNING TO STUDY IN PRIVATE UPPER COURSEABSTRACTThis is a personal report of a teacher of the private network about the experience of working adults returning to study at the night course of Social Sciences in the years 2009-2011 in the city of São Paulo. The author points out the importance of returning to study for the subjectivity and expansion of consciousness, and identifies as central elements of this experience the effort to overcome academic difficulties, the exercise of thought and reflection, the feeling of helplessness and expressions of affection and joy.KEY WORDS: College education. Student worker. Student-worker. Graduation in Social Sciences. Sociological imagination.
id GPCS-1_d61dae00d7ca9b28d5660f3ae172f7f6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/739
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling NOTAS SOBRE TRABALHADORES QUE VOLTAM A ESTUDAR EM CURSO SUPERIOR PRIVADOEducação superiorTrabalhador-estudanteEstudante-trabalhadorGraduação em Ciências SociaisImaginação sociológica.Trata-se de relato pessoal de professora da rede privada sobre a experiência de adultos trabalhadores que voltam a estudar em curso superior noturno de Ciências Sociais, nos anos 2009-2011, na cidade de São Paulo. A autora aponta a importância de voltar a estudar para a subjetividade e ampliação das consciências, e identifica como elementos centrais dessa experiência o esforço para vencer as dificuldades acadêmicas, o exercício do pensamento e da reflexão, o sentimento de desamparo e as manifestações de afeto e alegria.NOTES ON WORKERS RETURNING TO STUDY IN PRIVATE UPPER COURSEABSTRACTThis is a personal report of a teacher of the private network about the experience of working adults returning to study at the night course of Social Sciences in the years 2009-2011 in the city of São Paulo. The author points out the importance of returning to study for the subjectivity and expansion of consciousness, and identifies as central elements of this experience the effort to overcome academic difficulties, the exercise of thought and reflection, the feeling of helplessness and expressions of affection and joy.KEY WORDS: College education. Student worker. Student-worker. Graduation in Social Sciences. Sociological imagination.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2017-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/739Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 2 (2017): MAI./JUL. 2017; 07-192317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/739/pdfCopyright (c) 2017 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Regina Magalhães de2021-03-31T15:39:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/739Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2021-03-31T15:39:24Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv NOTAS SOBRE TRABALHADORES QUE VOLTAM A ESTUDAR EM CURSO SUPERIOR PRIVADO
title NOTAS SOBRE TRABALHADORES QUE VOLTAM A ESTUDAR EM CURSO SUPERIOR PRIVADO
spellingShingle NOTAS SOBRE TRABALHADORES QUE VOLTAM A ESTUDAR EM CURSO SUPERIOR PRIVADO
Souza, Regina Magalhães de
Educação superior
Trabalhador-estudante
Estudante-trabalhador
Graduação em Ciências Sociais
Imaginação sociológica.
title_short NOTAS SOBRE TRABALHADORES QUE VOLTAM A ESTUDAR EM CURSO SUPERIOR PRIVADO
title_full NOTAS SOBRE TRABALHADORES QUE VOLTAM A ESTUDAR EM CURSO SUPERIOR PRIVADO
title_fullStr NOTAS SOBRE TRABALHADORES QUE VOLTAM A ESTUDAR EM CURSO SUPERIOR PRIVADO
title_full_unstemmed NOTAS SOBRE TRABALHADORES QUE VOLTAM A ESTUDAR EM CURSO SUPERIOR PRIVADO
title_sort NOTAS SOBRE TRABALHADORES QUE VOLTAM A ESTUDAR EM CURSO SUPERIOR PRIVADO
author Souza, Regina Magalhães de
author_facet Souza, Regina Magalhães de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Regina Magalhães de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Trabalhador-estudante
Estudante-trabalhador
Graduação em Ciências Sociais
Imaginação sociológica.
topic Educação superior
Trabalhador-estudante
Estudante-trabalhador
Graduação em Ciências Sociais
Imaginação sociológica.
description Trata-se de relato pessoal de professora da rede privada sobre a experiência de adultos trabalhadores que voltam a estudar em curso superior noturno de Ciências Sociais, nos anos 2009-2011, na cidade de São Paulo. A autora aponta a importância de voltar a estudar para a subjetividade e ampliação das consciências, e identifica como elementos centrais dessa experiência o esforço para vencer as dificuldades acadêmicas, o exercício do pensamento e da reflexão, o sentimento de desamparo e as manifestações de afeto e alegria.NOTES ON WORKERS RETURNING TO STUDY IN PRIVATE UPPER COURSEABSTRACTThis is a personal report of a teacher of the private network about the experience of working adults returning to study at the night course of Social Sciences in the years 2009-2011 in the city of São Paulo. The author points out the importance of returning to study for the subjectivity and expansion of consciousness, and identifies as central elements of this experience the effort to overcome academic difficulties, the exercise of thought and reflection, the feeling of helplessness and expressions of affection and joy.KEY WORDS: College education. Student worker. Student-worker. Graduation in Social Sciences. Sociological imagination.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/739
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/739/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 2 (2017): MAI./JUL. 2017; 07-19
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645330677760