Um estudo sobre o ensino superior noturno na perspectiva de estudantes trabalhadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UESB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, DIÓGENES SOUZA
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: DUARTE, ANA CRISTINA SANTOS, SANTOS, DANIELA SOUZA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6219
Resumo: O artigo analisa as dificuldades enfrentadas pelos discentes trabalhadores no turno noturno, considerando o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié/BA. Trata-se uma pesquisa descritiva, qualitativa, desenvolvida com 30 discentes do curso noturno dos 7º e 9º semestres. O instrumento para obtenção de dados foi o questionário e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, a partir das seguintes categorias estabelecidas após a obtenção das informações junto aos licenciandos: perfil dos participantes; aspectos estruturais e acadêmicos; dificuldades dos estudantes trabalhadores durante a formação acadêmica; e, fatores motivacionais durante a formação acadêmica.  Os resultados apontam como principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes trabalhadores durante a graduação, a estrutura da universidade, dificuldades no transporte, e ter que trabalhar durante o dia e estudar a noite, provocando cansaço físico e mental proporcionado pela jornada dupla diária. As inquirições justapostas neste trabalho podem auxiliar nas reflexões sobre o ensino superior noturno.
id UESB-8_44b388a701feebe3db99fd045b7a361d
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6219
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Um estudo sobre o ensino superior noturno na perspectiva de estudantes trabalhadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UESBGraduação; Estudante Trabalhador; Licenciatura; Ensino Noturno.O artigo analisa as dificuldades enfrentadas pelos discentes trabalhadores no turno noturno, considerando o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié/BA. Trata-se uma pesquisa descritiva, qualitativa, desenvolvida com 30 discentes do curso noturno dos 7º e 9º semestres. O instrumento para obtenção de dados foi o questionário e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, a partir das seguintes categorias estabelecidas após a obtenção das informações junto aos licenciandos: perfil dos participantes; aspectos estruturais e acadêmicos; dificuldades dos estudantes trabalhadores durante a formação acadêmica; e, fatores motivacionais durante a formação acadêmica.  Os resultados apontam como principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes trabalhadores durante a graduação, a estrutura da universidade, dificuldades no transporte, e ter que trabalhar durante o dia e estudar a noite, provocando cansaço físico e mental proporcionado pela jornada dupla diária. As inquirições justapostas neste trabalho podem auxiliar nas reflexões sobre o ensino superior noturno.Edições UESB2020-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/621910.22481/rid-uesb.v4i2.6219Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, n. 2 (2019): (jul. - dez., 2019); 25-402525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6219/4648SANTOS, DIÓGENES SOUZADUARTE, ANA CRISTINA SANTOSSANTOS, DANIELA SOUZAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:51:06Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6219Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:51:06Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre o ensino superior noturno na perspectiva de estudantes trabalhadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UESB
title Um estudo sobre o ensino superior noturno na perspectiva de estudantes trabalhadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UESB
spellingShingle Um estudo sobre o ensino superior noturno na perspectiva de estudantes trabalhadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UESB
SANTOS, DIÓGENES SOUZA
Graduação; Estudante Trabalhador; Licenciatura; Ensino Noturno.
title_short Um estudo sobre o ensino superior noturno na perspectiva de estudantes trabalhadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UESB
title_full Um estudo sobre o ensino superior noturno na perspectiva de estudantes trabalhadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UESB
title_fullStr Um estudo sobre o ensino superior noturno na perspectiva de estudantes trabalhadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UESB
title_full_unstemmed Um estudo sobre o ensino superior noturno na perspectiva de estudantes trabalhadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UESB
title_sort Um estudo sobre o ensino superior noturno na perspectiva de estudantes trabalhadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UESB
author SANTOS, DIÓGENES SOUZA
author_facet SANTOS, DIÓGENES SOUZA
DUARTE, ANA CRISTINA SANTOS
SANTOS, DANIELA SOUZA
author_role author
author2 DUARTE, ANA CRISTINA SANTOS
SANTOS, DANIELA SOUZA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, DIÓGENES SOUZA
DUARTE, ANA CRISTINA SANTOS
SANTOS, DANIELA SOUZA
dc.subject.por.fl_str_mv Graduação; Estudante Trabalhador; Licenciatura; Ensino Noturno.
topic Graduação; Estudante Trabalhador; Licenciatura; Ensino Noturno.
description O artigo analisa as dificuldades enfrentadas pelos discentes trabalhadores no turno noturno, considerando o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié/BA. Trata-se uma pesquisa descritiva, qualitativa, desenvolvida com 30 discentes do curso noturno dos 7º e 9º semestres. O instrumento para obtenção de dados foi o questionário e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, a partir das seguintes categorias estabelecidas após a obtenção das informações junto aos licenciandos: perfil dos participantes; aspectos estruturais e acadêmicos; dificuldades dos estudantes trabalhadores durante a formação acadêmica; e, fatores motivacionais durante a formação acadêmica.  Os resultados apontam como principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes trabalhadores durante a graduação, a estrutura da universidade, dificuldades no transporte, e ter que trabalhar durante o dia e estudar a noite, provocando cansaço físico e mental proporcionado pela jornada dupla diária. As inquirições justapostas neste trabalho podem auxiliar nas reflexões sobre o ensino superior noturno.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6219
10.22481/rid-uesb.v4i2.6219
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6219
identifier_str_mv 10.22481/rid-uesb.v4i2.6219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6219/4648
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, n. 2 (2019): (jul. - dez., 2019); 25-40
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187235704832