De como a antropologia instrumentaliza estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Welter, Tânia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/514
Resumo: Esta comunicação objetiva apresentar e refletir sobre os impactos teóricos e metodológicos da Antropologia na formação e atuação de estudantes do ensino superior vinculados ao programa de iniciação à docência (PIBID/CAPES) e estudantes de iniciação científica no ensino médio (PIBIC EM) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. Para tanto, foram observados discursos e produções textuais sobre pesquisas e ações educacionais realizadas na universidade e na escola. Constatou-se que o contato com conceitos e métodos antropológicos teve impacto significativo nesses sujeitos, promoveu uma ampliação no olhar, desafiou-os para uma desnaturalização dos conceitos, distanciamento do senso comum e instrumentalização nas ações de pesquisa, ensino e extensão.
id GPCS-1_d7cb73f99e17ef360392f40eabd4820d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/514
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling De como a antropologia instrumentaliza estudantesAntropologiaEducaçãoFormação de professores e estudantesEsta comunicação objetiva apresentar e refletir sobre os impactos teóricos e metodológicos da Antropologia na formação e atuação de estudantes do ensino superior vinculados ao programa de iniciação à docência (PIBID/CAPES) e estudantes de iniciação científica no ensino médio (PIBIC EM) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. Para tanto, foram observados discursos e produções textuais sobre pesquisas e ações educacionais realizadas na universidade e na escola. Constatou-se que o contato com conceitos e métodos antropológicos teve impacto significativo nesses sujeitos, promoveu uma ampliação no olhar, desafiou-os para uma desnaturalização dos conceitos, distanciamento do senso comum e instrumentalização nas ações de pesquisa, ensino e extensão.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2015-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/514Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 2 (2015): mai./jul. 2015. Dossiê Ensino de Antropologia; 51-662317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/514/pdfWelter, Tâniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/514Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:54Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv De como a antropologia instrumentaliza estudantes
title De como a antropologia instrumentaliza estudantes
spellingShingle De como a antropologia instrumentaliza estudantes
Welter, Tânia
Antropologia
Educação
Formação de professores e estudantes
title_short De como a antropologia instrumentaliza estudantes
title_full De como a antropologia instrumentaliza estudantes
title_fullStr De como a antropologia instrumentaliza estudantes
title_full_unstemmed De como a antropologia instrumentaliza estudantes
title_sort De como a antropologia instrumentaliza estudantes
author Welter, Tânia
author_facet Welter, Tânia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Welter, Tânia
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia
Educação
Formação de professores e estudantes
topic Antropologia
Educação
Formação de professores e estudantes
description Esta comunicação objetiva apresentar e refletir sobre os impactos teóricos e metodológicos da Antropologia na formação e atuação de estudantes do ensino superior vinculados ao programa de iniciação à docência (PIBID/CAPES) e estudantes de iniciação científica no ensino médio (PIBIC EM) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. Para tanto, foram observados discursos e produções textuais sobre pesquisas e ações educacionais realizadas na universidade e na escola. Constatou-se que o contato com conceitos e métodos antropológicos teve impacto significativo nesses sujeitos, promoveu uma ampliação no olhar, desafiou-os para uma desnaturalização dos conceitos, distanciamento do senso comum e instrumentalização nas ações de pesquisa, ensino e extensão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/514
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/514/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 2 (2015): mai./jul. 2015. Dossiê Ensino de Antropologia; 51-66
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949644931170304