O ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: "o que" ensinam e "como" ensinam
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/522 |
Resumo: | Pretendo neste artigo dialogar com a proposta deste Dossiê sobre o Ensino da Antropologia, particularmente sobre as relações entre Antropologia e Educação, a partir de uma etnografia realizada com docentes que ministravam o Componente Curricular de Antropologia, em cursos de graduação na cidade de Curitiba/PR. Os dados etnográficos instigaram a reflexão sobre a produção e socialização do conhecimento antropológico, particularmente sobre o ensino deste componente curricular nos cursos de graduação, a partir da aprendizagem nos PPGAS. Isto porque, temos observado que nas últimas duas décadas houve uma grande demanda dos cursos de graduação, pelos referenciais da Antropologia. A inclusão desta, na maioria dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, passou a ser requerida pelo seu potencial teórico, que passa necessariamente pela compreensão do Outro. É neste cenário que a Antropologia está inserida e tudo indica que serão solicitadas contribuições, cada vez e sempre mais dos seus praticantes, para a compreensão daquilo que se tornou o seu legado: o estudo das sociedades humanas e o respeito pelas diferenças. No entanto, se os conteúdos antropológicos encontram ressonância nos mais diferentes cursos de graduação, principalmente de licenciaturas, a formação para a docência, particularmente nos PPGAS, tem sido historicamente negligenciada, pois a ênfase é a pesquisa. Destacamos que esta negligência é estrutural, a qual tem exigindo dos professores e professoras de antropologia algumas estratégias para superação destas dificuldades. Procuramos identificar, junto a estes docentes, as suas estratégias metodológicas na transmissão dos conhecimentos antropológicos ("como" ensinam e "o que" ensinam"), para compreender as implicações deste tipo de formação nos PPGAS. Os dados de campo indicaram que os nativos operavam uma separação entre os conteúdos ensinados e os métodos utilizados, ao enfatizar o primeiro em detrimento do segundo. |
id |
GPCS-1_d92742bff91b84624df9e27885b1859b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/522 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: "o que" ensinam e "como" ensinamAntropologia da EducaçãoEnsino da AntropologiaEtnografia com Professores de Antropologia Pretendo neste artigo dialogar com a proposta deste Dossiê sobre o Ensino da Antropologia, particularmente sobre as relações entre Antropologia e Educação, a partir de uma etnografia realizada com docentes que ministravam o Componente Curricular de Antropologia, em cursos de graduação na cidade de Curitiba/PR. Os dados etnográficos instigaram a reflexão sobre a produção e socialização do conhecimento antropológico, particularmente sobre o ensino deste componente curricular nos cursos de graduação, a partir da aprendizagem nos PPGAS. Isto porque, temos observado que nas últimas duas décadas houve uma grande demanda dos cursos de graduação, pelos referenciais da Antropologia. A inclusão desta, na maioria dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, passou a ser requerida pelo seu potencial teórico, que passa necessariamente pela compreensão do Outro. É neste cenário que a Antropologia está inserida e tudo indica que serão solicitadas contribuições, cada vez e sempre mais dos seus praticantes, para a compreensão daquilo que se tornou o seu legado: o estudo das sociedades humanas e o respeito pelas diferenças. No entanto, se os conteúdos antropológicos encontram ressonância nos mais diferentes cursos de graduação, principalmente de licenciaturas, a formação para a docência, particularmente nos PPGAS, tem sido historicamente negligenciada, pois a ênfase é a pesquisa. Destacamos que esta negligência é estrutural, a qual tem exigindo dos professores e professoras de antropologia algumas estratégias para superação destas dificuldades. Procuramos identificar, junto a estes docentes, as suas estratégias metodológicas na transmissão dos conhecimentos antropológicos ("como" ensinam e "o que" ensinam"), para compreender as implicações deste tipo de formação nos PPGAS. Os dados de campo indicaram que os nativos operavam uma separação entre os conteúdos ensinados e os métodos utilizados, ao enfatizar o primeiro em detrimento do segundo. Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2015-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/522Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 2 (2015): mai./jul. 2015. Dossiê Ensino de Antropologia; 112-1302317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/522/pdfSartori, Ariinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/522Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:54Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: "o que" ensinam e "como" ensinam |
title |
O ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: "o que" ensinam e "como" ensinam |
spellingShingle |
O ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: "o que" ensinam e "como" ensinam Sartori, Ari Antropologia da Educação Ensino da Antropologia Etnografia com Professores de Antropologia |
title_short |
O ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: "o que" ensinam e "como" ensinam |
title_full |
O ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: "o que" ensinam e "como" ensinam |
title_fullStr |
O ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: "o que" ensinam e "como" ensinam |
title_full_unstemmed |
O ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: "o que" ensinam e "como" ensinam |
title_sort |
O ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: "o que" ensinam e "como" ensinam |
author |
Sartori, Ari |
author_facet |
Sartori, Ari |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartori, Ari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia da Educação Ensino da Antropologia Etnografia com Professores de Antropologia |
topic |
Antropologia da Educação Ensino da Antropologia Etnografia com Professores de Antropologia |
description |
Pretendo neste artigo dialogar com a proposta deste Dossiê sobre o Ensino da Antropologia, particularmente sobre as relações entre Antropologia e Educação, a partir de uma etnografia realizada com docentes que ministravam o Componente Curricular de Antropologia, em cursos de graduação na cidade de Curitiba/PR. Os dados etnográficos instigaram a reflexão sobre a produção e socialização do conhecimento antropológico, particularmente sobre o ensino deste componente curricular nos cursos de graduação, a partir da aprendizagem nos PPGAS. Isto porque, temos observado que nas últimas duas décadas houve uma grande demanda dos cursos de graduação, pelos referenciais da Antropologia. A inclusão desta, na maioria dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, passou a ser requerida pelo seu potencial teórico, que passa necessariamente pela compreensão do Outro. É neste cenário que a Antropologia está inserida e tudo indica que serão solicitadas contribuições, cada vez e sempre mais dos seus praticantes, para a compreensão daquilo que se tornou o seu legado: o estudo das sociedades humanas e o respeito pelas diferenças. No entanto, se os conteúdos antropológicos encontram ressonância nos mais diferentes cursos de graduação, principalmente de licenciaturas, a formação para a docência, particularmente nos PPGAS, tem sido historicamente negligenciada, pois a ênfase é a pesquisa. Destacamos que esta negligência é estrutural, a qual tem exigindo dos professores e professoras de antropologia algumas estratégias para superação destas dificuldades. Procuramos identificar, junto a estes docentes, as suas estratégias metodológicas na transmissão dos conhecimentos antropológicos ("como" ensinam e "o que" ensinam"), para compreender as implicações deste tipo de formação nos PPGAS. Os dados de campo indicaram que os nativos operavam uma separação entre os conteúdos ensinados e os métodos utilizados, ao enfatizar o primeiro em detrimento do segundo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/522 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/522/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 2 (2015): mai./jul. 2015. Dossiê Ensino de Antropologia; 112-130 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949644937461760 |