O ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: "o que" ensinam e "como" ensinam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Ari
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/522
Resumo: Pretendo neste artigo dialogar com a proposta deste Dossiê sobre o Ensino da Antropologia, particularmente sobre as relações entre Antropologia e Educação, a partir de uma etnografia realizada com docentes que ministravam o Componente Curricular de Antropologia, em cursos de graduação na cidade de Curitiba/PR. Os dados etnográficos instigaram a reflexão sobre a produção e socialização do conhecimento antropológico, particularmente sobre o ensino deste componente curricular nos cursos de graduação, a partir da aprendizagem nos PPGAS. Isto porque, temos observado que nas últimas duas décadas houve uma grande demanda dos cursos de graduação, pelos referenciais da Antropologia. A inclusão desta, na maioria dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, passou a ser requerida pelo seu potencial teórico, que passa necessariamente pela compreensão do Outro. É neste cenário que a Antropologia está inserida e tudo indica que serão solicitadas contribuições, cada vez e sempre mais dos seus praticantes, para a compreensão daquilo que se tornou o seu legado: o estudo das sociedades humanas e o respeito pelas diferenças. No entanto, se os conteúdos antropológicos encontram ressonância nos mais diferentes cursos de graduação, principalmente de licenciaturas, a formação para a docência, particularmente nos PPGAS, tem sido historicamente negligenciada, pois a ênfase é a pesquisa. Destacamos que esta negligência é estrutural, a qual tem exigindo dos professores e professoras de antropologia algumas estratégias para superação destas dificuldades. Procuramos identificar, junto a estes docentes, as suas estratégias metodológicas na transmissão dos conhecimentos antropológicos ("como" ensinam e "o que" ensinam"), para compreender as implicações deste tipo de formação nos PPGAS. Os dados de campo indicaram que os nativos operavam uma separação entre os conteúdos ensinados e os métodos utilizados, ao enfatizar o primeiro em detrimento do segundo.
id GPCS-1_d92742bff91b84624df9e27885b1859b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/522
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling O ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: "o que" ensinam e "como" ensinamAntropologia da EducaçãoEnsino da AntropologiaEtnografia com Professores de Antropologia Pretendo neste artigo dialogar com a proposta deste Dossiê sobre o Ensino da Antropologia, particularmente sobre as relações entre Antropologia e Educação, a partir de uma etnografia realizada com docentes que ministravam o Componente Curricular de Antropologia, em cursos de graduação na cidade de Curitiba/PR. Os dados etnográficos instigaram a reflexão sobre a produção e socialização do conhecimento antropológico, particularmente sobre o ensino deste componente curricular nos cursos de graduação, a partir da aprendizagem nos PPGAS. Isto porque, temos observado que nas últimas duas décadas houve uma grande demanda dos cursos de graduação, pelos referenciais da Antropologia. A inclusão desta, na maioria dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, passou a ser requerida pelo seu potencial teórico, que passa necessariamente pela compreensão do Outro. É neste cenário que a Antropologia está inserida e tudo indica que serão solicitadas contribuições, cada vez e sempre mais dos seus praticantes, para a compreensão daquilo que se tornou o seu legado: o estudo das sociedades humanas e o respeito pelas diferenças. No entanto, se os conteúdos antropológicos encontram ressonância nos mais diferentes cursos de graduação, principalmente de licenciaturas, a formação para a docência, particularmente nos PPGAS, tem sido historicamente negligenciada, pois a ênfase é a pesquisa. Destacamos que esta negligência é estrutural, a qual tem exigindo dos professores e professoras de antropologia algumas estratégias para superação destas dificuldades. Procuramos identificar, junto a estes docentes, as suas estratégias metodológicas na transmissão dos conhecimentos antropológicos ("como" ensinam e "o que" ensinam"), para compreender as implicações deste tipo de formação nos PPGAS. Os dados de campo indicaram que os nativos operavam uma separação entre os conteúdos ensinados e os métodos utilizados, ao enfatizar o primeiro em detrimento do segundo. Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2015-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/522Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 2 (2015): mai./jul. 2015. Dossiê Ensino de Antropologia; 112-1302317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/522/pdfSartori, Ariinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/522Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:54Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: "o que" ensinam e "como" ensinam
title O ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: "o que" ensinam e "como" ensinam
spellingShingle O ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: "o que" ensinam e "como" ensinam
Sartori, Ari
Antropologia da Educação
Ensino da Antropologia
Etnografia com Professores de Antropologia
title_short O ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: "o que" ensinam e "como" ensinam
title_full O ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: "o que" ensinam e "como" ensinam
title_fullStr O ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: "o que" ensinam e "como" ensinam
title_full_unstemmed O ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: "o que" ensinam e "como" ensinam
title_sort O ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: "o que" ensinam e "como" ensinam
author Sartori, Ari
author_facet Sartori, Ari
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Ari
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia da Educação
Ensino da Antropologia
Etnografia com Professores de Antropologia
topic Antropologia da Educação
Ensino da Antropologia
Etnografia com Professores de Antropologia
description Pretendo neste artigo dialogar com a proposta deste Dossiê sobre o Ensino da Antropologia, particularmente sobre as relações entre Antropologia e Educação, a partir de uma etnografia realizada com docentes que ministravam o Componente Curricular de Antropologia, em cursos de graduação na cidade de Curitiba/PR. Os dados etnográficos instigaram a reflexão sobre a produção e socialização do conhecimento antropológico, particularmente sobre o ensino deste componente curricular nos cursos de graduação, a partir da aprendizagem nos PPGAS. Isto porque, temos observado que nas últimas duas décadas houve uma grande demanda dos cursos de graduação, pelos referenciais da Antropologia. A inclusão desta, na maioria dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, passou a ser requerida pelo seu potencial teórico, que passa necessariamente pela compreensão do Outro. É neste cenário que a Antropologia está inserida e tudo indica que serão solicitadas contribuições, cada vez e sempre mais dos seus praticantes, para a compreensão daquilo que se tornou o seu legado: o estudo das sociedades humanas e o respeito pelas diferenças. No entanto, se os conteúdos antropológicos encontram ressonância nos mais diferentes cursos de graduação, principalmente de licenciaturas, a formação para a docência, particularmente nos PPGAS, tem sido historicamente negligenciada, pois a ênfase é a pesquisa. Destacamos que esta negligência é estrutural, a qual tem exigindo dos professores e professoras de antropologia algumas estratégias para superação destas dificuldades. Procuramos identificar, junto a estes docentes, as suas estratégias metodológicas na transmissão dos conhecimentos antropológicos ("como" ensinam e "o que" ensinam"), para compreender as implicações deste tipo de formação nos PPGAS. Os dados de campo indicaram que os nativos operavam uma separação entre os conteúdos ensinados e os métodos utilizados, ao enfatizar o primeiro em detrimento do segundo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/522
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/522/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 2 (2015): mai./jul. 2015. Dossiê Ensino de Antropologia; 112-130
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949644937461760