Análise de questões de Sociologia do ENEM: reflexões didático-pedagógicas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1129 |
Resumo: | O presente artigo objetiva analisar três questões de Sociologia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado no ano de 2015, objetivando refletir sobre as habilidades, competências, conteúdos disciplinares e as prováveis dificuldades de aprendizagem tidas pelas/os candidatas/os na resolução das questões do ENEM (2015). A amostragem dos dados ficou restrita às/os candidatas/os vindas/os de instituições de ensino públicas e privadas que fizeram o ENEM (2015) e ingressaram na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2016. Para escolha das questões foi levada em consideração a proximidade entre os percentuais de desempenho das/os candidatas/os. Vemos a interpretação dessas questões como uma possibilidade para alunos e professores problematizarem o ensinar-aprender Sociologia no Ensino Médio.Palavras-chaves: Questões de Sociologia do ENEM (2015). Ensino de Sociologia. ENEM. AbstractThis article aims to analyze three Sociology questions of the National High School Examination (ENEM) held in 2015, aiming at reflecting on the skills, competences, disciplinary contents and likely difficulties faced by the candidates taking ENEM (2015). Data sampling was restricted to candidates from public and private institutions that took ENEM (2015) and were accepted to the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) in 2016. The proximity between percentages of candidates' performance was taken into consideration when choosing the questions. We see the interpretation of these questions as a possibility for students and teachers to problematize the teaching and learning of Sociology in High School.Keywords: Sociology questions in ENEM (2015). The Teaching of Sociology. ENEM. |
id |
GPCS-1_f1a6e88dc25d23f1d814e465e7e7d80e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1129 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de questões de Sociologia do ENEM: reflexões didático-pedagógicas.Questões de Sociologia do ENEM (2015)Ensino de SociologiaENEM.O presente artigo objetiva analisar três questões de Sociologia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado no ano de 2015, objetivando refletir sobre as habilidades, competências, conteúdos disciplinares e as prováveis dificuldades de aprendizagem tidas pelas/os candidatas/os na resolução das questões do ENEM (2015). A amostragem dos dados ficou restrita às/os candidatas/os vindas/os de instituições de ensino públicas e privadas que fizeram o ENEM (2015) e ingressaram na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2016. Para escolha das questões foi levada em consideração a proximidade entre os percentuais de desempenho das/os candidatas/os. Vemos a interpretação dessas questões como uma possibilidade para alunos e professores problematizarem o ensinar-aprender Sociologia no Ensino Médio.Palavras-chaves: Questões de Sociologia do ENEM (2015). Ensino de Sociologia. ENEM. AbstractThis article aims to analyze three Sociology questions of the National High School Examination (ENEM) held in 2015, aiming at reflecting on the skills, competences, disciplinary contents and likely difficulties faced by the candidates taking ENEM (2015). Data sampling was restricted to candidates from public and private institutions that took ENEM (2015) and were accepted to the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) in 2016. The proximity between percentages of candidates' performance was taken into consideration when choosing the questions. We see the interpretation of these questions as a possibility for students and teachers to problematize the teaching and learning of Sociology in High School.Keywords: Sociology questions in ENEM (2015). The Teaching of Sociology. ENEM.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2020-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1129Revista Café com Sociologia; v. 9 n. 1 (2020): Jan./jul. 2020; 103-1212317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1129/pdfCopyright (c) 2020 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Ozaias AntônioCardoso, Maria Genilda Marques2020-08-22T11:56:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1129Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2020-08-22T11:56:03Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de questões de Sociologia do ENEM: reflexões didático-pedagógicas. |
title |
Análise de questões de Sociologia do ENEM: reflexões didático-pedagógicas. |
spellingShingle |
Análise de questões de Sociologia do ENEM: reflexões didático-pedagógicas. Batista, Ozaias Antônio Questões de Sociologia do ENEM (2015) Ensino de Sociologia ENEM. |
title_short |
Análise de questões de Sociologia do ENEM: reflexões didático-pedagógicas. |
title_full |
Análise de questões de Sociologia do ENEM: reflexões didático-pedagógicas. |
title_fullStr |
Análise de questões de Sociologia do ENEM: reflexões didático-pedagógicas. |
title_full_unstemmed |
Análise de questões de Sociologia do ENEM: reflexões didático-pedagógicas. |
title_sort |
Análise de questões de Sociologia do ENEM: reflexões didático-pedagógicas. |
author |
Batista, Ozaias Antônio |
author_facet |
Batista, Ozaias Antônio Cardoso, Maria Genilda Marques |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Maria Genilda Marques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Ozaias Antônio Cardoso, Maria Genilda Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Questões de Sociologia do ENEM (2015) Ensino de Sociologia ENEM. |
topic |
Questões de Sociologia do ENEM (2015) Ensino de Sociologia ENEM. |
description |
O presente artigo objetiva analisar três questões de Sociologia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado no ano de 2015, objetivando refletir sobre as habilidades, competências, conteúdos disciplinares e as prováveis dificuldades de aprendizagem tidas pelas/os candidatas/os na resolução das questões do ENEM (2015). A amostragem dos dados ficou restrita às/os candidatas/os vindas/os de instituições de ensino públicas e privadas que fizeram o ENEM (2015) e ingressaram na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2016. Para escolha das questões foi levada em consideração a proximidade entre os percentuais de desempenho das/os candidatas/os. Vemos a interpretação dessas questões como uma possibilidade para alunos e professores problematizarem o ensinar-aprender Sociologia no Ensino Médio.Palavras-chaves: Questões de Sociologia do ENEM (2015). Ensino de Sociologia. ENEM. AbstractThis article aims to analyze three Sociology questions of the National High School Examination (ENEM) held in 2015, aiming at reflecting on the skills, competences, disciplinary contents and likely difficulties faced by the candidates taking ENEM (2015). Data sampling was restricted to candidates from public and private institutions that took ENEM (2015) and were accepted to the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) in 2016. The proximity between percentages of candidates' performance was taken into consideration when choosing the questions. We see the interpretation of these questions as a possibility for students and teachers to problematize the teaching and learning of Sociology in High School.Keywords: Sociology questions in ENEM (2015). The Teaching of Sociology. ENEM. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1129 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1129/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Café com Sociologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Café com Sociologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 9 n. 1 (2020): Jan./jul. 2020; 103-121 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949645738573824 |