Análise de questões de Sociologia do ENEM: reflexões didático-pedagógicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Ozaias Antônio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cardoso, Maria Genilda Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1129
Resumo: O presente artigo objetiva analisar três questões de Sociologia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado no ano de 2015, objetivando refletir sobre as habilidades, competências, conteúdos disciplinares e as prováveis dificuldades de aprendizagem tidas pelas/os candidatas/os na resolução das questões do ENEM (2015). A amostragem dos dados ficou restrita às/os candidatas/os vindas/os de instituições de ensino públicas e privadas que fizeram o ENEM (2015) e ingressaram na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2016. Para escolha das questões foi levada em consideração a proximidade entre os percentuais de desempenho das/os candidatas/os. Vemos a interpretação dessas questões como uma possibilidade para alunos e professores problematizarem o ensinar-aprender Sociologia no Ensino Médio.Palavras-chaves: Questões de Sociologia do ENEM (2015). Ensino de Sociologia. ENEM. AbstractThis article aims to analyze three Sociology questions of the National High School Examination (ENEM) held in 2015, aiming at reflecting on the skills, competences, disciplinary contents and likely difficulties faced by the candidates taking ENEM (2015). Data sampling was restricted to candidates from public and private institutions that took ENEM (2015) and were accepted to the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) in 2016. The proximity between percentages of candidates' performance was taken into consideration when choosing the questions. We see the interpretation of these questions as a possibility for students and teachers to problematize the teaching and learning of Sociology in High School.Keywords: Sociology questions in ENEM (2015). The Teaching of Sociology. ENEM.
id GPCS-1_f1a6e88dc25d23f1d814e465e7e7d80e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1129
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling Análise de questões de Sociologia do ENEM: reflexões didático-pedagógicas.Questões de Sociologia do ENEM (2015)Ensino de SociologiaENEM.O presente artigo objetiva analisar três questões de Sociologia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado no ano de 2015, objetivando refletir sobre as habilidades, competências, conteúdos disciplinares e as prováveis dificuldades de aprendizagem tidas pelas/os candidatas/os na resolução das questões do ENEM (2015). A amostragem dos dados ficou restrita às/os candidatas/os vindas/os de instituições de ensino públicas e privadas que fizeram o ENEM (2015) e ingressaram na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2016. Para escolha das questões foi levada em consideração a proximidade entre os percentuais de desempenho das/os candidatas/os. Vemos a interpretação dessas questões como uma possibilidade para alunos e professores problematizarem o ensinar-aprender Sociologia no Ensino Médio.Palavras-chaves: Questões de Sociologia do ENEM (2015). Ensino de Sociologia. ENEM. AbstractThis article aims to analyze three Sociology questions of the National High School Examination (ENEM) held in 2015, aiming at reflecting on the skills, competences, disciplinary contents and likely difficulties faced by the candidates taking ENEM (2015). Data sampling was restricted to candidates from public and private institutions that took ENEM (2015) and were accepted to the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) in 2016. The proximity between percentages of candidates' performance was taken into consideration when choosing the questions. We see the interpretation of these questions as a possibility for students and teachers to problematize the teaching and learning of Sociology in High School.Keywords: Sociology questions in ENEM (2015). The Teaching of Sociology. ENEM.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2020-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1129Revista Café com Sociologia; v. 9 n. 1 (2020): Jan./jul. 2020; 103-1212317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1129/pdfCopyright (c) 2020 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Ozaias AntônioCardoso, Maria Genilda Marques2020-08-22T11:56:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1129Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2020-08-22T11:56:03Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de questões de Sociologia do ENEM: reflexões didático-pedagógicas.
title Análise de questões de Sociologia do ENEM: reflexões didático-pedagógicas.
spellingShingle Análise de questões de Sociologia do ENEM: reflexões didático-pedagógicas.
Batista, Ozaias Antônio
Questões de Sociologia do ENEM (2015)
Ensino de Sociologia
ENEM.
title_short Análise de questões de Sociologia do ENEM: reflexões didático-pedagógicas.
title_full Análise de questões de Sociologia do ENEM: reflexões didático-pedagógicas.
title_fullStr Análise de questões de Sociologia do ENEM: reflexões didático-pedagógicas.
title_full_unstemmed Análise de questões de Sociologia do ENEM: reflexões didático-pedagógicas.
title_sort Análise de questões de Sociologia do ENEM: reflexões didático-pedagógicas.
author Batista, Ozaias Antônio
author_facet Batista, Ozaias Antônio
Cardoso, Maria Genilda Marques
author_role author
author2 Cardoso, Maria Genilda Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Ozaias Antônio
Cardoso, Maria Genilda Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Questões de Sociologia do ENEM (2015)
Ensino de Sociologia
ENEM.
topic Questões de Sociologia do ENEM (2015)
Ensino de Sociologia
ENEM.
description O presente artigo objetiva analisar três questões de Sociologia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado no ano de 2015, objetivando refletir sobre as habilidades, competências, conteúdos disciplinares e as prováveis dificuldades de aprendizagem tidas pelas/os candidatas/os na resolução das questões do ENEM (2015). A amostragem dos dados ficou restrita às/os candidatas/os vindas/os de instituições de ensino públicas e privadas que fizeram o ENEM (2015) e ingressaram na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2016. Para escolha das questões foi levada em consideração a proximidade entre os percentuais de desempenho das/os candidatas/os. Vemos a interpretação dessas questões como uma possibilidade para alunos e professores problematizarem o ensinar-aprender Sociologia no Ensino Médio.Palavras-chaves: Questões de Sociologia do ENEM (2015). Ensino de Sociologia. ENEM. AbstractThis article aims to analyze three Sociology questions of the National High School Examination (ENEM) held in 2015, aiming at reflecting on the skills, competences, disciplinary contents and likely difficulties faced by the candidates taking ENEM (2015). Data sampling was restricted to candidates from public and private institutions that took ENEM (2015) and were accepted to the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) in 2016. The proximity between percentages of candidates' performance was taken into consideration when choosing the questions. We see the interpretation of these questions as a possibility for students and teachers to problematize the teaching and learning of Sociology in High School.Keywords: Sociology questions in ENEM (2015). The Teaching of Sociology. ENEM.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1129
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1129/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Café com Sociologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Café com Sociologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 9 n. 1 (2020): Jan./jul. 2020; 103-121
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645738573824