As questões de física do ENEM 2014
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6201 |
Resumo: | Neste trabalho pretende-se analisar as questões de física do ENEM 2014. Esta análise se baseia em documentos do INEP, em microdados relativos ao resultado do exame e em textos teóricos sobre a pedagogia das competências, que o ENEM utiliza em sua concepção. A análise quer determinar que conhecimentos, competências e habilidades exigiu dos candidatos, com vistas a uma reflexão prospectiva sobre como deve o professor do ensino médio proceder em sua sala de aula para que seu aluno possa ter sucesso no exame |
id |
UFF-2_944093eea82241067d016b98bab4a74c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/6201 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
As questões de física do ENEM 2014ENEMFísicaEstratégias para o ensinoQuestões de físicaENEMEstratégias para o ensinoENEMPhysicsTeaching strategiesNeste trabalho pretende-se analisar as questões de física do ENEM 2014. Esta análise se baseia em documentos do INEP, em microdados relativos ao resultado do exame e em textos teóricos sobre a pedagogia das competências, que o ENEM utiliza em sua concepção. A análise quer determinar que conhecimentos, competências e habilidades exigiu dos candidatos, com vistas a uma reflexão prospectiva sobre como deve o professor do ensino médio proceder em sua sala de aula para que seu aluno possa ter sucesso no exameThis monograph focus on the analysis of the physics questions of the ENEM 2014. This analysis is based on documents of INEP, on microdata related to the results of the exam and in theoretical texts on the pedagogy of competences, which is what is used for the conception of ENEM. This analysis aims in determining what knowledge of physics, competences and skills the exam demanded from the candidates, in order to promote a prospective reflexion on how should the high school teacher design her instruction in the classroom in such a way as to allow her students to fare well in the examMartins, Jorge Simões de SáFonte Boa, Marcelo CordeiroMuniz, Roberto BecharaMoedinger, Fernando da Silva2018-04-11T18:55:22Z2018-04-11T18:55:22Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6201http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T19:50:57Zoai:app.uff.br:1/6201Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-05T19:50:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As questões de física do ENEM 2014 |
title |
As questões de física do ENEM 2014 |
spellingShingle |
As questões de física do ENEM 2014 Moedinger, Fernando da Silva ENEM Física Estratégias para o ensino Questões de física ENEM Estratégias para o ensino ENEM Physics Teaching strategies |
title_short |
As questões de física do ENEM 2014 |
title_full |
As questões de física do ENEM 2014 |
title_fullStr |
As questões de física do ENEM 2014 |
title_full_unstemmed |
As questões de física do ENEM 2014 |
title_sort |
As questões de física do ENEM 2014 |
author |
Moedinger, Fernando da Silva |
author_facet |
Moedinger, Fernando da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Jorge Simões de Sá Fonte Boa, Marcelo Cordeiro Muniz, Roberto Bechara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moedinger, Fernando da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENEM Física Estratégias para o ensino Questões de física ENEM Estratégias para o ensino ENEM Physics Teaching strategies |
topic |
ENEM Física Estratégias para o ensino Questões de física ENEM Estratégias para o ensino ENEM Physics Teaching strategies |
description |
Neste trabalho pretende-se analisar as questões de física do ENEM 2014. Esta análise se baseia em documentos do INEP, em microdados relativos ao resultado do exame e em textos teóricos sobre a pedagogia das competências, que o ENEM utiliza em sua concepção. A análise quer determinar que conhecimentos, competências e habilidades exigiu dos candidatos, com vistas a uma reflexão prospectiva sobre como deve o professor do ensino médio proceder em sua sala de aula para que seu aluno possa ter sucesso no exame |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-04-11T18:55:22Z 2018-04-11T18:55:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6201 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135422947557376 |