A articulação do senso crítico na Formação Docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria do Socorro cordeiro de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sousa, Francinalva Cordeiro de, Sá, Cícera Alves Agostinho de, Santos, Cícero Reginaldo Nascimento, Silva, Luzia Marcia de Melo, Moreira, Inacia dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3078
Resumo: O papel de educar é de grande importância na contemporaneidade, haja vista que o ser humano precisa colocar em prática diversas formas de saber. O docente é a ponte de conhecimento e aprendizagem para o educando e por isso necessita de formação continuada, visando sempre o bem comum em uma unidade de ensino. Quando se fala do professor como mestre da reflexão em seu papel de despertador do senso crítico diante da realidade, fala-se também da urgente necessidade de que esse venha a assumir uma postura questionadora. Metodologicamente esse artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e tem como objetivo geral incentivar a articulação crítica dos docentes da educação básica.  Ao referir-se sobre a formação do individuo, surge o chamado a refletir sobre o modo como se pode fomentar a postura do professor, para que seja transformado em formador de consciência. A presente pesquisa visa realizar uma chamada de atenção sobre a necessidade de tematização da pessoa do professor como agente de mudança e orientação social. A acentuada chamada de atenção filosófica reforça o convite ao despertar deste espírito crítico e reflexivo, com o qual a filosofia pode favorecer ao magistério em nossa sociedade de constantes mudanças e avanços imediatos. Os docentes não devem apenas levar o aluno a decorar formulas e definições, mas ensiná-los a refletir sobre o que aprendem. E é exatamente aqui que nos deparamos na questão da formação do professor. Assim, concluímos que a formação dos professores é essencial para a verdadeira mudança da pessoa e da dinâmica social. 
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