A articulação do senso crítico na Formação Docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3078 |
Resumo: | O papel de educar é de grande importância na contemporaneidade, haja vista que o ser humano precisa colocar em prática diversas formas de saber. O docente é a ponte de conhecimento e aprendizagem para o educando e por isso necessita de formação continuada, visando sempre o bem comum em uma unidade de ensino. Quando se fala do professor como mestre da reflexão em seu papel de despertador do senso crítico diante da realidade, fala-se também da urgente necessidade de que esse venha a assumir uma postura questionadora. Metodologicamente esse artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e tem como objetivo geral incentivar a articulação crítica dos docentes da educação básica. Ao referir-se sobre a formação do individuo, surge o chamado a refletir sobre o modo como se pode fomentar a postura do professor, para que seja transformado em formador de consciência. A presente pesquisa visa realizar uma chamada de atenção sobre a necessidade de tematização da pessoa do professor como agente de mudança e orientação social. A acentuada chamada de atenção filosófica reforça o convite ao despertar deste espírito crítico e reflexivo, com o qual a filosofia pode favorecer ao magistério em nossa sociedade de constantes mudanças e avanços imediatos. Os docentes não devem apenas levar o aluno a decorar formulas e definições, mas ensiná-los a refletir sobre o que aprendem. E é exatamente aqui que nos deparamos na questão da formação do professor. Assim, concluímos que a formação dos professores é essencial para a verdadeira mudança da pessoa e da dinâmica social. |
id |
GVAA-1_0ec660b8805ae6fb2e7369356b3cb2dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/3078 |
network_acronym_str |
GVAA-1 |
network_name_str |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
repository_id_str |
|
spelling |
A articulação do senso crítico na Formação DocenteO papel de educar é de grande importância na contemporaneidade, haja vista que o ser humano precisa colocar em prática diversas formas de saber. O docente é a ponte de conhecimento e aprendizagem para o educando e por isso necessita de formação continuada, visando sempre o bem comum em uma unidade de ensino. Quando se fala do professor como mestre da reflexão em seu papel de despertador do senso crítico diante da realidade, fala-se também da urgente necessidade de que esse venha a assumir uma postura questionadora. Metodologicamente esse artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e tem como objetivo geral incentivar a articulação crítica dos docentes da educação básica. Ao referir-se sobre a formação do individuo, surge o chamado a refletir sobre o modo como se pode fomentar a postura do professor, para que seja transformado em formador de consciência. A presente pesquisa visa realizar uma chamada de atenção sobre a necessidade de tematização da pessoa do professor como agente de mudança e orientação social. A acentuada chamada de atenção filosófica reforça o convite ao despertar deste espírito crítico e reflexivo, com o qual a filosofia pode favorecer ao magistério em nossa sociedade de constantes mudanças e avanços imediatos. Os docentes não devem apenas levar o aluno a decorar formulas e definições, mas ensiná-los a refletir sobre o que aprendem. E é exatamente aqui que nos deparamos na questão da formação do professor. Assim, concluímos que a formação dos professores é essencial para a verdadeira mudança da pessoa e da dinâmica social. Editora Verde2015-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3078Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 01 - 06Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 01 - 06Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 01 - 061981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3078/2690Copyright (c) 2015 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Maria do Socorro cordeiro deSousa, Francinalva Cordeiro deSá, Cícera Alves Agostinho deSantos, Cícero Reginaldo NascimentoSilva, Luzia Marcia de MeloMoreira, Inacia dos Santos2021-06-13T13:17:53Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3078Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:53.971971Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A articulação do senso crítico na Formação Docente |
title |
A articulação do senso crítico na Formação Docente |
spellingShingle |
A articulação do senso crítico na Formação Docente Sousa, Maria do Socorro cordeiro de |
title_short |
A articulação do senso crítico na Formação Docente |
title_full |
A articulação do senso crítico na Formação Docente |
title_fullStr |
A articulação do senso crítico na Formação Docente |
title_full_unstemmed |
A articulação do senso crítico na Formação Docente |
title_sort |
A articulação do senso crítico na Formação Docente |
author |
Sousa, Maria do Socorro cordeiro de |
author_facet |
Sousa, Maria do Socorro cordeiro de Sousa, Francinalva Cordeiro de Sá, Cícera Alves Agostinho de Santos, Cícero Reginaldo Nascimento Silva, Luzia Marcia de Melo Moreira, Inacia dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Francinalva Cordeiro de Sá, Cícera Alves Agostinho de Santos, Cícero Reginaldo Nascimento Silva, Luzia Marcia de Melo Moreira, Inacia dos Santos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria do Socorro cordeiro de Sousa, Francinalva Cordeiro de Sá, Cícera Alves Agostinho de Santos, Cícero Reginaldo Nascimento Silva, Luzia Marcia de Melo Moreira, Inacia dos Santos |
description |
O papel de educar é de grande importância na contemporaneidade, haja vista que o ser humano precisa colocar em prática diversas formas de saber. O docente é a ponte de conhecimento e aprendizagem para o educando e por isso necessita de formação continuada, visando sempre o bem comum em uma unidade de ensino. Quando se fala do professor como mestre da reflexão em seu papel de despertador do senso crítico diante da realidade, fala-se também da urgente necessidade de que esse venha a assumir uma postura questionadora. Metodologicamente esse artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e tem como objetivo geral incentivar a articulação crítica dos docentes da educação básica. Ao referir-se sobre a formação do individuo, surge o chamado a refletir sobre o modo como se pode fomentar a postura do professor, para que seja transformado em formador de consciência. A presente pesquisa visa realizar uma chamada de atenção sobre a necessidade de tematização da pessoa do professor como agente de mudança e orientação social. A acentuada chamada de atenção filosófica reforça o convite ao despertar deste espírito crítico e reflexivo, com o qual a filosofia pode favorecer ao magistério em nossa sociedade de constantes mudanças e avanços imediatos. Os docentes não devem apenas levar o aluno a decorar formulas e definições, mas ensiná-los a refletir sobre o que aprendem. E é exatamente aqui que nos deparamos na questão da formação do professor. Assim, concluímos que a formação dos professores é essencial para a verdadeira mudança da pessoa e da dinâmica social. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3078 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3078/2690 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Verde |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Verde |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 01 - 06 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 01 - 06 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 01 - 06 1981-8203 reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
collection |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br |
_version_ |
1798948088046419968 |