Desenvolvimento de bebidas mistas de frutos do gênero Spondias a base de água de coco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria Marlene da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bezerra, Júlia Medeiros, dos Santos, Adriana Ferreira, da Silva, Fernanda Vanessa Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3085
Resumo: O objetivo do trabalho foi desenvolver formulações de bebidas mistas, com água de coco e polpas de frutos do gênero Spondias (umbu e umbu-cajá), na forma pronto para beber e avaliar às características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Após a colheita, os frutos (umbu e umbu-cajá) foram acondicionados em caixas isotérmicas. A polpa foi submetida a um tratamento térmico (90°C por 60 segundos) seguido de enchimento a quente (85°C) em sacos plásticos de 500g e fechadas hermeticamente. Após o fechamento, as embalagens foram resfriadas, rotuladas, acondicionadas em caixas de papelão e armazenadas a temperatura de refrigeração (8ºC ± 2ºC), para depois serem submetidas à elaboração da bebida mista. Para formulação final da bebida foram testadas oito formulações, com diferentes concentrações de suco de frutos do gênero Spondias (umbu e umbu-cajá) e teores de sólidos solúveis. As formulações foram testadas com uma concentração de suco de frutas de 25, 35 e 45% (umbu) e 25, 30 e 35% (umbu-cajá) e teores de sólidos solúveis de 11 e 13ºBrix.A bebida formulada manteve uma adequada estabilidade e qualidade microbiológica, indicando boas condições higiênico-sanitárias de processamento e eficiência do tratamento térmico utilizado. Concluiu-se que a mistura de água de coco e polpa de umbu e umbu-cajá são viáveis na elaboração de bebidas, dentro do processamento utilizado, e pode representar um bom potencial de mercado a ser explorado.
id GVAA-1_29f05c05444b56be0e4b5110292957b6
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/3085
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de bebidas mistas de frutos do gênero Spondias a base de água de cocoO objetivo do trabalho foi desenvolver formulações de bebidas mistas, com água de coco e polpas de frutos do gênero Spondias (umbu e umbu-cajá), na forma pronto para beber e avaliar às características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Após a colheita, os frutos (umbu e umbu-cajá) foram acondicionados em caixas isotérmicas. A polpa foi submetida a um tratamento térmico (90°C por 60 segundos) seguido de enchimento a quente (85°C) em sacos plásticos de 500g e fechadas hermeticamente. Após o fechamento, as embalagens foram resfriadas, rotuladas, acondicionadas em caixas de papelão e armazenadas a temperatura de refrigeração (8ºC ± 2ºC), para depois serem submetidas à elaboração da bebida mista. Para formulação final da bebida foram testadas oito formulações, com diferentes concentrações de suco de frutos do gênero Spondias (umbu e umbu-cajá) e teores de sólidos solúveis. As formulações foram testadas com uma concentração de suco de frutas de 25, 35 e 45% (umbu) e 25, 30 e 35% (umbu-cajá) e teores de sólidos solúveis de 11 e 13ºBrix.A bebida formulada manteve uma adequada estabilidade e qualidade microbiológica, indicando boas condições higiênico-sanitárias de processamento e eficiência do tratamento térmico utilizado. Concluiu-se que a mistura de água de coco e polpa de umbu e umbu-cajá são viáveis na elaboração de bebidas, dentro do processamento utilizado, e pode representar um bom potencial de mercado a ser explorado.Editora Verde2015-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3085Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 4 (2014); 242 - 249Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 242 - 249Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 4 (2014); 242 - 2491981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3085/2945Copyright (c) 2015 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Maria Marlene da SilvaBezerra, Júlia Medeirosdos Santos, Adriana Ferreirada Silva, Fernanda Vanessa Gomes2021-06-13T13:17:36Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3085Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:54.112590Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de bebidas mistas de frutos do gênero Spondias a base de água de coco
title Desenvolvimento de bebidas mistas de frutos do gênero Spondias a base de água de coco
spellingShingle Desenvolvimento de bebidas mistas de frutos do gênero Spondias a base de água de coco
Vieira, Maria Marlene da Silva
title_short Desenvolvimento de bebidas mistas de frutos do gênero Spondias a base de água de coco
title_full Desenvolvimento de bebidas mistas de frutos do gênero Spondias a base de água de coco
title_fullStr Desenvolvimento de bebidas mistas de frutos do gênero Spondias a base de água de coco
title_full_unstemmed Desenvolvimento de bebidas mistas de frutos do gênero Spondias a base de água de coco
title_sort Desenvolvimento de bebidas mistas de frutos do gênero Spondias a base de água de coco
author Vieira, Maria Marlene da Silva
author_facet Vieira, Maria Marlene da Silva
Bezerra, Júlia Medeiros
dos Santos, Adriana Ferreira
da Silva, Fernanda Vanessa Gomes
author_role author
author2 Bezerra, Júlia Medeiros
dos Santos, Adriana Ferreira
da Silva, Fernanda Vanessa Gomes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maria Marlene da Silva
Bezerra, Júlia Medeiros
dos Santos, Adriana Ferreira
da Silva, Fernanda Vanessa Gomes
description O objetivo do trabalho foi desenvolver formulações de bebidas mistas, com água de coco e polpas de frutos do gênero Spondias (umbu e umbu-cajá), na forma pronto para beber e avaliar às características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Após a colheita, os frutos (umbu e umbu-cajá) foram acondicionados em caixas isotérmicas. A polpa foi submetida a um tratamento térmico (90°C por 60 segundos) seguido de enchimento a quente (85°C) em sacos plásticos de 500g e fechadas hermeticamente. Após o fechamento, as embalagens foram resfriadas, rotuladas, acondicionadas em caixas de papelão e armazenadas a temperatura de refrigeração (8ºC ± 2ºC), para depois serem submetidas à elaboração da bebida mista. Para formulação final da bebida foram testadas oito formulações, com diferentes concentrações de suco de frutos do gênero Spondias (umbu e umbu-cajá) e teores de sólidos solúveis. As formulações foram testadas com uma concentração de suco de frutas de 25, 35 e 45% (umbu) e 25, 30 e 35% (umbu-cajá) e teores de sólidos solúveis de 11 e 13ºBrix.A bebida formulada manteve uma adequada estabilidade e qualidade microbiológica, indicando boas condições higiênico-sanitárias de processamento e eficiência do tratamento térmico utilizado. Concluiu-se que a mistura de água de coco e polpa de umbu e umbu-cajá são viáveis na elaboração de bebidas, dentro do processamento utilizado, e pode representar um bom potencial de mercado a ser explorado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3085
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3085/2945
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 4 (2014); 242 - 249
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 242 - 249
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 4 (2014); 242 - 249
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948088051662848