EFEITOS CLIMÁTICOS E FÍSICO – QUÍMICOS SOBRE A BIOLOGIA DO Litopenaeus vannamei CULTIVADO EM VIVEIRO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Weber Carlos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Amaro Filho, Joaquim, Maracajá, Patrício Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/56
Resumo: As qualidades da água, bem como as condições ambientais são de grande importância para o desenvolvimento da carcinicultura. Neste sentido, o trabalho teve o objetivo de acompanhar um ciclo do cultivo da espécie Litopenaeus vannamei,na fazenda CAMOL, na comunidade de Passagem de Pedras, no município de Mossoró/RN. A princípio, foram feitas coletas da água do viveiro para análise química e observação dos parâmetros, salinidade, pH, oxigênio dissolvido e temperatura da água. Também foi observado o crescimento dos animais através de biometrias realizadas ao longo do cultivo. Diante dos resultados, verificou-se que durante todo o cultivo, os animais tiveram crescimento constante e que a situação climática da época contribuiu para uma melhoria da qualidade da água levando para níveis aceitáveis a sua salinidade. Foi observado que no verão, época em que se conduziu o trabalho, a temperatura da água se mantém ideal para o cultivo, sendo esta uma vantagem desta região produtora. Não foi observado, durante o ciclo, valores de pH, T ºC e salinidade com faixas muito acima das ideais para o cultivo do camarão.
id GVAA-1_35f63e2ef98a02a14eea5aa0fa504d4d
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/56
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling EFEITOS CLIMÁTICOS E FÍSICO – QUÍMICOS SOBRE A BIOLOGIA DO Litopenaeus vannamei CULTIVADO EM VIVEIRO.As qualidades da água, bem como as condições ambientais são de grande importância para o desenvolvimento da carcinicultura. Neste sentido, o trabalho teve o objetivo de acompanhar um ciclo do cultivo da espécie Litopenaeus vannamei,na fazenda CAMOL, na comunidade de Passagem de Pedras, no município de Mossoró/RN. A princípio, foram feitas coletas da água do viveiro para análise química e observação dos parâmetros, salinidade, pH, oxigênio dissolvido e temperatura da água. Também foi observado o crescimento dos animais através de biometrias realizadas ao longo do cultivo. Diante dos resultados, verificou-se que durante todo o cultivo, os animais tiveram crescimento constante e que a situação climática da época contribuiu para uma melhoria da qualidade da água levando para níveis aceitáveis a sua salinidade. Foi observado que no verão, época em que se conduziu o trabalho, a temperatura da água se mantém ideal para o cultivo, sendo esta uma vantagem desta região produtora. Não foi observado, durante o ciclo, valores de pH, T ºC e salinidade com faixas muito acima das ideais para o cultivo do camarão.Editora Verde2007-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/56Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 2 No. 2 (2007); 142 - 150Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 2 Núm. 2 (2007); 142 - 150Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 2 n. 2 (2007); 142 - 1501981-820310.18378/rvads.v2i2reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/56/56Pinheiro, Weber CarlosAmaro Filho, JoaquimMaracajá, Patrício Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-15T12:01:40Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/56Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:57:47.530154Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITOS CLIMÁTICOS E FÍSICO – QUÍMICOS SOBRE A BIOLOGIA DO Litopenaeus vannamei CULTIVADO EM VIVEIRO.
title EFEITOS CLIMÁTICOS E FÍSICO – QUÍMICOS SOBRE A BIOLOGIA DO Litopenaeus vannamei CULTIVADO EM VIVEIRO.
spellingShingle EFEITOS CLIMÁTICOS E FÍSICO – QUÍMICOS SOBRE A BIOLOGIA DO Litopenaeus vannamei CULTIVADO EM VIVEIRO.
Pinheiro, Weber Carlos
title_short EFEITOS CLIMÁTICOS E FÍSICO – QUÍMICOS SOBRE A BIOLOGIA DO Litopenaeus vannamei CULTIVADO EM VIVEIRO.
title_full EFEITOS CLIMÁTICOS E FÍSICO – QUÍMICOS SOBRE A BIOLOGIA DO Litopenaeus vannamei CULTIVADO EM VIVEIRO.
title_fullStr EFEITOS CLIMÁTICOS E FÍSICO – QUÍMICOS SOBRE A BIOLOGIA DO Litopenaeus vannamei CULTIVADO EM VIVEIRO.
title_full_unstemmed EFEITOS CLIMÁTICOS E FÍSICO – QUÍMICOS SOBRE A BIOLOGIA DO Litopenaeus vannamei CULTIVADO EM VIVEIRO.
title_sort EFEITOS CLIMÁTICOS E FÍSICO – QUÍMICOS SOBRE A BIOLOGIA DO Litopenaeus vannamei CULTIVADO EM VIVEIRO.
author Pinheiro, Weber Carlos
author_facet Pinheiro, Weber Carlos
Amaro Filho, Joaquim
Maracajá, Patrício Borges
author_role author
author2 Amaro Filho, Joaquim
Maracajá, Patrício Borges
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Weber Carlos
Amaro Filho, Joaquim
Maracajá, Patrício Borges
description As qualidades da água, bem como as condições ambientais são de grande importância para o desenvolvimento da carcinicultura. Neste sentido, o trabalho teve o objetivo de acompanhar um ciclo do cultivo da espécie Litopenaeus vannamei,na fazenda CAMOL, na comunidade de Passagem de Pedras, no município de Mossoró/RN. A princípio, foram feitas coletas da água do viveiro para análise química e observação dos parâmetros, salinidade, pH, oxigênio dissolvido e temperatura da água. Também foi observado o crescimento dos animais através de biometrias realizadas ao longo do cultivo. Diante dos resultados, verificou-se que durante todo o cultivo, os animais tiveram crescimento constante e que a situação climática da época contribuiu para uma melhoria da qualidade da água levando para níveis aceitáveis a sua salinidade. Foi observado que no verão, época em que se conduziu o trabalho, a temperatura da água se mantém ideal para o cultivo, sendo esta uma vantagem desta região produtora. Não foi observado, durante o ciclo, valores de pH, T ºC e salinidade com faixas muito acima das ideais para o cultivo do camarão.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/56
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/56
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/56/56
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 2 No. 2 (2007); 142 - 150
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 2 Núm. 2 (2007); 142 - 150
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 2 n. 2 (2007); 142 - 150
1981-8203
10.18378/rvads.v2i2
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948082236260352