Perfil sócio econômicos de consumidores de produtos orgânicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Elga Batista
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cardoso, Fabiane Toste, Souza, Gisele Gonçalves de, Almeida, Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1811
Resumo: A produção agrícola convencional acarreta degradação ao meio ambiente, contamina o solo e expõe o agricultor aos pesticidas utilizados na produção desses alimentos. A agricultura orgânica apresenta-se mais vantajosa por não acarretar os malefícios supracitados, além de fornecer produtos de maior qualidade nutricional; entretanto esse mercado possui alguns entraves ao seu desenvolvimento como, por exemplo, o preço dos produtos. O presente trabalho analisou o perfil dos consumidores de produtos orgânicos comercializados na feira da Glória, situada no Rio de Janeiro/RJ. Foram entrevistadas 80 pessoas (feirantes e consumidores de produtos orgânicos), a partir de questionários com 12 questões sobre aspectos referentes a estado civil, escolaridade, renda, frequência de consumo, preço, entre outros.  Constatou-se que a maioria dos consumidores entrevistados são mulheres de nível superior, com faixa etária entre 40 a 59 anos de idade. Os entrevistados em união estável predominaram (42%), com relação à renda familiar, 54% dos consumidores têm rendimentos acima de dez salários mínimos, confirmando uma relação entre nível de renda e consumo de orgânicos. Conclui-se ser necessário difundir os benefícios que esses produtos propiciam à saúde, bem como a possibilidade de adquiri-los em feiras e pequenos produtores a menores preços.
id GVAA-1_ca3c0847642d820c59fab09d23932f2f
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/1811
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Perfil sócio econômicos de consumidores de produtos orgânicosA produção agrícola convencional acarreta degradação ao meio ambiente, contamina o solo e expõe o agricultor aos pesticidas utilizados na produção desses alimentos. A agricultura orgânica apresenta-se mais vantajosa por não acarretar os malefícios supracitados, além de fornecer produtos de maior qualidade nutricional; entretanto esse mercado possui alguns entraves ao seu desenvolvimento como, por exemplo, o preço dos produtos. O presente trabalho analisou o perfil dos consumidores de produtos orgânicos comercializados na feira da Glória, situada no Rio de Janeiro/RJ. Foram entrevistadas 80 pessoas (feirantes e consumidores de produtos orgânicos), a partir de questionários com 12 questões sobre aspectos referentes a estado civil, escolaridade, renda, frequência de consumo, preço, entre outros.  Constatou-se que a maioria dos consumidores entrevistados são mulheres de nível superior, com faixa etária entre 40 a 59 anos de idade. Os entrevistados em união estável predominaram (42%), com relação à renda familiar, 54% dos consumidores têm rendimentos acima de dez salários mínimos, confirmando uma relação entre nível de renda e consumo de orgânicos. Conclui-se ser necessário difundir os benefícios que esses produtos propiciam à saúde, bem como a possibilidade de adquiri-los em feiras e pequenos produtores a menores preços.Editora Verde2013-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1811Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 2 (2013); 83 - 89Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 83 - 89Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 2 (2013); 83 - 891981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1811/1682da Silva, Elga BatistaCardoso, Fabiane TosteSouza, Gisele Gonçalves deAlmeida, Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T13:21:06Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/1811Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:28.523859Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil sócio econômicos de consumidores de produtos orgânicos
title Perfil sócio econômicos de consumidores de produtos orgânicos
spellingShingle Perfil sócio econômicos de consumidores de produtos orgânicos
da Silva, Elga Batista
title_short Perfil sócio econômicos de consumidores de produtos orgânicos
title_full Perfil sócio econômicos de consumidores de produtos orgânicos
title_fullStr Perfil sócio econômicos de consumidores de produtos orgânicos
title_full_unstemmed Perfil sócio econômicos de consumidores de produtos orgânicos
title_sort Perfil sócio econômicos de consumidores de produtos orgânicos
author da Silva, Elga Batista
author_facet da Silva, Elga Batista
Cardoso, Fabiane Toste
Souza, Gisele Gonçalves de
Almeida, Alexandre
author_role author
author2 Cardoso, Fabiane Toste
Souza, Gisele Gonçalves de
Almeida, Alexandre
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Elga Batista
Cardoso, Fabiane Toste
Souza, Gisele Gonçalves de
Almeida, Alexandre
description A produção agrícola convencional acarreta degradação ao meio ambiente, contamina o solo e expõe o agricultor aos pesticidas utilizados na produção desses alimentos. A agricultura orgânica apresenta-se mais vantajosa por não acarretar os malefícios supracitados, além de fornecer produtos de maior qualidade nutricional; entretanto esse mercado possui alguns entraves ao seu desenvolvimento como, por exemplo, o preço dos produtos. O presente trabalho analisou o perfil dos consumidores de produtos orgânicos comercializados na feira da Glória, situada no Rio de Janeiro/RJ. Foram entrevistadas 80 pessoas (feirantes e consumidores de produtos orgânicos), a partir de questionários com 12 questões sobre aspectos referentes a estado civil, escolaridade, renda, frequência de consumo, preço, entre outros.  Constatou-se que a maioria dos consumidores entrevistados são mulheres de nível superior, com faixa etária entre 40 a 59 anos de idade. Os entrevistados em união estável predominaram (42%), com relação à renda familiar, 54% dos consumidores têm rendimentos acima de dez salários mínimos, confirmando uma relação entre nível de renda e consumo de orgânicos. Conclui-se ser necessário difundir os benefícios que esses produtos propiciam à saúde, bem como a possibilidade de adquiri-los em feiras e pequenos produtores a menores preços.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1811
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1811/1682
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 2 (2013); 83 - 89
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 83 - 89
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 2 (2013); 83 - 89
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948086012182528