ESPESSURA DO TEGUMENTO E QUALIDADE FÍSICA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE FEIJÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olivo, Franciéle
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Madruga de Tunes, Lilian Madruga de Tunes, Olivo, Mateus, Bertan, Ivandro, Peske, Silmar Peske
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/538
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi quantificar a espessura do tegumento em diferentes cultivares de feijões e determinar a sua associação com atributos físicos e fisiológicos das sementes. O estudo abrangeu seis genótipos de feijão. A espessura do tegumento da semente determinada por microscópio eletrônico, com ocular de 40X, foi correlacionada com, teste de germinação, comprimento de plântula, embebição, peso de mil Sementes, envelhecimento acelerado, emergência a campo, teste de frio, largura das sementes e comprimento das sementes. Os resultados evidenciaram que a espessura do tegumento esta altamente correlacionada com caracteres que revelam o tamanho e forma das sementes. Da mesma forma, feijões com tegumentos mais espessos e elevado tamanho de sementes possuem maior capacidade de embebição em água. Já o comportamento destes mesmos caracteres não revelou associação com caracteres indicativos de vigor de sementes, tais como emergência a campo, teste de germinação, comprimento de plântulas e envelhecimento acelerado, levantando a hipótese de que o vigor de sementes em feijão pode não ter por base sua composição morfológica.
id GVAA-1_f5a80713b9f1586eebcdead9c91e0ccc
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/538
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling ESPESSURA DO TEGUMENTO E QUALIDADE FÍSICA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE FEIJÃOO objetivo do presente trabalho foi quantificar a espessura do tegumento em diferentes cultivares de feijões e determinar a sua associação com atributos físicos e fisiológicos das sementes. O estudo abrangeu seis genótipos de feijão. A espessura do tegumento da semente determinada por microscópio eletrônico, com ocular de 40X, foi correlacionada com, teste de germinação, comprimento de plântula, embebição, peso de mil Sementes, envelhecimento acelerado, emergência a campo, teste de frio, largura das sementes e comprimento das sementes. Os resultados evidenciaram que a espessura do tegumento esta altamente correlacionada com caracteres que revelam o tamanho e forma das sementes. Da mesma forma, feijões com tegumentos mais espessos e elevado tamanho de sementes possuem maior capacidade de embebição em água. Já o comportamento destes mesmos caracteres não revelou associação com caracteres indicativos de vigor de sementes, tais como emergência a campo, teste de germinação, comprimento de plântulas e envelhecimento acelerado, levantando a hipótese de que o vigor de sementes em feijão pode não ter por base sua composição morfológica.Editora Verde2011-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/538Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 No. 1 (2011); 89 - 98Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 Núm. 1 (2011); 89 - 98Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 6 n. 1 (2011); 89 - 981981-820310.18378/rvads.v6i1reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/538/510Olivo, FranciéleMadruga de Tunes, Lilian Madruga de TunesOlivo, MateusBertan, IvandroPeske, Silmar Peskeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T13:18:33Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/538Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:06.410743Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv ESPESSURA DO TEGUMENTO E QUALIDADE FÍSICA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE FEIJÃO
title ESPESSURA DO TEGUMENTO E QUALIDADE FÍSICA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE FEIJÃO
spellingShingle ESPESSURA DO TEGUMENTO E QUALIDADE FÍSICA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE FEIJÃO
Olivo, Franciéle
title_short ESPESSURA DO TEGUMENTO E QUALIDADE FÍSICA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE FEIJÃO
title_full ESPESSURA DO TEGUMENTO E QUALIDADE FÍSICA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE FEIJÃO
title_fullStr ESPESSURA DO TEGUMENTO E QUALIDADE FÍSICA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE FEIJÃO
title_full_unstemmed ESPESSURA DO TEGUMENTO E QUALIDADE FÍSICA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE FEIJÃO
title_sort ESPESSURA DO TEGUMENTO E QUALIDADE FÍSICA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE FEIJÃO
author Olivo, Franciéle
author_facet Olivo, Franciéle
Madruga de Tunes, Lilian Madruga de Tunes
Olivo, Mateus
Bertan, Ivandro
Peske, Silmar Peske
author_role author
author2 Madruga de Tunes, Lilian Madruga de Tunes
Olivo, Mateus
Bertan, Ivandro
Peske, Silmar Peske
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Olivo, Franciéle
Madruga de Tunes, Lilian Madruga de Tunes
Olivo, Mateus
Bertan, Ivandro
Peske, Silmar Peske
description O objetivo do presente trabalho foi quantificar a espessura do tegumento em diferentes cultivares de feijões e determinar a sua associação com atributos físicos e fisiológicos das sementes. O estudo abrangeu seis genótipos de feijão. A espessura do tegumento da semente determinada por microscópio eletrônico, com ocular de 40X, foi correlacionada com, teste de germinação, comprimento de plântula, embebição, peso de mil Sementes, envelhecimento acelerado, emergência a campo, teste de frio, largura das sementes e comprimento das sementes. Os resultados evidenciaram que a espessura do tegumento esta altamente correlacionada com caracteres que revelam o tamanho e forma das sementes. Da mesma forma, feijões com tegumentos mais espessos e elevado tamanho de sementes possuem maior capacidade de embebição em água. Já o comportamento destes mesmos caracteres não revelou associação com caracteres indicativos de vigor de sementes, tais como emergência a campo, teste de germinação, comprimento de plântulas e envelhecimento acelerado, levantando a hipótese de que o vigor de sementes em feijão pode não ter por base sua composição morfológica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/538
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/538/510
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 No. 1 (2011); 89 - 98
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 Núm. 1 (2011); 89 - 98
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 6 n. 1 (2011); 89 - 98
1981-8203
10.18378/rvads.v6i1
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948083878330368