O desenvolvimento da leitura e escrita na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Zuleide de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, José Ozildo dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4116
Resumo: Antes de ir para a escola, a criança já tem certo conhecimento sobre a escrita, consequência de sua vivência no meio em que faz parte. Assim, quando começa a frequentar o ambiente educativo, suas chances de exercitar a leitura e a escrita aumentam, porque ali ela terá acesso a atividades previamente preparadas, que a ajudarão a desenvolver o processo da leitura e da escrita de maneira correta e de acordo com suas capacidades e limites. Este artigo busca retratar as questões que permeiam a construção da leitura e da escrita na educação infantil. Através de pesquisa com autores de renome, pode-se observar a importância de se dar oportunidade às crianças ainda pequenas de “lerem e escreverem” mesmo sem saber realizar tais atividades convencionalmente. A escola deve ter como um de seus principais objetivos o de formar escritores competentes, hábeis, capazes de produzir textos coerentes, organizados e claros, tornando-o apto a produzir um discurso com base no objetivo proposto, sabendo expressar por escrito seus sentimentos, experiências ou opiniões. Palavras-chave: Ambiente Educativo. Escrita. Leitura.
id GVAA-2_04f7a5f2d03bc55ad596e25f848c7151
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/4116
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling O desenvolvimento da leitura e escrita na educação infantilAntes de ir para a escola, a criança já tem certo conhecimento sobre a escrita, consequência de sua vivência no meio em que faz parte. Assim, quando começa a frequentar o ambiente educativo, suas chances de exercitar a leitura e a escrita aumentam, porque ali ela terá acesso a atividades previamente preparadas, que a ajudarão a desenvolver o processo da leitura e da escrita de maneira correta e de acordo com suas capacidades e limites. Este artigo busca retratar as questões que permeiam a construção da leitura e da escrita na educação infantil. Através de pesquisa com autores de renome, pode-se observar a importância de se dar oportunidade às crianças ainda pequenas de “lerem e escreverem” mesmo sem saber realizar tais atividades convencionalmente. A escola deve ter como um de seus principais objetivos o de formar escritores competentes, hábeis, capazes de produzir textos coerentes, organizados e claros, tornando-o apto a produzir um discurso com base no objetivo proposto, sabendo expressar por escrito seus sentimentos, experiências ou opiniões. Palavras-chave: Ambiente Educativo. Escrita. Leitura.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2016-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/411610.18378/rebes.v5i4.4116Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 4 (2015); 43 - 49Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 4 (2015); 43 - 49Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 4 (2015); 43 - 492358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4116/3685Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Maria Zuleide de OliveiraSantos, José Ozildo dos2016-11-28T22:20:47Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/4116Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-11-28T22:20:47Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da leitura e escrita na educação infantil
title O desenvolvimento da leitura e escrita na educação infantil
spellingShingle O desenvolvimento da leitura e escrita na educação infantil
Souza, Maria Zuleide de Oliveira
title_short O desenvolvimento da leitura e escrita na educação infantil
title_full O desenvolvimento da leitura e escrita na educação infantil
title_fullStr O desenvolvimento da leitura e escrita na educação infantil
title_full_unstemmed O desenvolvimento da leitura e escrita na educação infantil
title_sort O desenvolvimento da leitura e escrita na educação infantil
author Souza, Maria Zuleide de Oliveira
author_facet Souza, Maria Zuleide de Oliveira
Santos, José Ozildo dos
author_role author
author2 Santos, José Ozildo dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria Zuleide de Oliveira
Santos, José Ozildo dos
description Antes de ir para a escola, a criança já tem certo conhecimento sobre a escrita, consequência de sua vivência no meio em que faz parte. Assim, quando começa a frequentar o ambiente educativo, suas chances de exercitar a leitura e a escrita aumentam, porque ali ela terá acesso a atividades previamente preparadas, que a ajudarão a desenvolver o processo da leitura e da escrita de maneira correta e de acordo com suas capacidades e limites. Este artigo busca retratar as questões que permeiam a construção da leitura e da escrita na educação infantil. Através de pesquisa com autores de renome, pode-se observar a importância de se dar oportunidade às crianças ainda pequenas de “lerem e escreverem” mesmo sem saber realizar tais atividades convencionalmente. A escola deve ter como um de seus principais objetivos o de formar escritores competentes, hábeis, capazes de produzir textos coerentes, organizados e claros, tornando-o apto a produzir um discurso com base no objetivo proposto, sabendo expressar por escrito seus sentimentos, experiências ou opiniões. Palavras-chave: Ambiente Educativo. Escrita. Leitura.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4116
10.18378/rebes.v5i4.4116
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4116
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v5i4.4116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4116/3685
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 4 (2015); 43 - 49
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 4 (2015); 43 - 49
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 4 (2015); 43 - 49
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666232991744