A fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNKEP |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo discutir sobre o processo de inserção da leitura e da escrita na Educação Infantil a partir do meu trabalho da rede municipal da Prefeitura de Belo Horizonte. Neste estudo foram analisados depoimentos de diferentes sujeitos envolvidos na educação das crianças, especialmente professores e pais de alunos. Além dos depoimentos, a minha prática de professora de Educação Infantil da rede pública de ensino também foi objeto de análise. Neste percurso de discussão, procuro trazer reflexões e concepções que refletem diferentes posicionamentos sobre o ensino e a aprendizagem da escrita na Educação Infantil e as possibilidades de sistematização da metodologia nesta etapa da educação. As discussões mostram a necessidade de sistematizar as formas como este trabalho é desenvolvido e sua relevância no contexto Educacional Infantil. Apontam estudiosos que são a favor desta prática e outros que são contra, trazendo a polêmica que se instaura nos dias de hoje. A discussão presente é evidenciada pela forma como se entende a inserção da cultura do escrito para esta fase ou a simples ideia de se alfabetizar na infância. |
id |
UFMG_8393dc01c8bbd802fc51bf9ece9cc47c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ACNKEP |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Gilcinei Teodoro CarvalhoAna Paula da Silva RodriguesAlessandra Cristina Polazzi de Moura2019-08-14T08:55:19Z2019-08-14T08:55:19Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNKEPEste trabalho tem por objetivo discutir sobre o processo de inserção da leitura e da escrita na Educação Infantil a partir do meu trabalho da rede municipal da Prefeitura de Belo Horizonte. Neste estudo foram analisados depoimentos de diferentes sujeitos envolvidos na educação das crianças, especialmente professores e pais de alunos. Além dos depoimentos, a minha prática de professora de Educação Infantil da rede pública de ensino também foi objeto de análise. Neste percurso de discussão, procuro trazer reflexões e concepções que refletem diferentes posicionamentos sobre o ensino e a aprendizagem da escrita na Educação Infantil e as possibilidades de sistematização da metodologia nesta etapa da educação. As discussões mostram a necessidade de sistematizar as formas como este trabalho é desenvolvido e sua relevância no contexto Educacional Infantil. Apontam estudiosos que são a favor desta prática e outros que são contra, trazendo a polêmica que se instaura nos dias de hoje. A discussão presente é evidenciada pela forma como se entende a inserção da cultura do escrito para esta fase ou a simples ideia de se alfabetizar na infância.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlfabetização Educação pré-escolar Educação de crianças Crianças Escrita LeituraSala de aulaEducação InfantilEscritaA fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALalessandra_cristina_polazzi_de_moura.pdfapplication/pdf1307041https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACNKEP/1/alessandra_cristina_polazzi_de_moura.pdf82ad4fcb45362821ca761e20b0984505MD51TEXTalessandra_cristina_polazzi_de_moura.pdf.txtalessandra_cristina_polazzi_de_moura.pdf.txtExtracted texttext/plain76577https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACNKEP/2/alessandra_cristina_polazzi_de_moura.pdf.txtd3cafdc531bbb44ffe27fad865b0d34fMD521843/BUOS-ACNKEP2019-11-14 16:19:46.428oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ACNKEPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:19:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantil |
title |
A fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantil |
spellingShingle |
A fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantil Alessandra Cristina Polazzi de Moura Leitura Sala de aula Educação Infantil Escrita Alfabetização Educação pré-escolar Educação de crianças Crianças Escrita |
title_short |
A fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantil |
title_full |
A fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantil |
title_fullStr |
A fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
A fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantil |
title_sort |
A fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantil |
author |
Alessandra Cristina Polazzi de Moura |
author_facet |
Alessandra Cristina Polazzi de Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gilcinei Teodoro Carvalho |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Paula da Silva Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alessandra Cristina Polazzi de Moura |
contributor_str_mv |
Gilcinei Teodoro Carvalho Ana Paula da Silva Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Sala de aula Educação Infantil Escrita |
topic |
Leitura Sala de aula Educação Infantil Escrita Alfabetização Educação pré-escolar Educação de crianças Crianças Escrita |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Alfabetização Educação pré-escolar Educação de crianças Crianças Escrita |
description |
Este trabalho tem por objetivo discutir sobre o processo de inserção da leitura e da escrita na Educação Infantil a partir do meu trabalho da rede municipal da Prefeitura de Belo Horizonte. Neste estudo foram analisados depoimentos de diferentes sujeitos envolvidos na educação das crianças, especialmente professores e pais de alunos. Além dos depoimentos, a minha prática de professora de Educação Infantil da rede pública de ensino também foi objeto de análise. Neste percurso de discussão, procuro trazer reflexões e concepções que refletem diferentes posicionamentos sobre o ensino e a aprendizagem da escrita na Educação Infantil e as possibilidades de sistematização da metodologia nesta etapa da educação. As discussões mostram a necessidade de sistematizar as formas como este trabalho é desenvolvido e sua relevância no contexto Educacional Infantil. Apontam estudiosos que são a favor desta prática e outros que são contra, trazendo a polêmica que se instaura nos dias de hoje. A discussão presente é evidenciada pela forma como se entende a inserção da cultura do escrito para esta fase ou a simples ideia de se alfabetizar na infância. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T08:55:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T08:55:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNKEP |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNKEP |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACNKEP/1/alessandra_cristina_polazzi_de_moura.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACNKEP/2/alessandra_cristina_polazzi_de_moura.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
82ad4fcb45362821ca761e20b0984505 d3cafdc531bbb44ffe27fad865b0d34f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676684440633344 |