A fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alessandra Cristina Polazzi de Moura
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNKEP
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir sobre o processo de inserção da leitura e da escrita na Educação Infantil a partir do meu trabalho da rede municipal da Prefeitura de Belo Horizonte. Neste estudo foram analisados depoimentos de diferentes sujeitos envolvidos na educação das crianças, especialmente professores e pais de alunos. Além dos depoimentos, a minha prática de professora de Educação Infantil da rede pública de ensino também foi objeto de análise. Neste percurso de discussão, procuro trazer reflexões e concepções que refletem diferentes posicionamentos sobre o ensino e a aprendizagem da escrita na Educação Infantil e as possibilidades de sistematização da metodologia nesta etapa da educação. As discussões mostram a necessidade de sistematizar as formas como este trabalho é desenvolvido e sua relevância no contexto Educacional Infantil. Apontam estudiosos que são a favor desta prática e outros que são contra, trazendo a polêmica que se instaura nos dias de hoje. A discussão presente é evidenciada pela forma como se entende a inserção da cultura do escrito para esta fase ou a simples ideia de se alfabetizar na infância.
id UFMG_8393dc01c8bbd802fc51bf9ece9cc47c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ACNKEP
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Gilcinei Teodoro CarvalhoAna Paula da Silva RodriguesAlessandra Cristina Polazzi de Moura2019-08-14T08:55:19Z2019-08-14T08:55:19Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNKEPEste trabalho tem por objetivo discutir sobre o processo de inserção da leitura e da escrita na Educação Infantil a partir do meu trabalho da rede municipal da Prefeitura de Belo Horizonte. Neste estudo foram analisados depoimentos de diferentes sujeitos envolvidos na educação das crianças, especialmente professores e pais de alunos. Além dos depoimentos, a minha prática de professora de Educação Infantil da rede pública de ensino também foi objeto de análise. Neste percurso de discussão, procuro trazer reflexões e concepções que refletem diferentes posicionamentos sobre o ensino e a aprendizagem da escrita na Educação Infantil e as possibilidades de sistematização da metodologia nesta etapa da educação. As discussões mostram a necessidade de sistematizar as formas como este trabalho é desenvolvido e sua relevância no contexto Educacional Infantil. Apontam estudiosos que são a favor desta prática e outros que são contra, trazendo a polêmica que se instaura nos dias de hoje. A discussão presente é evidenciada pela forma como se entende a inserção da cultura do escrito para esta fase ou a simples ideia de se alfabetizar na infância.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlfabetização  Educação pré-escolar  Educação de crianças  Crianças Escrita  LeituraSala de aulaEducação InfantilEscritaA fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALalessandra_cristina_polazzi_de_moura.pdfapplication/pdf1307041https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACNKEP/1/alessandra_cristina_polazzi_de_moura.pdf82ad4fcb45362821ca761e20b0984505MD51TEXTalessandra_cristina_polazzi_de_moura.pdf.txtalessandra_cristina_polazzi_de_moura.pdf.txtExtracted texttext/plain76577https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACNKEP/2/alessandra_cristina_polazzi_de_moura.pdf.txtd3cafdc531bbb44ffe27fad865b0d34fMD521843/BUOS-ACNKEP2019-11-14 16:19:46.428oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ACNKEPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:19:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantil
title A fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantil
spellingShingle A fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantil
Alessandra Cristina Polazzi de Moura
Leitura
Sala de aula
Educação Infantil
Escrita
Alfabetização  
Educação pré-escolar  
Educação de crianças  
Crianças Escrita  
title_short A fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantil
title_full A fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantil
title_fullStr A fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantil
title_full_unstemmed A fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantil
title_sort A fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantil
author Alessandra Cristina Polazzi de Moura
author_facet Alessandra Cristina Polazzi de Moura
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gilcinei Teodoro Carvalho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Paula da Silva Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Alessandra Cristina Polazzi de Moura
contributor_str_mv Gilcinei Teodoro Carvalho
Ana Paula da Silva Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Sala de aula
Educação Infantil
Escrita
topic Leitura
Sala de aula
Educação Infantil
Escrita
Alfabetização  
Educação pré-escolar  
Educação de crianças  
Crianças Escrita  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização  
Educação pré-escolar  
Educação de crianças  
Crianças Escrita  
description Este trabalho tem por objetivo discutir sobre o processo de inserção da leitura e da escrita na Educação Infantil a partir do meu trabalho da rede municipal da Prefeitura de Belo Horizonte. Neste estudo foram analisados depoimentos de diferentes sujeitos envolvidos na educação das crianças, especialmente professores e pais de alunos. Além dos depoimentos, a minha prática de professora de Educação Infantil da rede pública de ensino também foi objeto de análise. Neste percurso de discussão, procuro trazer reflexões e concepções que refletem diferentes posicionamentos sobre o ensino e a aprendizagem da escrita na Educação Infantil e as possibilidades de sistematização da metodologia nesta etapa da educação. As discussões mostram a necessidade de sistematizar as formas como este trabalho é desenvolvido e sua relevância no contexto Educacional Infantil. Apontam estudiosos que são a favor desta prática e outros que são contra, trazendo a polêmica que se instaura nos dias de hoje. A discussão presente é evidenciada pela forma como se entende a inserção da cultura do escrito para esta fase ou a simples ideia de se alfabetizar na infância.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T08:55:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T08:55:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNKEP
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNKEP
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACNKEP/1/alessandra_cristina_polazzi_de_moura.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACNKEP/2/alessandra_cristina_polazzi_de_moura.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 82ad4fcb45362821ca761e20b0984505
d3cafdc531bbb44ffe27fad865b0d34f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676684440633344