A importância do projeto político pedagógico no desenvolvimento das ações da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Ozildo dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, Rosélia Maria de Sousa, Fernandes, Almair de Albuqerque, Gomes, Marcos Antônio Duvirgens
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2083
Resumo: Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica, no qual procurou-se discutir a importância do Projeto Político Pedagógico no desenvolvimento das ações realizadas no âmbito da escola. O projeto político pedagógico é um conjunto de metas comuns que objetiva intervir na realidade escolar, traduzindo a vontade de mudar e mostrando o que de concreto deve ser trabalhado. Em outras palavras, ele permite avaliar o que foi feito e projetar mudanças, no contexto escolar, previndo todas as atividades da escola, sejam elas pedagógicas ou administrativas. Em seu contexto, o projeto político pedagógico deve ter por meta a missão de auxiliar na construção de uma escola democrática, que seja capaz de contemplar vontades da comunidade que assiste, tanto na sua elaboração quanto na sua operacionalização. A construção desse instrumento exige bastante da comunidade. Para esse processo tornar-se realidade é preciso que haja no seio da escola uma ampla articulação, envolvendo os diferentes segmentos que compõem a comunidade escolar. Na construção do projeto político pedagógico deve-se considerar que a instituição precisa estar além da legislação e o meio sóciogeopolítico-econômico em que se insere. Políticas e diretrizes, objetivos e metas devem ser formulados de forma interdependente para todos os setores da instituição.Palavras-chaves: Projeto Político Pedagógico. Comunidade Escolar. Ações Pedagógicas
id GVAA-2_0673c51db989483331dad675cdf5c4b4
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2083
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling A importância do projeto político pedagógico no desenvolvimento das ações da escolaTrata-se de um estudo de natureza bibliográfica, no qual procurou-se discutir a importância do Projeto Político Pedagógico no desenvolvimento das ações realizadas no âmbito da escola. O projeto político pedagógico é um conjunto de metas comuns que objetiva intervir na realidade escolar, traduzindo a vontade de mudar e mostrando o que de concreto deve ser trabalhado. Em outras palavras, ele permite avaliar o que foi feito e projetar mudanças, no contexto escolar, previndo todas as atividades da escola, sejam elas pedagógicas ou administrativas. Em seu contexto, o projeto político pedagógico deve ter por meta a missão de auxiliar na construção de uma escola democrática, que seja capaz de contemplar vontades da comunidade que assiste, tanto na sua elaboração quanto na sua operacionalização. A construção desse instrumento exige bastante da comunidade. Para esse processo tornar-se realidade é preciso que haja no seio da escola uma ampla articulação, envolvendo os diferentes segmentos que compõem a comunidade escolar. Na construção do projeto político pedagógico deve-se considerar que a instituição precisa estar além da legislação e o meio sóciogeopolítico-econômico em que se insere. Políticas e diretrizes, objetivos e metas devem ser formulados de forma interdependente para todos os setores da instituição.Palavras-chaves: Projeto Político Pedagógico. Comunidade Escolar. Ações PedagógicasGRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2083Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE2358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2083/1625Santos, José Ozildo dosSantos, Rosélia Maria de SousaFernandes, Almair de AlbuqerqueGomes, Marcos Antônio Duvirgensinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T17:56:17Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2083Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T17:56:17Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do projeto político pedagógico no desenvolvimento das ações da escola
title A importância do projeto político pedagógico no desenvolvimento das ações da escola
spellingShingle A importância do projeto político pedagógico no desenvolvimento das ações da escola
Santos, José Ozildo dos
title_short A importância do projeto político pedagógico no desenvolvimento das ações da escola
title_full A importância do projeto político pedagógico no desenvolvimento das ações da escola
title_fullStr A importância do projeto político pedagógico no desenvolvimento das ações da escola
title_full_unstemmed A importância do projeto político pedagógico no desenvolvimento das ações da escola
title_sort A importância do projeto político pedagógico no desenvolvimento das ações da escola
author Santos, José Ozildo dos
author_facet Santos, José Ozildo dos
Santos, Rosélia Maria de Sousa
Fernandes, Almair de Albuqerque
Gomes, Marcos Antônio Duvirgens
author_role author
author2 Santos, Rosélia Maria de Sousa
Fernandes, Almair de Albuqerque
Gomes, Marcos Antônio Duvirgens
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Ozildo dos
Santos, Rosélia Maria de Sousa
Fernandes, Almair de Albuqerque
Gomes, Marcos Antônio Duvirgens
description Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica, no qual procurou-se discutir a importância do Projeto Político Pedagógico no desenvolvimento das ações realizadas no âmbito da escola. O projeto político pedagógico é um conjunto de metas comuns que objetiva intervir na realidade escolar, traduzindo a vontade de mudar e mostrando o que de concreto deve ser trabalhado. Em outras palavras, ele permite avaliar o que foi feito e projetar mudanças, no contexto escolar, previndo todas as atividades da escola, sejam elas pedagógicas ou administrativas. Em seu contexto, o projeto político pedagógico deve ter por meta a missão de auxiliar na construção de uma escola democrática, que seja capaz de contemplar vontades da comunidade que assiste, tanto na sua elaboração quanto na sua operacionalização. A construção desse instrumento exige bastante da comunidade. Para esse processo tornar-se realidade é preciso que haja no seio da escola uma ampla articulação, envolvendo os diferentes segmentos que compõem a comunidade escolar. Na construção do projeto político pedagógico deve-se considerar que a instituição precisa estar além da legislação e o meio sóciogeopolítico-econômico em que se insere. Políticas e diretrizes, objetivos e metas devem ser formulados de forma interdependente para todos os setores da instituição.Palavras-chaves: Projeto Político Pedagógico. Comunidade Escolar. Ações Pedagógicas
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2083
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2083/1625
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949665282981888