O uso da informática como ferramenta na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moonteiro, Julierme Nobrega
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lucena, Ingrid Morgane Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1960
Resumo: Na atualidade, as possibilidades de difusão do conhecimento dadas pelas tecnologias da informação e da comunicação, abriram novas possibilidades de ação para ampliar a acessibilidade às informações e ao conhecimento produzido. Os ambientes tecnológicos educacionais permitem ao educador ligar os objetivos educacionais à prática escolar, criando novas situações de ensino através de novos métodos educacionais. No caso específico do ensino da Matemática, o professor tem à sua disposição uma importante ferramenta, que pode trabalhar melhor a geometria, construindo gráficos ou mostrando os chamados sólidos geométricos em diferentes posições, recurso este que facilita uma melhor visualização por parte do aluno. E, consequentemente, um melhor entendimento. No contexto escolar, o computar pode contribuir na realização de pesquisas on line, bem como no desenvolvimento de cálculos, trabalhados cartográficos, etc. Por essa razão, pode-se afirmar que o uso do computador no ambiente escolar revela a potencialidade de interação. Através da utilização da informática na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II, é possível transformar os velhos paradigmas da educação, fazendo com que o aluno se fascine com as novas descobertas proporcionadas pela inserção do computador na educação. Palavras-chave: Uso da Informática. Aprendizagem matemática. Ensino Fundamental.
id GVAA-2_19cfd2fb2de9c3459b7ffdbb44568c66
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/1960
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling O uso da informática como ferramenta na aprendizagem da matemática no ensino fundamental IINa atualidade, as possibilidades de difusão do conhecimento dadas pelas tecnologias da informação e da comunicação, abriram novas possibilidades de ação para ampliar a acessibilidade às informações e ao conhecimento produzido. Os ambientes tecnológicos educacionais permitem ao educador ligar os objetivos educacionais à prática escolar, criando novas situações de ensino através de novos métodos educacionais. No caso específico do ensino da Matemática, o professor tem à sua disposição uma importante ferramenta, que pode trabalhar melhor a geometria, construindo gráficos ou mostrando os chamados sólidos geométricos em diferentes posições, recurso este que facilita uma melhor visualização por parte do aluno. E, consequentemente, um melhor entendimento. No contexto escolar, o computar pode contribuir na realização de pesquisas on line, bem como no desenvolvimento de cálculos, trabalhados cartográficos, etc. Por essa razão, pode-se afirmar que o uso do computador no ambiente escolar revela a potencialidade de interação. Através da utilização da informática na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II, é possível transformar os velhos paradigmas da educação, fazendo com que o aluno se fascine com as novas descobertas proporcionadas pela inserção do computador na educação. Palavras-chave: Uso da Informática. Aprendizagem matemática. Ensino Fundamental.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2013-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1960Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 1 No. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 01 - 08Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 1 Núm. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 01 - 08Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 1 n. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 01 - 082358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1960/1552Moonteiro, Julierme NobregaLucena, Ingrid Morgane Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-04T11:56:36Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/1960Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-02-04T11:56:36Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da informática como ferramenta na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II
title O uso da informática como ferramenta na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II
spellingShingle O uso da informática como ferramenta na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II
Moonteiro, Julierme Nobrega
title_short O uso da informática como ferramenta na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II
title_full O uso da informática como ferramenta na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II
title_fullStr O uso da informática como ferramenta na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II
title_full_unstemmed O uso da informática como ferramenta na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II
title_sort O uso da informática como ferramenta na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II
author Moonteiro, Julierme Nobrega
author_facet Moonteiro, Julierme Nobrega
Lucena, Ingrid Morgane Medeiros
author_role author
author2 Lucena, Ingrid Morgane Medeiros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moonteiro, Julierme Nobrega
Lucena, Ingrid Morgane Medeiros
description Na atualidade, as possibilidades de difusão do conhecimento dadas pelas tecnologias da informação e da comunicação, abriram novas possibilidades de ação para ampliar a acessibilidade às informações e ao conhecimento produzido. Os ambientes tecnológicos educacionais permitem ao educador ligar os objetivos educacionais à prática escolar, criando novas situações de ensino através de novos métodos educacionais. No caso específico do ensino da Matemática, o professor tem à sua disposição uma importante ferramenta, que pode trabalhar melhor a geometria, construindo gráficos ou mostrando os chamados sólidos geométricos em diferentes posições, recurso este que facilita uma melhor visualização por parte do aluno. E, consequentemente, um melhor entendimento. No contexto escolar, o computar pode contribuir na realização de pesquisas on line, bem como no desenvolvimento de cálculos, trabalhados cartográficos, etc. Por essa razão, pode-se afirmar que o uso do computador no ambiente escolar revela a potencialidade de interação. Através da utilização da informática na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II, é possível transformar os velhos paradigmas da educação, fazendo com que o aluno se fascine com as novas descobertas proporcionadas pela inserção do computador na educação. Palavras-chave: Uso da Informática. Aprendizagem matemática. Ensino Fundamental.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1960
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1960/1552
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 1 No. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 01 - 08
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 1 Núm. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 01 - 08
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 1 n. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 01 - 08
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949665236844544