O uso da informática como ferramenta na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1960 |
Resumo: | Na atualidade, as possibilidades de difusão do conhecimento dadas pelas tecnologias da informação e da comunicação, abriram novas possibilidades de ação para ampliar a acessibilidade às informações e ao conhecimento produzido. Os ambientes tecnológicos educacionais permitem ao educador ligar os objetivos educacionais à prática escolar, criando novas situações de ensino através de novos métodos educacionais. No caso específico do ensino da Matemática, o professor tem à sua disposição uma importante ferramenta, que pode trabalhar melhor a geometria, construindo gráficos ou mostrando os chamados sólidos geométricos em diferentes posições, recurso este que facilita uma melhor visualização por parte do aluno. E, consequentemente, um melhor entendimento. No contexto escolar, o computar pode contribuir na realização de pesquisas on line, bem como no desenvolvimento de cálculos, trabalhados cartográficos, etc. Por essa razão, pode-se afirmar que o uso do computador no ambiente escolar revela a potencialidade de interação. Através da utilização da informática na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II, é possível transformar os velhos paradigmas da educação, fazendo com que o aluno se fascine com as novas descobertas proporcionadas pela inserção do computador na educação. Palavras-chave: Uso da Informática. Aprendizagem matemática. Ensino Fundamental. |
id |
GVAA-2_19cfd2fb2de9c3459b7ffdbb44568c66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/1960 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso da informática como ferramenta na aprendizagem da matemática no ensino fundamental IINa atualidade, as possibilidades de difusão do conhecimento dadas pelas tecnologias da informação e da comunicação, abriram novas possibilidades de ação para ampliar a acessibilidade às informações e ao conhecimento produzido. Os ambientes tecnológicos educacionais permitem ao educador ligar os objetivos educacionais à prática escolar, criando novas situações de ensino através de novos métodos educacionais. No caso específico do ensino da Matemática, o professor tem à sua disposição uma importante ferramenta, que pode trabalhar melhor a geometria, construindo gráficos ou mostrando os chamados sólidos geométricos em diferentes posições, recurso este que facilita uma melhor visualização por parte do aluno. E, consequentemente, um melhor entendimento. No contexto escolar, o computar pode contribuir na realização de pesquisas on line, bem como no desenvolvimento de cálculos, trabalhados cartográficos, etc. Por essa razão, pode-se afirmar que o uso do computador no ambiente escolar revela a potencialidade de interação. Através da utilização da informática na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II, é possível transformar os velhos paradigmas da educação, fazendo com que o aluno se fascine com as novas descobertas proporcionadas pela inserção do computador na educação. Palavras-chave: Uso da Informática. Aprendizagem matemática. Ensino Fundamental.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2013-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1960Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 1 No. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 01 - 08Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 1 Núm. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 01 - 08Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 1 n. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 01 - 082358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1960/1552Moonteiro, Julierme NobregaLucena, Ingrid Morgane Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-04T11:56:36Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/1960Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-02-04T11:56:36Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da informática como ferramenta na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II |
title |
O uso da informática como ferramenta na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II |
spellingShingle |
O uso da informática como ferramenta na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II Moonteiro, Julierme Nobrega |
title_short |
O uso da informática como ferramenta na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II |
title_full |
O uso da informática como ferramenta na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II |
title_fullStr |
O uso da informática como ferramenta na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II |
title_full_unstemmed |
O uso da informática como ferramenta na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II |
title_sort |
O uso da informática como ferramenta na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II |
author |
Moonteiro, Julierme Nobrega |
author_facet |
Moonteiro, Julierme Nobrega Lucena, Ingrid Morgane Medeiros |
author_role |
author |
author2 |
Lucena, Ingrid Morgane Medeiros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moonteiro, Julierme Nobrega Lucena, Ingrid Morgane Medeiros |
description |
Na atualidade, as possibilidades de difusão do conhecimento dadas pelas tecnologias da informação e da comunicação, abriram novas possibilidades de ação para ampliar a acessibilidade às informações e ao conhecimento produzido. Os ambientes tecnológicos educacionais permitem ao educador ligar os objetivos educacionais à prática escolar, criando novas situações de ensino através de novos métodos educacionais. No caso específico do ensino da Matemática, o professor tem à sua disposição uma importante ferramenta, que pode trabalhar melhor a geometria, construindo gráficos ou mostrando os chamados sólidos geométricos em diferentes posições, recurso este que facilita uma melhor visualização por parte do aluno. E, consequentemente, um melhor entendimento. No contexto escolar, o computar pode contribuir na realização de pesquisas on line, bem como no desenvolvimento de cálculos, trabalhados cartográficos, etc. Por essa razão, pode-se afirmar que o uso do computador no ambiente escolar revela a potencialidade de interação. Através da utilização da informática na aprendizagem da matemática no ensino fundamental II, é possível transformar os velhos paradigmas da educação, fazendo com que o aluno se fascine com as novas descobertas proporcionadas pela inserção do computador na educação. Palavras-chave: Uso da Informática. Aprendizagem matemática. Ensino Fundamental. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1960 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1960/1552 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 1 No. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 01 - 08 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 1 Núm. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 01 - 08 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 1 n. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 01 - 08 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949665236844544 |