Família e escola : parceria necessária para erradicar o fracasso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Francisca Oleania Torquato
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6276
Resumo: O fracasso escolar é definido por um mau êxito, uma derrota que se manifesta no processo ensino-aprendizagem. É inegável que a família e a escola sejam instituições responsáveis por fazer a mediação entre o indivíduo e a sociedade, pois o dever da família com o processo de escolaridade e a importância da sua presença no contexto escolar é publicamente reconhecido na legislação nacional e nas diretrizes do Ministério da Educação aprovadas no decorrer dos anos 90. Dessa forma, surge a necessidade de analisá-lo de forma mais ampla, considerando-o como peça resultante de muitas variáveis e muitas fragilidades encontradas no ambiente escolar e familiar. A importância da referida pesquisa em que se busca uma maior compreensão dessa relação tão delicada permite uma análise das respostas de cada sujeito aos impasses com o saber, intrínseca ao fenômeno fracasso escolar. Este trabalho de investigação tem como objetivo analisar a importância da parceria família e escola na erradicação do fracasso escolar. Apresenta cunho metodológico qualiquantitativo, voltado para pesquisa de campo, e uma análise teórica por meio de uma abordagem descritiva com aplicação de entrevistas aos professores e pais, e questionários aos alunos. Como resultados da pesquisa, os envolvidos na mesma destacaram que a relação família escola é de extrema importância, a qual os pais destacam-na quanto à participação nas atividades da escola, sempre que possível colaborando na organização dos eventos, das reuniões de pais e como também alguns fazem parte do conselho escolar, já os alunos acreditam que essa relação é importante quanto ao acompanhamento da família, partindo do incentivo e sempre enfatizando a visão de futuro, os professores enfatizaram a importância dos pais no dia a dia da escola, quanto no acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos filhos em casa. Conclui-se então que professores devem desenvolver um trabalho junto aos pais para amenizar o problema do fracasso escolar, fundamentando suas práticas em atividades que priorizem, sobretudo, um bom desempenho escolar do aluno na construção do conhecimento e se conscientizem da sua participação constante em formações continuadas, assim contribuindo para a sua prática em superar o fracasso escolar. Dentro deste cenário, a questão do fracasso escolar aparece como fenômeno marcado por diferentes entendimentos ao longo da história educacional mundial e, por extensão, da história brasileira.
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A importância da referida pesquisa em que se busca uma maior compreensão dessa relação tão delicada permite uma análise das respostas de cada sujeito aos impasses com o saber, intrínseca ao fenômeno fracasso escolar. Este trabalho de investigação tem como objetivo analisar a importância da parceria família e escola na erradicação do fracasso escolar. Apresenta cunho metodológico qualiquantitativo, voltado para pesquisa de campo, e uma análise teórica por meio de uma abordagem descritiva com aplicação de entrevistas aos professores e pais, e questionários aos alunos. Como resultados da pesquisa, os envolvidos na mesma destacaram que a relação família escola é de extrema importância, a qual os pais destacam-na quanto à participação nas atividades da escola, sempre que possível colaborando na organização dos eventos, das reuniões de pais e como também alguns fazem parte do conselho escolar, já os alunos acreditam que essa relação é importante quanto ao acompanhamento da família, partindo do incentivo e sempre enfatizando a visão de futuro, os professores enfatizaram a importância dos pais no dia a dia da escola, quanto no acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos filhos em casa. Conclui-se então que professores devem desenvolver um trabalho junto aos pais para amenizar o problema do fracasso escolar, fundamentando suas práticas em atividades que priorizem, sobretudo, um bom desempenho escolar do aluno na construção do conhecimento e se conscientizem da sua participação constante em formações continuadas, assim contribuindo para a sua prática em superar o fracasso escolar. Dentro deste cenário, a questão do fracasso escolar aparece como fenômeno marcado por diferentes entendimentos ao longo da história educacional mundial e, por extensão, da história brasileira.School failure is defined by a bad outcome, a defeat that manifests itself in the teaching-learning process. It is undeniable that family and school are responsible for institutions to mediate between the individual and society, as the duty of the family with the process of education and the importance of their presence in the school is publicly recognized in national legislation and the guidelines of the Ministry of education approved during the 90s. Thus arises the need to analyze it more broadly, considering it as part resulting from many variables and many weaknesses found in the school environment and family. The significance of the research that seeks a better understanding of this delicate relationship allows an analysis of the responses of each subject to deadlocks with knowledge, intrinsic to the phenomenon school failure. This research aims to analyze the importance of the partnership between family and school in the eradication of school failure. It presents a qualitative and quantitative methodology, focused on field research and a theoretical analysis using a descriptive approach, applying interviews with teachers and parents, students and questionnaires. The research results, involved in the same stressed that the relation between family school is of utmost importance, in which parents stand in regard to participation in school activities whenever possible collaborating in the organization of events, parent meetings and how also some part of the collegiate, as the school board because students believe that this relationship is important as the monitoring of the family starting with the encouragement and always emphasizing the vision of the future, teachers emphasized the importance of parents in daily school, and in the monitoring of activities for the children at home. It was concluded that teachers should develop work with parents to alleviate the problem of school failure, basing their practices on activities that focus mainly a good academic performance of the student in constructing knowledge and become aware of the importance of their ongoing involvement in continuing training, thus contributing to their practice in overcoming school failure. Within this scenario, the issue of school failure appears as a phenomenon marked by different understandings throughout history educational world and, by extension, the history of Brazil.2015-04-27T15:46:51Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6276TID:201252325porLeite, Francisca Oleania Torquatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:45Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:16.477309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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