Uma abordagem sobre as dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Iluskhanney Gomes de Medeiros
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Andrade, José Rivamar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3269
Resumo: Aprender é o que justifica e explica a nossa condição humana. A aprendizagem como processo é entendido como a aquisição de reflexos e emoções e passam pela formação de hábitos, habilidades, atitudes, valores e raciocínios. A aprendizagem depende de varias condições fisiológicas e psicológicas. Em muitos casos os alunos que apresentam problemas de aprendizagem são, decorrentes da falta de atenção e concentração, entendimento, valorização, diálogo, desajuste familiar, etc. As crianças e adolescentes estão carentes de conhecimento e precisam ser elogiados. No entanto muitas vezes recebem mais criticas do que auxilio e compreensão. Mediante esta concepção, devemos refletir constantemente sobre a nossa prática e responsabilidade em promover a construção de ser sujeito, pesquisador, reflexivo e consciente de suas capacidades e potencialidades. As dificuldades de aprendizagem compreender as descobertas ou distúrbios manifestados por dificuldades significativas na aquisição e uso da escuta, fala leitura, escrita, raciocínio ou capacidades matemáticas. Esses transtornos são intrínsecos ao indivíduo, provavelmente devido a disfunção do sistema nervoso central que pode ocorrer durante a vida. Quando as crianças não se ajustam a instituição escolar, não avançam. As autoridades da escola ocasionalmente consideram mais fáceis culpar aos alunos, ao invés de examinarem suas próprias deficiências. Existem muitos casos em que o aluno realmente apresenta limitações em algumas aprendizagens, para sintetizar alguns conhecimentos ou por diferentes motivos não quer aprender. Para muitos não foram oportunizados as aprendizagens significativas de forma prazerosa e interessante. A escola também não pode representar uma instituição sem atração ou motivação para seus integrantes. Mediante o fracasso causado por uma conjunção de fatores interligados que impedem o bom desempenho do aluno, destacamos a visão de Smith e Strick onde os mesmos apontam o funcionamento cerebral e os problemas psicológicos envolvendo ambientes domésticos e escolares como fatores que causam dificuldades na aprendizagem.Palavras-chave: Dificuldades de Aprendizagem. Superação. Abordagem.
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