Inclusão Social de Crianças Portadoras de Síndrome de Down nas Escolas Particulares do Município de Campina Grande - PB
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2821 |
Resumo: | Introdução O processo de inclusão social de crianças com necessidades educativas especiais (NEE), como a Síndrome de Down (SD), é de grande valor para o seu desenvolvimento, uma vez que contribui diretamente para a sua qualidade de vida. Para isso é necessário que os profissionais sejam capacitados e a escola esteja aberta a novas possibilidades. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar a realidade das disposições acerca da inclusão social de crianças com SD em escolas da rede privada e traçar perfis sócio epidemiológico e profissional do docente. Legitima-se pelo fato de não haver estudos neste campo, sendo uma importante base para outros pesquisadores. Metodologia Estudo classificado como transversal-descritivo em relação a seus objetivos e quantitativos quanto ao levantamento de dados coletados através do questionário Survey adaptado. Este foi realizado em quatro escolas da rede privada de ensino da cidade de Campina Grande que possuem crianças com SD regularmente matriculadas, seu instrumento foi aplicado para 14 docentes, envolvidos com a educação das mesmas em tais instituições, processados no programa Excel e logo após analisados. Foram excluídos da pesquisa todos aqueles que não quiseram responder ao questionário. Resultados Como resultado a maioria (8 professores) possui entre 31 a 40 anos; 12 deles apresentam bacharelado em educação; e quanto a formação para NEE, 7 entre 10 acharam muito insuficiente a que tiveram. A metade da amostra demonstrou-se insatisfeitos quanto à situação na qual se encontra nas instituições que atuam, diante do tema abordado. Conclusão Com base neste estudo é possível concluir que, mesmo as instituições escolares incluindo alunos com NEE no ambiente estudantil, fazem-se necessário a adaptação estrutural hergonomicamente correta e que seu corpo docente esteja sempre atualizado e formado adequadamente a estas realidades.PALAVRAS-CHAVE: Inclusão Social. Síndrome de Down. Capacitação do Corpo Docente |
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Inclusão Social de Crianças Portadoras de Síndrome de Down nas Escolas Particulares do Município de Campina Grande - PBIntrodução O processo de inclusão social de crianças com necessidades educativas especiais (NEE), como a Síndrome de Down (SD), é de grande valor para o seu desenvolvimento, uma vez que contribui diretamente para a sua qualidade de vida. Para isso é necessário que os profissionais sejam capacitados e a escola esteja aberta a novas possibilidades. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar a realidade das disposições acerca da inclusão social de crianças com SD em escolas da rede privada e traçar perfis sócio epidemiológico e profissional do docente. Legitima-se pelo fato de não haver estudos neste campo, sendo uma importante base para outros pesquisadores. Metodologia Estudo classificado como transversal-descritivo em relação a seus objetivos e quantitativos quanto ao levantamento de dados coletados através do questionário Survey adaptado. Este foi realizado em quatro escolas da rede privada de ensino da cidade de Campina Grande que possuem crianças com SD regularmente matriculadas, seu instrumento foi aplicado para 14 docentes, envolvidos com a educação das mesmas em tais instituições, processados no programa Excel e logo após analisados. Foram excluídos da pesquisa todos aqueles que não quiseram responder ao questionário. Resultados Como resultado a maioria (8 professores) possui entre 31 a 40 anos; 12 deles apresentam bacharelado em educação; e quanto a formação para NEE, 7 entre 10 acharam muito insuficiente a que tiveram. A metade da amostra demonstrou-se insatisfeitos quanto à situação na qual se encontra nas instituições que atuam, diante do tema abordado. Conclusão Com base neste estudo é possível concluir que, mesmo as instituições escolares incluindo alunos com NEE no ambiente estudantil, fazem-se necessário a adaptação estrutural hergonomicamente correta e que seu corpo docente esteja sempre atualizado e formado adequadamente a estas realidades.PALAVRAS-CHAVE: Inclusão Social. Síndrome de Down. Capacitação do Corpo DocenteGRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2821Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 3 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 13-25Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 3 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 13-25Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 3 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 13-252358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2821/2591Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Clara Noberto Adamastor deMartins, Rayssa MoraesFarias, Sheila Carla Silva Agra de2016-01-12T13:16:34Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2821Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T13:16:34Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
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