A INCLUSÃO ESCOLAR DO PORTADOR DE SINDROME DE DOWN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TRIACA, Leonardo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: NUNEZ, Elizabeth Emma Soares de, ZILLY, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6329
Resumo: Com a política de inclusão de crianças portadoras de Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas escolas, cabe aos professores à função de atender essas crianças portadoras de deficiências físicas e/ou mentais. Cada um destes alunos especiais exige do professor práticas pedagógicas e um tempo de interação diferenciados, porque cada indivíduo tem uma demanda em termos de metodologia de ensino e aprendizagem, o que exige do educador uma atenção especial. A escola, mesmo não estando preparada física e psicologicamente, não pode deixar de atender essas crianças, em especial os portadores de Síndrome de Down (SD). Diante da importância do papel do professor das séries inicias na preparação de alunos portadores de NEE, surgiu à preocupação de traçar o perfil desses profissionais, visando avaliar o conhecimento e a percepção desses profissionais sobre como o trabalho pedagógico é oferecido a estes alunos sindrômicos na inclusão escolar. Um questionário de auto-preenchimento foi utilizado em 09 escolas da rede pública de ensino das séries iniciais de Foz do Iguaçu/PR, escolhidas por sorteio, onde 137 professores aceitaram fazer parte da pesquisa. Verificou-se que a maioria desses profissionais não está preparado para receber os alunos NEE, em especial com SD, e muitos têm dúvidas sobre a inclusão escolar ser mesmo o melhor caminho para essas crianças. Como a inclusão escolar já é uma realidade, os docentes deveriam estar mais capacitados para educar e tornar esses alunos cidadãos engajados na sociedade.
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