Projeto político pedagógico: uma abordagem conceitual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2506
Resumo: O Projeto Político Pedagógico tem como finalidade organizar a estrutura escolar, estabelecendo um plano de metas e ações, tendo como base a comunidade intra e extraescolar, sabendo que deve acontecer de forma coletiva com todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. O maior desafio da escola hoje, é o de construir o seu projeto político pedagógico, pois exige coletividade, proporcionando a participação de todos no contexto escolar. Para que o projeto se efetive é preciso delinear competências, tais como: a qualidade de ensino, a globalidade do processo educativo, criatividade, criticidade e a formação continuada. O papel da administração escolar para com o Projeto Político Pedagógico é de articular a interação de todos os envolvidos no processo educacional, valorizar o trabalho coletivo, respeitar a liberdade e as individualidades de cada um, assegurar recursos didáticos e financeiros para a instituição, primando por um planejamento coletivo com vistas a atender as necessidades da escola. O Projeto Político Pedagógico só pode ser construído se a escola dispor de autonomia, pois esta garante a instituição a independência e a liberdade de decidir sua prática educativa, não impedindo a mesma de executar leis constitucionais, mas também de construir suas próprias leis. Com autonomia, os professores, os alunos e pais são responsáveis pelo desempenho da instituição, já que todos participam da construção do ensino-aprendizagem. O presente artigo tem por objetivo apresentar um conceito e discutir as competências do Projeto Político Pedagógico, na construção de uma escola democrática. Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico. Processo de Construção. Comunidade Escolar.
id GVAA-2_43041fdf82956e465ee980cc4e7dba10
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2506
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Projeto político pedagógico: uma abordagem conceitualO Projeto Político Pedagógico tem como finalidade organizar a estrutura escolar, estabelecendo um plano de metas e ações, tendo como base a comunidade intra e extraescolar, sabendo que deve acontecer de forma coletiva com todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. O maior desafio da escola hoje, é o de construir o seu projeto político pedagógico, pois exige coletividade, proporcionando a participação de todos no contexto escolar. Para que o projeto se efetive é preciso delinear competências, tais como: a qualidade de ensino, a globalidade do processo educativo, criatividade, criticidade e a formação continuada. O papel da administração escolar para com o Projeto Político Pedagógico é de articular a interação de todos os envolvidos no processo educacional, valorizar o trabalho coletivo, respeitar a liberdade e as individualidades de cada um, assegurar recursos didáticos e financeiros para a instituição, primando por um planejamento coletivo com vistas a atender as necessidades da escola. O Projeto Político Pedagógico só pode ser construído se a escola dispor de autonomia, pois esta garante a instituição a independência e a liberdade de decidir sua prática educativa, não impedindo a mesma de executar leis constitucionais, mas também de construir suas próprias leis. Com autonomia, os professores, os alunos e pais são responsáveis pelo desempenho da instituição, já que todos participam da construção do ensino-aprendizagem. O presente artigo tem por objetivo apresentar um conceito e discutir as competências do Projeto Político Pedagógico, na construção de uma escola democrática. Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico. Processo de Construção. Comunidade Escolar.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2013-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2506Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 3 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 3 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 3 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE2358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2506/1949Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T16:08:40Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2506Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T16:08:40Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto político pedagógico: uma abordagem conceitual
title Projeto político pedagógico: uma abordagem conceitual
spellingShingle Projeto político pedagógico: uma abordagem conceitual
Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante
title_short Projeto político pedagógico: uma abordagem conceitual
title_full Projeto político pedagógico: uma abordagem conceitual
title_fullStr Projeto político pedagógico: uma abordagem conceitual
title_full_unstemmed Projeto político pedagógico: uma abordagem conceitual
title_sort Projeto político pedagógico: uma abordagem conceitual
author Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante
author_facet Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante
description O Projeto Político Pedagógico tem como finalidade organizar a estrutura escolar, estabelecendo um plano de metas e ações, tendo como base a comunidade intra e extraescolar, sabendo que deve acontecer de forma coletiva com todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. O maior desafio da escola hoje, é o de construir o seu projeto político pedagógico, pois exige coletividade, proporcionando a participação de todos no contexto escolar. Para que o projeto se efetive é preciso delinear competências, tais como: a qualidade de ensino, a globalidade do processo educativo, criatividade, criticidade e a formação continuada. O papel da administração escolar para com o Projeto Político Pedagógico é de articular a interação de todos os envolvidos no processo educacional, valorizar o trabalho coletivo, respeitar a liberdade e as individualidades de cada um, assegurar recursos didáticos e financeiros para a instituição, primando por um planejamento coletivo com vistas a atender as necessidades da escola. O Projeto Político Pedagógico só pode ser construído se a escola dispor de autonomia, pois esta garante a instituição a independência e a liberdade de decidir sua prática educativa, não impedindo a mesma de executar leis constitucionais, mas também de construir suas próprias leis. Com autonomia, os professores, os alunos e pais são responsáveis pelo desempenho da instituição, já que todos participam da construção do ensino-aprendizagem. O presente artigo tem por objetivo apresentar um conceito e discutir as competências do Projeto Político Pedagógico, na construção de uma escola democrática. Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico. Processo de Construção. Comunidade Escolar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2506
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2506/1949
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 3 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 3 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 3 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949665342750720