Projeto político pedagógico: uma abordagem conceitual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2506 |
Resumo: | O Projeto Político Pedagógico tem como finalidade organizar a estrutura escolar, estabelecendo um plano de metas e ações, tendo como base a comunidade intra e extraescolar, sabendo que deve acontecer de forma coletiva com todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. O maior desafio da escola hoje, é o de construir o seu projeto político pedagógico, pois exige coletividade, proporcionando a participação de todos no contexto escolar. Para que o projeto se efetive é preciso delinear competências, tais como: a qualidade de ensino, a globalidade do processo educativo, criatividade, criticidade e a formação continuada. O papel da administração escolar para com o Projeto Político Pedagógico é de articular a interação de todos os envolvidos no processo educacional, valorizar o trabalho coletivo, respeitar a liberdade e as individualidades de cada um, assegurar recursos didáticos e financeiros para a instituição, primando por um planejamento coletivo com vistas a atender as necessidades da escola. O Projeto Político Pedagógico só pode ser construído se a escola dispor de autonomia, pois esta garante a instituição a independência e a liberdade de decidir sua prática educativa, não impedindo a mesma de executar leis constitucionais, mas também de construir suas próprias leis. Com autonomia, os professores, os alunos e pais são responsáveis pelo desempenho da instituição, já que todos participam da construção do ensino-aprendizagem. O presente artigo tem por objetivo apresentar um conceito e discutir as competências do Projeto Político Pedagógico, na construção de uma escola democrática. Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico. Processo de Construção. Comunidade Escolar. |
id |
GVAA-2_43041fdf82956e465ee980cc4e7dba10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/2506 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto político pedagógico: uma abordagem conceitualO Projeto Político Pedagógico tem como finalidade organizar a estrutura escolar, estabelecendo um plano de metas e ações, tendo como base a comunidade intra e extraescolar, sabendo que deve acontecer de forma coletiva com todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. O maior desafio da escola hoje, é o de construir o seu projeto político pedagógico, pois exige coletividade, proporcionando a participação de todos no contexto escolar. Para que o projeto se efetive é preciso delinear competências, tais como: a qualidade de ensino, a globalidade do processo educativo, criatividade, criticidade e a formação continuada. O papel da administração escolar para com o Projeto Político Pedagógico é de articular a interação de todos os envolvidos no processo educacional, valorizar o trabalho coletivo, respeitar a liberdade e as individualidades de cada um, assegurar recursos didáticos e financeiros para a instituição, primando por um planejamento coletivo com vistas a atender as necessidades da escola. O Projeto Político Pedagógico só pode ser construído se a escola dispor de autonomia, pois esta garante a instituição a independência e a liberdade de decidir sua prática educativa, não impedindo a mesma de executar leis constitucionais, mas também de construir suas próprias leis. Com autonomia, os professores, os alunos e pais são responsáveis pelo desempenho da instituição, já que todos participam da construção do ensino-aprendizagem. O presente artigo tem por objetivo apresentar um conceito e discutir as competências do Projeto Político Pedagógico, na construção de uma escola democrática. Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico. Processo de Construção. Comunidade Escolar.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2013-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2506Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 3 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 3 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 3 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE2358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2506/1949Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T16:08:40Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2506Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T16:08:40Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto político pedagógico: uma abordagem conceitual |
title |
Projeto político pedagógico: uma abordagem conceitual |
spellingShingle |
Projeto político pedagógico: uma abordagem conceitual Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante |
title_short |
Projeto político pedagógico: uma abordagem conceitual |
title_full |
Projeto político pedagógico: uma abordagem conceitual |
title_fullStr |
Projeto político pedagógico: uma abordagem conceitual |
title_full_unstemmed |
Projeto político pedagógico: uma abordagem conceitual |
title_sort |
Projeto político pedagógico: uma abordagem conceitual |
author |
Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante |
author_facet |
Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Katiuska Lamara Vieira Cavalcante |
description |
O Projeto Político Pedagógico tem como finalidade organizar a estrutura escolar, estabelecendo um plano de metas e ações, tendo como base a comunidade intra e extraescolar, sabendo que deve acontecer de forma coletiva com todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. O maior desafio da escola hoje, é o de construir o seu projeto político pedagógico, pois exige coletividade, proporcionando a participação de todos no contexto escolar. Para que o projeto se efetive é preciso delinear competências, tais como: a qualidade de ensino, a globalidade do processo educativo, criatividade, criticidade e a formação continuada. O papel da administração escolar para com o Projeto Político Pedagógico é de articular a interação de todos os envolvidos no processo educacional, valorizar o trabalho coletivo, respeitar a liberdade e as individualidades de cada um, assegurar recursos didáticos e financeiros para a instituição, primando por um planejamento coletivo com vistas a atender as necessidades da escola. O Projeto Político Pedagógico só pode ser construído se a escola dispor de autonomia, pois esta garante a instituição a independência e a liberdade de decidir sua prática educativa, não impedindo a mesma de executar leis constitucionais, mas também de construir suas próprias leis. Com autonomia, os professores, os alunos e pais são responsáveis pelo desempenho da instituição, já que todos participam da construção do ensino-aprendizagem. O presente artigo tem por objetivo apresentar um conceito e discutir as competências do Projeto Político Pedagógico, na construção de uma escola democrática. Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico. Processo de Construção. Comunidade Escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2506 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2506/1949 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 3 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 3 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 3 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949665342750720 |