Estudo das áreas temáticas de Imunologia e Microbiologia na grade curricular dos cursos de Fisioterapia do estado da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Danielle Marinho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Leite, Márcia Peixoto, Medrado, Alena Peixoto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2720
Resumo: O conhecimento dos diversos tipos de microorganismos e sua interação com o hospedeiro e com o ambiente é de grande valia para todas as áreas de saúde, incluindo a Fisioterapia. Percebe-se uma grande carência nos diversos cursos de Fisioterapia existentes quanto à presença de disciplinas que avaliam a interação microorganismo hospedeiro. Este estudo visou avaliar as grades curriculares das Instituições de Ensino Superior que oferecessem o curso de Fisioterapia e analisar a inserção de disciplinas básicas de Imunologia e Microbiologia em seus componentes curriculares. Neste estudo descritivo analítico, foi realizado um levantamento de todas as Instituições de Ensino Superior do Estado da Bahia que tivessem o curso de Fisioterapia. Para a realização deste levantamento, foi utilizada a lista de faculdades em atividade no referido estado cadastradas pelo Ministério da Educação. Observou-se que do total de 34 cursos analisados, apenas 10 (29, 41%) apresentaram em sua grade curricular as disciplinas citadas. Constatou-se que a maior parte dos cursos concentrou estas áreas nos seus três primeiros períodos e que 80% destas instituições ofertaram aos discentes as disciplinas em módulos integrados. Logo, percebeu-se que grande parte dos discentes carecem de conceitos fundamentais para a sua formação quais profissionais da área de saúde.
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