Estudo das áreas temáticas de Imunologia e Microbiologia na grade curricular dos cursos de Fisioterapia do estado da Bahia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2720 |
Resumo: | O conhecimento dos diversos tipos de microorganismos e sua interação com o hospedeiro e com o ambiente é de grande valia para todas as áreas de saúde, incluindo a Fisioterapia. Percebe-se uma grande carência nos diversos cursos de Fisioterapia existentes quanto à presença de disciplinas que avaliam a interação microorganismo hospedeiro. Este estudo visou avaliar as grades curriculares das Instituições de Ensino Superior que oferecessem o curso de Fisioterapia e analisar a inserção de disciplinas básicas de Imunologia e Microbiologia em seus componentes curriculares. Neste estudo descritivo analítico, foi realizado um levantamento de todas as Instituições de Ensino Superior do Estado da Bahia que tivessem o curso de Fisioterapia. Para a realização deste levantamento, foi utilizada a lista de faculdades em atividade no referido estado cadastradas pelo Ministério da Educação. Observou-se que do total de 34 cursos analisados, apenas 10 (29, 41%) apresentaram em sua grade curricular as disciplinas citadas. Constatou-se que a maior parte dos cursos concentrou estas áreas nos seus três primeiros períodos e que 80% destas instituições ofertaram aos discentes as disciplinas em módulos integrados. Logo, percebeu-se que grande parte dos discentes carecem de conceitos fundamentais para a sua formação quais profissionais da área de saúde. |
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Estudo das áreas temáticas de Imunologia e Microbiologia na grade curricular dos cursos de Fisioterapia do estado da BahiaO conhecimento dos diversos tipos de microorganismos e sua interação com o hospedeiro e com o ambiente é de grande valia para todas as áreas de saúde, incluindo a Fisioterapia. Percebe-se uma grande carência nos diversos cursos de Fisioterapia existentes quanto à presença de disciplinas que avaliam a interação microorganismo hospedeiro. Este estudo visou avaliar as grades curriculares das Instituições de Ensino Superior que oferecessem o curso de Fisioterapia e analisar a inserção de disciplinas básicas de Imunologia e Microbiologia em seus componentes curriculares. Neste estudo descritivo analítico, foi realizado um levantamento de todas as Instituições de Ensino Superior do Estado da Bahia que tivessem o curso de Fisioterapia. Para a realização deste levantamento, foi utilizada a lista de faculdades em atividade no referido estado cadastradas pelo Ministério da Educação. Observou-se que do total de 34 cursos analisados, apenas 10 (29, 41%) apresentaram em sua grade curricular as disciplinas citadas. Constatou-se que a maior parte dos cursos concentrou estas áreas nos seus três primeiros períodos e que 80% destas instituições ofertaram aos discentes as disciplinas em módulos integrados. Logo, percebeu-se que grande parte dos discentes carecem de conceitos fundamentais para a sua formação quais profissionais da área de saúde.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2015-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2720Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 4 (2015); 30 - 33Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 4 (2015); 30 - 33Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 4 (2015); 30 - 332358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2720/3390Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Danielle MarinhoLeite, Márcia PeixotoMedrado, Alena Peixoto2016-11-28T22:20:47Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2720Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-11-28T22:20:47Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
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