A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar Ramalho, Nielma Carla de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1966
Resumo: Na atualidade, as novas tecnologias ocupam um lugar essencial na vida do ser humano, constituindo-se na estrutura dos sistemas de comunicação. Elas foram [e são] responsáveis pelas profundas transformações que ocorreram na vida humana, no trabalho, em casa, na escola e no lazer. Tais mudanças obrigaram o homem a conviver com as novas tecnologias, que há muito tempo deixou de ser uma opção: queira ou não elas estão por todos os lados, interferindo profundamente nas vidas das pessoas, reformulando conceitos e instituindo novos hábitos de vida. As novas tecnologias mudaram o mundo e sua conjuntura político-econômica, transformando as estruturas sociais, que passaram a ser caracterizadas ainda mais pela desigualdade e pela injustiça social, demonstrando que o conhecimento tecnológico ao mesmo tempo em que traz benefícios para o homem, pode também afastá-lo de seus semelhantes. Hoje, a informática na educação é uma realidade. Contudo, ainda está longe de ser uma totalidade no Brasil. A maioria das escolas não tem laboratórios e os educadores não possuem conhecimentos suficientes para utilizarem tais recursos tecnológicos de maneira correta. Talvez, essa seja a grande dificuldade do atual processo educativo. A disseminação do conhecimento e uso das novas tecnologias no ambiente escolar pode contribuir efetivamente para transformar a educação, ampliando a comunicação entre a comunidade escolar, desenvolvendo o currículo-formação em uma perspectiva pós-moderna, capaz de gerar mais emancipação no aprender a aprender dos indivíduos. As novas tecnologias fazem com que a educação se torne colaborativa e participativa. Elas permitem que os alunos utilizem os ambientes de redes para desenvolverem seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, adquirir informações, fazendo com que no processo educativo ocorra uma aprendizagem autônoma, criativa e interativa. Assim sendo, são imensas possibilidades de aprendizagem proporcionadas pela tecnologia em sala de aula. Palavras-chaves: Educação. Novas Tecnologias. Utilização.
id GVAA-2_6472f2b731472f6e7a7a37e200ad8626
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/1966
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na educaçãoNa atualidade, as novas tecnologias ocupam um lugar essencial na vida do ser humano, constituindo-se na estrutura dos sistemas de comunicação. Elas foram [e são] responsáveis pelas profundas transformações que ocorreram na vida humana, no trabalho, em casa, na escola e no lazer. Tais mudanças obrigaram o homem a conviver com as novas tecnologias, que há muito tempo deixou de ser uma opção: queira ou não elas estão por todos os lados, interferindo profundamente nas vidas das pessoas, reformulando conceitos e instituindo novos hábitos de vida. As novas tecnologias mudaram o mundo e sua conjuntura político-econômica, transformando as estruturas sociais, que passaram a ser caracterizadas ainda mais pela desigualdade e pela injustiça social, demonstrando que o conhecimento tecnológico ao mesmo tempo em que traz benefícios para o homem, pode também afastá-lo de seus semelhantes. Hoje, a informática na educação é uma realidade. Contudo, ainda está longe de ser uma totalidade no Brasil. A maioria das escolas não tem laboratórios e os educadores não possuem conhecimentos suficientes para utilizarem tais recursos tecnológicos de maneira correta. Talvez, essa seja a grande dificuldade do atual processo educativo. A disseminação do conhecimento e uso das novas tecnologias no ambiente escolar pode contribuir efetivamente para transformar a educação, ampliando a comunicação entre a comunidade escolar, desenvolvendo o currículo-formação em uma perspectiva pós-moderna, capaz de gerar mais emancipação no aprender a aprender dos indivíduos. As novas tecnologias fazem com que a educação se torne colaborativa e participativa. Elas permitem que os alunos utilizem os ambientes de redes para desenvolverem seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, adquirir informações, fazendo com que no processo educativo ocorra uma aprendizagem autônoma, criativa e interativa. Assim sendo, são imensas possibilidades de aprendizagem proporcionadas pela tecnologia em sala de aula. Palavras-chaves: Educação. Novas Tecnologias. Utilização.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2013-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1966Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 1 No. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 24 - 31Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 1 Núm. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 24 - 31Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 1 n. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 24 - 312358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1966/1558Alencar Ramalho, Nielma Carla deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T18:43:40Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/1966Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T18:43:40Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na educação
title A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na educação
spellingShingle A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na educação
Alencar Ramalho, Nielma Carla de
title_short A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na educação
title_full A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na educação
title_fullStr A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na educação
title_full_unstemmed A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na educação
title_sort A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na educação
author Alencar Ramalho, Nielma Carla de
author_facet Alencar Ramalho, Nielma Carla de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar Ramalho, Nielma Carla de
description Na atualidade, as novas tecnologias ocupam um lugar essencial na vida do ser humano, constituindo-se na estrutura dos sistemas de comunicação. Elas foram [e são] responsáveis pelas profundas transformações que ocorreram na vida humana, no trabalho, em casa, na escola e no lazer. Tais mudanças obrigaram o homem a conviver com as novas tecnologias, que há muito tempo deixou de ser uma opção: queira ou não elas estão por todos os lados, interferindo profundamente nas vidas das pessoas, reformulando conceitos e instituindo novos hábitos de vida. As novas tecnologias mudaram o mundo e sua conjuntura político-econômica, transformando as estruturas sociais, que passaram a ser caracterizadas ainda mais pela desigualdade e pela injustiça social, demonstrando que o conhecimento tecnológico ao mesmo tempo em que traz benefícios para o homem, pode também afastá-lo de seus semelhantes. Hoje, a informática na educação é uma realidade. Contudo, ainda está longe de ser uma totalidade no Brasil. A maioria das escolas não tem laboratórios e os educadores não possuem conhecimentos suficientes para utilizarem tais recursos tecnológicos de maneira correta. Talvez, essa seja a grande dificuldade do atual processo educativo. A disseminação do conhecimento e uso das novas tecnologias no ambiente escolar pode contribuir efetivamente para transformar a educação, ampliando a comunicação entre a comunidade escolar, desenvolvendo o currículo-formação em uma perspectiva pós-moderna, capaz de gerar mais emancipação no aprender a aprender dos indivíduos. As novas tecnologias fazem com que a educação se torne colaborativa e participativa. Elas permitem que os alunos utilizem os ambientes de redes para desenvolverem seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, adquirir informações, fazendo com que no processo educativo ocorra uma aprendizagem autônoma, criativa e interativa. Assim sendo, são imensas possibilidades de aprendizagem proporcionadas pela tecnologia em sala de aula. Palavras-chaves: Educação. Novas Tecnologias. Utilização.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1966
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1966/1558
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 1 No. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 24 - 31
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 1 Núm. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 24 - 31
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 1 n. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 24 - 31
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949665246281728