A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1966 |
Resumo: | Na atualidade, as novas tecnologias ocupam um lugar essencial na vida do ser humano, constituindo-se na estrutura dos sistemas de comunicação. Elas foram [e são] responsáveis pelas profundas transformações que ocorreram na vida humana, no trabalho, em casa, na escola e no lazer. Tais mudanças obrigaram o homem a conviver com as novas tecnologias, que há muito tempo deixou de ser uma opção: queira ou não elas estão por todos os lados, interferindo profundamente nas vidas das pessoas, reformulando conceitos e instituindo novos hábitos de vida. As novas tecnologias mudaram o mundo e sua conjuntura político-econômica, transformando as estruturas sociais, que passaram a ser caracterizadas ainda mais pela desigualdade e pela injustiça social, demonstrando que o conhecimento tecnológico ao mesmo tempo em que traz benefícios para o homem, pode também afastá-lo de seus semelhantes. Hoje, a informática na educação é uma realidade. Contudo, ainda está longe de ser uma totalidade no Brasil. A maioria das escolas não tem laboratórios e os educadores não possuem conhecimentos suficientes para utilizarem tais recursos tecnológicos de maneira correta. Talvez, essa seja a grande dificuldade do atual processo educativo. A disseminação do conhecimento e uso das novas tecnologias no ambiente escolar pode contribuir efetivamente para transformar a educação, ampliando a comunicação entre a comunidade escolar, desenvolvendo o currículo-formação em uma perspectiva pós-moderna, capaz de gerar mais emancipação no aprender a aprender dos indivíduos. As novas tecnologias fazem com que a educação se torne colaborativa e participativa. Elas permitem que os alunos utilizem os ambientes de redes para desenvolverem seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, adquirir informações, fazendo com que no processo educativo ocorra uma aprendizagem autônoma, criativa e interativa. Assim sendo, são imensas possibilidades de aprendizagem proporcionadas pela tecnologia em sala de aula. Palavras-chaves: Educação. Novas Tecnologias. Utilização. |
id |
GVAA-2_6472f2b731472f6e7a7a37e200ad8626 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/1966 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na educaçãoNa atualidade, as novas tecnologias ocupam um lugar essencial na vida do ser humano, constituindo-se na estrutura dos sistemas de comunicação. Elas foram [e são] responsáveis pelas profundas transformações que ocorreram na vida humana, no trabalho, em casa, na escola e no lazer. Tais mudanças obrigaram o homem a conviver com as novas tecnologias, que há muito tempo deixou de ser uma opção: queira ou não elas estão por todos os lados, interferindo profundamente nas vidas das pessoas, reformulando conceitos e instituindo novos hábitos de vida. As novas tecnologias mudaram o mundo e sua conjuntura político-econômica, transformando as estruturas sociais, que passaram a ser caracterizadas ainda mais pela desigualdade e pela injustiça social, demonstrando que o conhecimento tecnológico ao mesmo tempo em que traz benefícios para o homem, pode também afastá-lo de seus semelhantes. Hoje, a informática na educação é uma realidade. Contudo, ainda está longe de ser uma totalidade no Brasil. A maioria das escolas não tem laboratórios e os educadores não possuem conhecimentos suficientes para utilizarem tais recursos tecnológicos de maneira correta. Talvez, essa seja a grande dificuldade do atual processo educativo. A disseminação do conhecimento e uso das novas tecnologias no ambiente escolar pode contribuir efetivamente para transformar a educação, ampliando a comunicação entre a comunidade escolar, desenvolvendo o currículo-formação em uma perspectiva pós-moderna, capaz de gerar mais emancipação no aprender a aprender dos indivíduos. As novas tecnologias fazem com que a educação se torne colaborativa e participativa. Elas permitem que os alunos utilizem os ambientes de redes para desenvolverem seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, adquirir informações, fazendo com que no processo educativo ocorra uma aprendizagem autônoma, criativa e interativa. Assim sendo, são imensas possibilidades de aprendizagem proporcionadas pela tecnologia em sala de aula. Palavras-chaves: Educação. Novas Tecnologias. Utilização.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2013-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1966Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 1 No. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 24 - 31Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 1 Núm. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 24 - 31Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 1 n. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 24 - 312358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1966/1558Alencar Ramalho, Nielma Carla deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T18:43:40Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/1966Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T18:43:40Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na educação |
title |
A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na educação |
spellingShingle |
A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na educação Alencar Ramalho, Nielma Carla de |
title_short |
A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na educação |
title_full |
A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na educação |
title_fullStr |
A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na educação |
title_full_unstemmed |
A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na educação |
title_sort |
A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na educação |
author |
Alencar Ramalho, Nielma Carla de |
author_facet |
Alencar Ramalho, Nielma Carla de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alencar Ramalho, Nielma Carla de |
description |
Na atualidade, as novas tecnologias ocupam um lugar essencial na vida do ser humano, constituindo-se na estrutura dos sistemas de comunicação. Elas foram [e são] responsáveis pelas profundas transformações que ocorreram na vida humana, no trabalho, em casa, na escola e no lazer. Tais mudanças obrigaram o homem a conviver com as novas tecnologias, que há muito tempo deixou de ser uma opção: queira ou não elas estão por todos os lados, interferindo profundamente nas vidas das pessoas, reformulando conceitos e instituindo novos hábitos de vida. As novas tecnologias mudaram o mundo e sua conjuntura político-econômica, transformando as estruturas sociais, que passaram a ser caracterizadas ainda mais pela desigualdade e pela injustiça social, demonstrando que o conhecimento tecnológico ao mesmo tempo em que traz benefícios para o homem, pode também afastá-lo de seus semelhantes. Hoje, a informática na educação é uma realidade. Contudo, ainda está longe de ser uma totalidade no Brasil. A maioria das escolas não tem laboratórios e os educadores não possuem conhecimentos suficientes para utilizarem tais recursos tecnológicos de maneira correta. Talvez, essa seja a grande dificuldade do atual processo educativo. A disseminação do conhecimento e uso das novas tecnologias no ambiente escolar pode contribuir efetivamente para transformar a educação, ampliando a comunicação entre a comunidade escolar, desenvolvendo o currículo-formação em uma perspectiva pós-moderna, capaz de gerar mais emancipação no aprender a aprender dos indivíduos. As novas tecnologias fazem com que a educação se torne colaborativa e participativa. Elas permitem que os alunos utilizem os ambientes de redes para desenvolverem seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, adquirir informações, fazendo com que no processo educativo ocorra uma aprendizagem autônoma, criativa e interativa. Assim sendo, são imensas possibilidades de aprendizagem proporcionadas pela tecnologia em sala de aula. Palavras-chaves: Educação. Novas Tecnologias. Utilização. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1966 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1966/1558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 1 No. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 24 - 31 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 1 Núm. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 24 - 31 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 1 n. 1 (2011): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 24 - 31 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949665246281728 |