Educação matemática: Uma análise do livro didático na ótica dos professores da rede pública do município de Patos - PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno Marcário da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Galdino, Josenildo Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2081
Resumo: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem por objetivo apresentar uma análise do livro didático de matemática na ótica dos professores da rede pública do município de Patos-PB. Para atingir esse objetivo, promoveu-se, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica embasada em livros e em revistas especializadas e, num segundo momento, realizou-se uma pesquisa de campo, oportunidade em que foi aplicado um questionário para coleta de dados, que foram apresentados em forma de gráficos e posteriormente comentados à luz da literatura pertinente. A presente pesquisa proporcionou compreender a importância que o professor deve dar ao processo de escolha do livro didático de matemática. De forma cuidadosa ele deve promover a seleção do livro didático, que será utilizado em sua sala de aula, levando sempre em consideração a qualidade do livro, a forma que os conteúdos são abordados, a existência da contextualização, da linguagem com clareza, bem como a não existência de exercícios repetitivos, etc. De forma enfática, todos os professores que participaram desta pesquisa, entendem que a utilização do livro didático de matemática em sala de aula traz uma significativa contribuição ao processo de ensino aprendizagem. Contudo, a análise do material bibliográfico selecionado para fundamentar esta pesquisa revelou que para essa contribuição ocorrer, é de suma importância que o professor saiba corretamente utilizar o livro didático de matemática em sala de aula, de forma criativa e construtiva, evitando que suas aulas sejam improdutivas e cansativas.Palavras-chave: Livro Didático de Matemática. Análise. Professores da Rede Pública
id GVAA-2_7435710320e28cb7834590c661e1946e
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2081
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Educação matemática: Uma análise do livro didático na ótica dos professores da rede pública do município de Patos - PBTrata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem por objetivo apresentar uma análise do livro didático de matemática na ótica dos professores da rede pública do município de Patos-PB. Para atingir esse objetivo, promoveu-se, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica embasada em livros e em revistas especializadas e, num segundo momento, realizou-se uma pesquisa de campo, oportunidade em que foi aplicado um questionário para coleta de dados, que foram apresentados em forma de gráficos e posteriormente comentados à luz da literatura pertinente. A presente pesquisa proporcionou compreender a importância que o professor deve dar ao processo de escolha do livro didático de matemática. De forma cuidadosa ele deve promover a seleção do livro didático, que será utilizado em sua sala de aula, levando sempre em consideração a qualidade do livro, a forma que os conteúdos são abordados, a existência da contextualização, da linguagem com clareza, bem como a não existência de exercícios repetitivos, etc. De forma enfática, todos os professores que participaram desta pesquisa, entendem que a utilização do livro didático de matemática em sala de aula traz uma significativa contribuição ao processo de ensino aprendizagem. Contudo, a análise do material bibliográfico selecionado para fundamentar esta pesquisa revelou que para essa contribuição ocorrer, é de suma importância que o professor saiba corretamente utilizar o livro didático de matemática em sala de aula, de forma criativa e construtiva, evitando que suas aulas sejam improdutivas e cansativas.Palavras-chave: Livro Didático de Matemática. Análise. Professores da Rede PúblicaGRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2081Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE2358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2081/1624Silva, Bruno Marcário daGaldino, Josenildo Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T18:07:55Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2081Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T18:07:55Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação matemática: Uma análise do livro didático na ótica dos professores da rede pública do município de Patos - PB
title Educação matemática: Uma análise do livro didático na ótica dos professores da rede pública do município de Patos - PB
spellingShingle Educação matemática: Uma análise do livro didático na ótica dos professores da rede pública do município de Patos - PB
Silva, Bruno Marcário da
title_short Educação matemática: Uma análise do livro didático na ótica dos professores da rede pública do município de Patos - PB
title_full Educação matemática: Uma análise do livro didático na ótica dos professores da rede pública do município de Patos - PB
title_fullStr Educação matemática: Uma análise do livro didático na ótica dos professores da rede pública do município de Patos - PB
title_full_unstemmed Educação matemática: Uma análise do livro didático na ótica dos professores da rede pública do município de Patos - PB
title_sort Educação matemática: Uma análise do livro didático na ótica dos professores da rede pública do município de Patos - PB
author Silva, Bruno Marcário da
author_facet Silva, Bruno Marcário da
Galdino, Josenildo Ferreira
author_role author
author2 Galdino, Josenildo Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruno Marcário da
Galdino, Josenildo Ferreira
description Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem por objetivo apresentar uma análise do livro didático de matemática na ótica dos professores da rede pública do município de Patos-PB. Para atingir esse objetivo, promoveu-se, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica embasada em livros e em revistas especializadas e, num segundo momento, realizou-se uma pesquisa de campo, oportunidade em que foi aplicado um questionário para coleta de dados, que foram apresentados em forma de gráficos e posteriormente comentados à luz da literatura pertinente. A presente pesquisa proporcionou compreender a importância que o professor deve dar ao processo de escolha do livro didático de matemática. De forma cuidadosa ele deve promover a seleção do livro didático, que será utilizado em sua sala de aula, levando sempre em consideração a qualidade do livro, a forma que os conteúdos são abordados, a existência da contextualização, da linguagem com clareza, bem como a não existência de exercícios repetitivos, etc. De forma enfática, todos os professores que participaram desta pesquisa, entendem que a utilização do livro didático de matemática em sala de aula traz uma significativa contribuição ao processo de ensino aprendizagem. Contudo, a análise do material bibliográfico selecionado para fundamentar esta pesquisa revelou que para essa contribuição ocorrer, é de suma importância que o professor saiba corretamente utilizar o livro didático de matemática em sala de aula, de forma criativa e construtiva, evitando que suas aulas sejam improdutivas e cansativas.Palavras-chave: Livro Didático de Matemática. Análise. Professores da Rede Pública
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2081
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2081/1624
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949665280884736