Educação matemática: Uma análise do livro didático na ótica dos professores da rede pública do município de Patos - PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2081 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem por objetivo apresentar uma análise do livro didático de matemática na ótica dos professores da rede pública do município de Patos-PB. Para atingir esse objetivo, promoveu-se, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica embasada em livros e em revistas especializadas e, num segundo momento, realizou-se uma pesquisa de campo, oportunidade em que foi aplicado um questionário para coleta de dados, que foram apresentados em forma de gráficos e posteriormente comentados à luz da literatura pertinente. A presente pesquisa proporcionou compreender a importância que o professor deve dar ao processo de escolha do livro didático de matemática. De forma cuidadosa ele deve promover a seleção do livro didático, que será utilizado em sua sala de aula, levando sempre em consideração a qualidade do livro, a forma que os conteúdos são abordados, a existência da contextualização, da linguagem com clareza, bem como a não existência de exercícios repetitivos, etc. De forma enfática, todos os professores que participaram desta pesquisa, entendem que a utilização do livro didático de matemática em sala de aula traz uma significativa contribuição ao processo de ensino aprendizagem. Contudo, a análise do material bibliográfico selecionado para fundamentar esta pesquisa revelou que para essa contribuição ocorrer, é de suma importância que o professor saiba corretamente utilizar o livro didático de matemática em sala de aula, de forma criativa e construtiva, evitando que suas aulas sejam improdutivas e cansativas.Palavras-chave: Livro Didático de Matemática. Análise. Professores da Rede Pública |
id |
GVAA-2_7435710320e28cb7834590c661e1946e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/2081 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação matemática: Uma análise do livro didático na ótica dos professores da rede pública do município de Patos - PBTrata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem por objetivo apresentar uma análise do livro didático de matemática na ótica dos professores da rede pública do município de Patos-PB. Para atingir esse objetivo, promoveu-se, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica embasada em livros e em revistas especializadas e, num segundo momento, realizou-se uma pesquisa de campo, oportunidade em que foi aplicado um questionário para coleta de dados, que foram apresentados em forma de gráficos e posteriormente comentados à luz da literatura pertinente. A presente pesquisa proporcionou compreender a importância que o professor deve dar ao processo de escolha do livro didático de matemática. De forma cuidadosa ele deve promover a seleção do livro didático, que será utilizado em sua sala de aula, levando sempre em consideração a qualidade do livro, a forma que os conteúdos são abordados, a existência da contextualização, da linguagem com clareza, bem como a não existência de exercícios repetitivos, etc. De forma enfática, todos os professores que participaram desta pesquisa, entendem que a utilização do livro didático de matemática em sala de aula traz uma significativa contribuição ao processo de ensino aprendizagem. Contudo, a análise do material bibliográfico selecionado para fundamentar esta pesquisa revelou que para essa contribuição ocorrer, é de suma importância que o professor saiba corretamente utilizar o livro didático de matemática em sala de aula, de forma criativa e construtiva, evitando que suas aulas sejam improdutivas e cansativas.Palavras-chave: Livro Didático de Matemática. Análise. Professores da Rede PúblicaGRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2081Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE2358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2081/1624Silva, Bruno Marcário daGaldino, Josenildo Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T18:07:55Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2081Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T18:07:55Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação matemática: Uma análise do livro didático na ótica dos professores da rede pública do município de Patos - PB |
title |
Educação matemática: Uma análise do livro didático na ótica dos professores da rede pública do município de Patos - PB |
spellingShingle |
Educação matemática: Uma análise do livro didático na ótica dos professores da rede pública do município de Patos - PB Silva, Bruno Marcário da |
title_short |
Educação matemática: Uma análise do livro didático na ótica dos professores da rede pública do município de Patos - PB |
title_full |
Educação matemática: Uma análise do livro didático na ótica dos professores da rede pública do município de Patos - PB |
title_fullStr |
Educação matemática: Uma análise do livro didático na ótica dos professores da rede pública do município de Patos - PB |
title_full_unstemmed |
Educação matemática: Uma análise do livro didático na ótica dos professores da rede pública do município de Patos - PB |
title_sort |
Educação matemática: Uma análise do livro didático na ótica dos professores da rede pública do município de Patos - PB |
author |
Silva, Bruno Marcário da |
author_facet |
Silva, Bruno Marcário da Galdino, Josenildo Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Galdino, Josenildo Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bruno Marcário da Galdino, Josenildo Ferreira |
description |
Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem por objetivo apresentar uma análise do livro didático de matemática na ótica dos professores da rede pública do município de Patos-PB. Para atingir esse objetivo, promoveu-se, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica embasada em livros e em revistas especializadas e, num segundo momento, realizou-se uma pesquisa de campo, oportunidade em que foi aplicado um questionário para coleta de dados, que foram apresentados em forma de gráficos e posteriormente comentados à luz da literatura pertinente. A presente pesquisa proporcionou compreender a importância que o professor deve dar ao processo de escolha do livro didático de matemática. De forma cuidadosa ele deve promover a seleção do livro didático, que será utilizado em sua sala de aula, levando sempre em consideração a qualidade do livro, a forma que os conteúdos são abordados, a existência da contextualização, da linguagem com clareza, bem como a não existência de exercícios repetitivos, etc. De forma enfática, todos os professores que participaram desta pesquisa, entendem que a utilização do livro didático de matemática em sala de aula traz uma significativa contribuição ao processo de ensino aprendizagem. Contudo, a análise do material bibliográfico selecionado para fundamentar esta pesquisa revelou que para essa contribuição ocorrer, é de suma importância que o professor saiba corretamente utilizar o livro didático de matemática em sala de aula, de forma criativa e construtiva, evitando que suas aulas sejam improdutivas e cansativas.Palavras-chave: Livro Didático de Matemática. Análise. Professores da Rede Pública |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2081 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2081/1624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 1 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949665280884736 |