Análise das ações intersetoriais no programa saúde na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria Salomé
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Almeida, Hariane Freitas Rocha, Ramos, Aline Sharlon Maciel Batista, Lemos, Messias, Rocha, Francisca das Chagas Gaspar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7364
Resumo: A escola é um equipamento social importante para construção de uma sociedade democrática e o ambiente escolar é elemento renovador da realidade acarretando ganhos em saúde. A intersetorialidade é um dos pilares do Programa Saúde na Escola e tem o propósito de dar novos contornos ao padrão tradicionalmente fragmentado das agências públicas. O estudo teve por objetivo, conhecer as ações intersetoriais que são realizadas no Programa Saúde na Escola. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada por meio da utilização das bases de dados da BDENF, LILACS e SCIELO, incluindo estudos redigidos no idioma português, publicados entre 2008 e 2018, totalizando uma amostra composta por 7 publicações categorizadas em: Aspectos influenciadores para o funcionamento da intersetorialidade, Inserção das ações do PSE no PPP das escolas, e A percepção dos gestores municipais sobre os Processos político-gerenciais intersetoriais. Conclui-se que a intersetorialidade no contexto do PSE, apesar de ser um dos pilares de tal programa, não é desenvolvida corretamente pelos atores envolvidos, sendo muitas vezes considerada como ação midiática, realizadas pontualmente pelos setores de saúde e educação, refletindo diretamente na qualidade da assistência prestada, pois não havendo a devida interação entre os setores, consequentemente, não há a devida interação e troca de conhecimentos entre os profissionais, para a resolutividade de problemas da comunidade estudantil que afeta diretamente seus familiares e a comunidade. 
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