Análise das ações intersetoriais no programa saúde na escola
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7364 |
Resumo: | A escola é um equipamento social importante para construção de uma sociedade democrática e o ambiente escolar é elemento renovador da realidade acarretando ganhos em saúde. A intersetorialidade é um dos pilares do Programa Saúde na Escola e tem o propósito de dar novos contornos ao padrão tradicionalmente fragmentado das agências públicas. O estudo teve por objetivo, conhecer as ações intersetoriais que são realizadas no Programa Saúde na Escola. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada por meio da utilização das bases de dados da BDENF, LILACS e SCIELO, incluindo estudos redigidos no idioma português, publicados entre 2008 e 2018, totalizando uma amostra composta por 7 publicações categorizadas em: Aspectos influenciadores para o funcionamento da intersetorialidade, Inserção das ações do PSE no PPP das escolas, e A percepção dos gestores municipais sobre os Processos político-gerenciais intersetoriais. Conclui-se que a intersetorialidade no contexto do PSE, apesar de ser um dos pilares de tal programa, não é desenvolvida corretamente pelos atores envolvidos, sendo muitas vezes considerada como ação midiática, realizadas pontualmente pelos setores de saúde e educação, refletindo diretamente na qualidade da assistência prestada, pois não havendo a devida interação entre os setores, consequentemente, não há a devida interação e troca de conhecimentos entre os profissionais, para a resolutividade de problemas da comunidade estudantil que afeta diretamente seus familiares e a comunidade. |
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Análise das ações intersetoriais no programa saúde na escolaAção intersetorial. Promoção da Saúde. Saúde escolar.A escola é um equipamento social importante para construção de uma sociedade democrática e o ambiente escolar é elemento renovador da realidade acarretando ganhos em saúde. A intersetorialidade é um dos pilares do Programa Saúde na Escola e tem o propósito de dar novos contornos ao padrão tradicionalmente fragmentado das agências públicas. O estudo teve por objetivo, conhecer as ações intersetoriais que são realizadas no Programa Saúde na Escola. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada por meio da utilização das bases de dados da BDENF, LILACS e SCIELO, incluindo estudos redigidos no idioma português, publicados entre 2008 e 2018, totalizando uma amostra composta por 7 publicações categorizadas em: Aspectos influenciadores para o funcionamento da intersetorialidade, Inserção das ações do PSE no PPP das escolas, e A percepção dos gestores municipais sobre os Processos político-gerenciais intersetoriais. Conclui-se que a intersetorialidade no contexto do PSE, apesar de ser um dos pilares de tal programa, não é desenvolvida corretamente pelos atores envolvidos, sendo muitas vezes considerada como ação midiática, realizadas pontualmente pelos setores de saúde e educação, refletindo diretamente na qualidade da assistência prestada, pois não havendo a devida interação entre os setores, consequentemente, não há a devida interação e troca de conhecimentos entre os profissionais, para a resolutividade de problemas da comunidade estudantil que afeta diretamente seus familiares e a comunidade. GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2020-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/736410.18378/rebes.v10i1.7364Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 1 (2020); 32-39Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 1 (2020); 32-39Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 1 (2020); 32-392358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7364/7158https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7364/10168Copyright (c) 2020 Hariane Freitas Rocha Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Maria SaloméAlmeida, Hariane Freitas RochaRamos, Aline Sharlon Maciel BatistaLemos, MessiasRocha, Francisca das Chagas Gaspar2022-01-28T10:17:13Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/7364Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:17:13Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
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